segunda-feira, março 11

News TV, por Marcos Silvério - 11 Mar


> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


"Flor do Caribe": novela solar para cativar audiência


No lugar do Rio de Janeiro do começo do século 20, o Rio Grande do Norte dos dias atuais entra na programação da Globo, a partir desta segunda-feira (11), com a estreia de "Flor do Caribe", o folhetim das seis que sucede "Lado a Lado". A novela, escrita por Walther Negrão e dirigida por Jayme Monjardim, se passa na fictícia Vila dos Ventos e tem o sol e o mar nordestinos como cenários principais para a história de amor entre Ester, vivida por Grazi Massafera, e Cassiano, personagem de Henri Castelli.

"A novela é solar, tem luz e muita cor. É uma história muito brasileira. Talvez seja a novela mais difícil que eu já fiz até hoje", disse Jayme, que também dirigiu "A Vida da Gente", "Viver a Vida" e "Páginas da Vida", entre minisséries e trabalhos para o cinema. Ambientada na praia, a trama remete a sucessos como  "Top Model", "Tropicaliente", "Mulheres de Areia" , "Corpo Dourado", "Como uma Onda" e "Da Cor do Pecado".

 O fio condutor da história, além da aventura, é o amor dos dois protagonistas. Dois jovens que se conheceram na infância e, na adolescência, descobriram o amor verdadeiro. Romântica e apaixonada, a guia turística Ester não vê a hora de se casar com seu amor da juventude, hoje, piloto de caça da Aeronáutica. Tudo seria perfeito, não fosse por Alberto (Igor Rickli), amigo do casal, que, para conquistar a moça, será capaz de tudo. É neste momento, vários desafios atravessam os caminhos de Cassiano, obrigando-o a provar se pode superá-los para ficar com o grande amor de sua vida.

"O personagem é muito aventureiro e muito parecido comigo em certas situações. Estou adorando fazer, embora esteja me dando um bocado de trabalho. Mas o Cassiano é apaixonante e estou muito feliz", comentou Henri.

 Jayme está redescobrindo o horário das seis. Depois do sucesso de "A Vida da Gente", ele se diz pronto para novos desafios, mas confessou que o horário é o que menos importa. "Eu gosto de contar boas histórias. A única diferença é a forma de abordagem de determinados assuntos e a forma como as cenas são expostas. No mais, é tudo muito parecido", afirmou o diretor, que mesmo com a novela, tem a agenda cheia para o ano. "Estou preparando a próxima novela do Maneco (Manoel Carlos) e o show de final de ano do Roberto Carlos. Já está de bom tamanho, não é?", brincou ele.

Para tanto trabalho, Jayme terá ao seu lado sua fiel escudeira, a diretora Teresa Lampreia e o diretor Leonardo Nogueira, marido da atriz Giovanna Antonelli. Além de Grazi e Henri, o elenco traz nomes como o casal José Loreto e Débora Nascimento, Laura Cardoso, Angela Vieira, Aílton Graça, Suzana Pires, entre outros, além da estreia de Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, como atriz de teledramaturgia.

Audiência - Embora tenha sido um sucesso de crítica, “Lado a Lado” não conquistou o grande público. A novela terminou com audiência média em torno dos 18 pontos, a menor já alcançada por uma novela do horário. É fato que esses números não podem ser atribuídos à temática da trama em si, que enfrentou diversos percalços como horário de verão e a queda geral da audiência na TV aberta em todas as faixas de horário. Mas, o que se pretende com “Flor do Caribe” é dar uma guinada e reconquistar telespectadores, com uma trama moderna e dinâmica, que de fato desperte o interesse do público.

Com informações do UOL


Em "Sangue Bom", Malu e Felipe Camargo revivem casal


Malu Mader e Felipe Camargo formaram um casal apaixonado em 1986, quando estavam no ar em "Anos Dourados". Agora, 27 anos depois, os atores revivem a antiga parceria em "Sangue Bom", próxima novela das sete da Globo com estreia prevista para abril.

Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, ambientada na sociedade paulistana atual, Malu e Felipe são Rosemere e Terácio, um casal que se reencontra após 20 anos separados. Os dois têm um filho, Felipe (Josafá Júnior), que Terácio está certo da paternidade.

Garçonete em um bar de música ao vivo, Rosemere criou o garoto sozinha e o incentiva no talento dele como ator de musicais. Já Terácio é um artista plástico frustrado, que faz parte da alta sociedade, mas está acomodado a uma vida cheia de regras, modos e disciplina. Ele se casou com uma mulher que não amava e deixou no passado seu curto romance com Rosemere, com quem rompeu de forma inesperada.

Na minissérie "Anos Dourados", eles faziam os papéis de Lurdinha e Marcos e tinham de enfrentar diversos obstáculos nos conservadores anos de 1950, no Rio de Janeiro, para conseguirem viver um grande amor.

Fonte: UOL


SBT exibe chamadas para "Menino de Ouro"


O SBT já está exibindo em sua programação chamadas para o reality-show "Menino de Ouro".

A nova atração estreia no dia 24 de março, um domingo, às 10h, antes do "Domingo Legal".

Esse horário é usado pelas afiliadas do SBT para exibir programação local. Por isso, "Menino de Ouro" deverá ser exibido apenas pela cabeça de rede em São Paulo e outras emissoras próprias.

O reality buscará um craque do futebol entre adolescentes de 13 a 15 anos.

A equipe do programa contará com o ex-jogador Paulo Sérgio, que atuará como coordenador técnico da competição; o ex-goleiro Zetti e o ex-volante Edmilson, que serão os treinadores dos dois times de candidatos; e Karina Bacchi, que será a repórter.

Fonte: Na Telinha


Estrela de "A Usurpadora", Gabriela Spanic vem ao Brasil


Exibida pela quinta vez no SBT, “A Usurpadora” continua conseguindo bons índices de audiência e incomodando a Record no horário.

Neste domingo (10), durante o “Domingo Legal”, Celso Portiolli anunciou que a estrela da trama mexicana está a caminho do Brasil.

Gabriela Spanic, que interpreta as gêmeas Paola e Paulina, aceitou o convite do apresentador para estar no palco da atração dominical na semana que vem.

Durante uma conversa feita ao vivo pela internet, ela ainda revelou que preferia fazer a vilã Paola em "A Usurpadora" e disse não ter mais contato com nenhum ator que esteve na novela.

A primeira exibição de “A Usurpadora” no SBT foi em 1999. Atualmente, Gaby trabalha na TV Azteca, concorrente da Televisa, emissora responsável por produzir o folhetim.

Fonte: Na Telinha


GNT prepara série baseada em obra de Veríssimo


O canal de TV por assinatura GNT investirá em uma nova série que vai mostrar a visão de Luis Fernando Veríssimo sobre o amor.

Baseada na obra do escritor, a produtora Conspiração Filmes está criando para a emissora um seriado que conta histórias tocantes de amor, com bastante humor.

Intitulada de "Amor Veríssimo", a produção contará com 13 episódios e começará a ser gravada no segundo semestre. Segundo informações da coluna "Outro Canal", a estreia acontecerá apenas em 2014.

A série vai mesclar documentário e dramatização, abordando os relacionamentos amorosos com depoimentos de pessoas reais que revelarão suas histórias de amor e de vida a dois.

Fonte: Na Telinha


‘Dercy de Verdade’ é lançada em DVD


Os mais de 100 anos da vida e da obra de Dercy Gonçalves, uma das maiores artistas brasileiras de todos o tempos, estão resumidos em apenas duas horas e 40 minutos. A Globo Marcas lança em DVD a minissérie ‘Dercy de Verdade’, uma obra de Maria Adelaide Amaral, baseada na biografia “Dercy de Cabo a Rabo”, da própria autora. Como conteúdo extra, o DVD traz os musicais da minissérie na íntegra. O público poderá se deliciar com as interpretações completas que foram dadas à “Caterina”, “Trepa no Coqueiro”, “A Perereca da Vizinha”, “Disso é que Eu Gosto”, “No Tabuleiro da Baiana”, “Primavera no Rio” e “Na Serra da Mantiqueira”, além de rever os sonhos e a ousadia que marcaram a história de Dolores Gonçalves Costa.

A proposta de Maria Adelaide Amaral foi revelar Dercy: tanto a atriz e comediante polêmica que conquistou o público com seu improviso, liberdade e bom humor, quanto a mulher que todos desconheciam na intimidade. Amiga da artista e escolhida pela própria como sua biógrafa, Maria Adelaide Amaral não queria que ela fosse esquecida e muito menos que fosse lembrada apenas como “aquela velha que só falava palavrão”. Mas, afinal, quem era Dercy de verdade? Uma mulher ousada e abusada, mas também, tímida e recatada. Digna, porém, desbocada. Dercy não teve uma vida fácil. Lutou muito e sofreu todo o tipo de preconceito para conquistar uma plateia fiel e deixar uma obra de mais de oito décadas dedicadas à arte.

Abandonada pela mãe ainda na infância em Santa Maria Madalena (RJ), a menina sofreu maus tratos do pai e foi hostilizada pela vizinhança de sua terra natal. No entanto, não faltou determinação à Dolores para superar todos as adversidades e unir forças para se transformar em Dercy, nome inspirado na primeira-dama da época Darcy Vargas. Uma guerreira incansável que escondia das pessoas o seu romantismo e a sua fragilidade

A minissérie tem direção geral e de núcleo de Jorge Fernando e colaboração de Leticia Mey. Heloísa Périssé, sua filha Luiza Perrissé, e Fafy Siqueira se revezam para dar vida às ousadias, às paixões, ao sofrimento e à alegria desbocada de Dercy na sua juventude, infância e terceira idade. Um tom ainda mais saudoso fica por conta da própria Dercy, que também marca presença na série através de imagens de arquivo da Rede Globo.

A história conta desde sua fuga de Santa Maria Madalena (RJ) com a companhia de teatro Maria de Castro à formação da dupla “Os Pascoalinos”, passando pela adoção do nome Dercy e a troca de São Paulo pelo Rio de Janeiro. Sempre às voltas com muitos amores, nunca foi apaixonada, como ela mesma revelou. Essa é a saga de Dercy Gonçalves, que foi filha, mãe, esposa, amante, amiga, atriz, cantora, humorista, uma artista completa, sempre à frente do seu tempo.

‘Dercy de Verdade’ conta ainda com um elenco primoroso com as participações de Cássio Gabus Mendes, Ricardo Tozzi, Danton Mello, Drica Moraes, Samara Felippo, Mayana Neiva, Daniel Boaventura, Tuca Andrada, Paula Burlamaqui, Armando Babaioff, Nizo Netto, Rosi Campos, Eduardo Galvão, Walter Breda, Fernando Eiras, entre outros.

O DVD ‘Dercy de Verdade’ está à venda no Portal Globo Marcas (www.globomarcas.com), pelos telefones (21) 2125-7025 (todo o Brasil), (11) 2196-7025 (São Paulo) e em lojas especializadas. Preço sugerido: R$ 39,90.

Fonte: Rede Globo


"Salve Jorge" promete semana agitada


Uma semana mais agitada do que a outra em ‘Salve Jorge’. Raquel irá morrer, Helô (Giovanna Antonelli) vai descobrir que Lívia (Cláudia Raia) não presta, sofrerá outro atentado e a vilã irá transar com Théo (Rodrigo Lombardi).

Vamos por partes.

Raquel (Ana Beatriz Nogueira) estará na Turquia acompanhando Élcio (Murilo Rosa) em uma competicão de saltos e dará de cara com Wanda (Totia Meirelles). Ela ficará na cola da bandida e, mesmo depois de ser alertada por Helô sobre o perigo que corre, ela tentará encontrá-la novamente a qualquer custo.

Mas será por acaso, no capítulo do dia 18 de março, que a enteada de dona Leonor (Nicette Bruno) flagrará esta conversa entre as duas comparsas na garagem do hotel:

WANDA: dá um jeito dessa delegada não sair viva aqui da Turquia! Por mim eu já tinha resolvido isso há muito tempo!
LIVIA: Wanda, a chefe aqui sou eu!

Inocentemente, Raquel aparece e revela para as duas que ouviu tudo. Seguida por Lívia, ela sai de lá e, ainda do elevador, liga para Helô: “Eu descobri tudo Helô! Da quadrilha daquela Djanira! Você vai cair dura quando souber quem é a chefe!” Porém, antes que ela conclua a revelação, Lívia usa novamente uma seringa e a mata.

Atentado e romance - Assim que chega ao local do crime, Helô encontra Lívia e a acusa de ter matado Raquel. Preocupada, a vilã pede para que Russo (Adriano Garib) acabe com a delegada, mas a justiceira de ‘Salve’ é mais rápida e arma uma emboscada. Ela não só escapa da morte como terá a certeza de que Lívia é mesmo uma criminosa.

Mesmo nesta má fase, Lívia vai arrumar um tempinho para cair nos braços, ou melhor, na cama de Théo. O capitão, que também estará na Turquia para competir, se dará conta de que a vilã está apaixonada por ele e decide tirar proveito da situação. “É por onde eu vou botar ela no chão! Nunca fui de cafajestada, mas essa eu vou fazer!”, vai dizer ao amigo Ciro (Sidney Sampaio).

Dito e feito! Nas cenas do da 21, Lívia vai procurar Théo em seu quarto para convidá-lo para um coquetel que ela dará em homenagem a Élcio e os dois vão transar. “Não foi isso que você veio fazer aqui”, dirá ele para depois beijá-la. Após a primeira transa, Lívia irá se declarar: “Eu sou apaixonada por você, louca por você”.

Théo então começará a fazer várias perguntas sobre o sumiço de Morena (Nanda Costa) e a morte de Jessica (Carolina Dieckmann) e também encontrará seringas no quarto da vilã. Mas Lívia somente decidirá se distanciar de Théo quando tem uma crise de ciúmes ao ver Márcia (Fernanda Paes Leme) com ele.

Márcia percebe o clima e coloca o militar contra a parede. “Transei e daí?”, ele dirá na maior frieza, ressaltando que aquilo não tem nada a ver com seu sentimento por Érica (Flávia Alessandra). E, de fato, Théo não terá nenhum sentimento pela vilã e continuará acreditando que ela é culpada por tudo o que aconteceu com Morena e sua família.

Lívia, por sua vez, se sentirá vulnerável e assustada com a paixão repentina e sairá do hotel sem dar explicações.

Fonte: Yahoo


Helô vai colecionando provas contra Wanda


O perfil falso criado por Morena (Nanda Costa) já está ajudando as investigações da polícia. Foi só a gata do Alemão enviar uma foto da porta da boate para eles ficarem ligados e... bingo! Conseguiram uma foto de Wanda (Totia Meirelles) saindo do lugar. Ricardo (Alexandre Barros) vai pessoalmente contar a novidade para Helô (Giovanna Antonelli).

A delegada vibra com a notícia e garante que vai continuar tentando manter contato com a fonte da internet. Quem não perde a oportunidade de alfinetar a patroa é Creusa (Luci Pereira), que insiste em desconfiar das intenções de Ricardo e brinca com a aparição do policial ali.

Será que agora Helô vai conseguir colocar Wanda atrás das grades?

Revelação - Berna (Zezé Polessa) não suporta mais as chantagens de Wanda (Totia Meirelles) e resolve abrir o jogo sobre a verdadeira identidade de Adalgisa a Helô (Giovanna Antonelli). A turca chama a delegada para um bate-papo em seu tablet e coloca as cartas na mesa.

"Eu menti! Aquele dia, na delegacia. Eu menti! Aquela mulher que você chamava de Wanda era a Adalgisa!", dispara Berna, que ainda pede para a delegada tomar conta de Aisha (Dani Moreno).

 Helô, que de boba não tem nada, logo percebe que o sequestro que a jovem sofreu pode ter sido encomendado por Wanda. "Ela está me ameaçando! Ameaçando a Aisha!", confirma Berna.

Será que Helô vai conseguir colocar as mãos em Wanda com a ajuda de Berna?

Fonte: globo.com


Morena vê pela internet sua missa de falecimento


Escondida na Capadócia, Morena (Nanda Costa) nem imagina o que está acontecendo no Brasil e o que estão pensando a seu respeito. Mas ao lado do inseparável amigo Demir (Tiago Abravanel), a jovem descobre, pela internet, que todos acreditam que ela está morta. “Vai mandar mais mensagens para o Brasil?”, pergunta Demir. “Não, vou olhar a página dos meninos lá da comunidade”, responde Morena.

Quando abre a página, a brasileira vê um convite para a missa de um mês de falecimento de uma pessoa da comunidade do Alemão, onde morava. E se surpreende ao saber que a cerimônia é para ela mesma! Desesperada, Morena diz ao turco que não pode deixar que sua família e seus amigos continuem pensando que ela realmente morreu. Ela resolve, então, comprar uma câmera para esclarecer à delegada Helô (Giovanna Antonelli) a verdade sobre sua situação.

As cenas devem ir ao ar na quinta-feira da semana que vem, dia 14.

Fonte: Rede Globo


Namoro de Ronaldo e Paula Morais passa por crise


O namoro do ex-jogador Ronaldo, 36, e da DJ Paula Morais, 27, estaria passando pela primeira crise desde que foi anunciado publicamente, em janeiro de 2013, de acordo com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", neste final de semana.

Segundo a publicação, os dois teriam sido vistos discutindo do lado de fora de um famoso restaurante no Leblon, no Rio de Janeiro, na madrugada de sábado (9). Como conta o "Extra", os dois pareciam alterados, o que chamou a atenção de diversas pessoas que estavam nos arredores.

Paula é a primeira namorada do craque desde que seu casamento com Bia Antony, 27, chegou ao fim, entre novembro e dezembro de 2012. A assessoria do jogador ainda não se pronunciou sobre esta notícia.

Fonte: Yahoo


Grazi Massafera quer ter mais filhos


A atriz Grazi Massafera, 30, está convicta de que a pequena Sophia, filha de 10 meses, terá irmãozinhos em breve. Em conversa com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", ela confessou querer ter até mais três filhos.

"Quero dar mais dois ou três irmãos a ela. Sou canceriana, muito maternal. Desde criança, colocava roupa na barriga como enchimento para brincar de ser mamãe. É um sonho que não estava adiando, mas esperei pelo momento certo", revelou.

Mas enquanto isso não acontece, a loira precisa planejar o aniversário de um ano de Sophia, fruto do relacionamento com o ator Cauã Reymond. "Nem consegui pensar em nada para a festa de 1 ano dela. Só penso no médico a que tenho que ir. Uma coisa de cada vez, sabe? Então, filhos, só depois da novela", afirmou.

Grazi é a estrela da próxima novela das 18h, "Flor Do Caribe", que estreia na Rede Globo na segunda-feira (11). A trama teve cenas gravadas no Rio Grande do Norte e na Guatemala, na América Central.

Fonte: Yahoo


Zé Ramalho recebe alta após cirurgia cardíaca


O cantor Zé Ramalho, de 63 anos, recebeu alta após permanecer cinco dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O músico se recuperava de uma cirurgia cardíaca realizada no início da semana.

Após chegar ao hospital na segunda-feira (4) com um quadro de angina estável, ele foi submetido a um cateterismo, que identificou necessidade de uma revascularização miocárdica, realizada no dia seguinte. Desde sexta-feira (8) Ramalho estava na Unidade Coronariana, em pós-operatório, respirando sem o auxílio de aparelhos.

Ontem pela manhã, o cantor foi liberado pelo cardiologista Maurício Vaisman para voltar para casa. Em fotos postadas hoje em sua página no Facebook, ele aparece deixando o hospital ao lado da mulher Ana Carreira e do cirurgião cardio-vascular Valdo Carreira.

O também cantor Emílio Santiago, de 66 anos, permanece internado no Samaritano desde a manhã de quinta, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo isquêmico, em que não há hemorragia. Ele está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e inspira cuidados.

Fonte: Yahoo


Gugu Liberato afunda na audiência


No último domingo, o apresentador de TV, novo "muso" do Instagram, rede social de fotos, entrou no ranking dos assuntos mais comentados no Twitter ao registrar, com o seu "Programa do Gugu", na Record, a audiência mais baixa de sua história aos domingos na TV.

Dono de um dos maiores salários da televisão brasileira --algo em torno de R$ 3 milhões mensais-- o homem que já liderou a audiência dominical e foi apontado como sucessor de Silvio Santos amargou o quarto lugar em audiência, registrando apenas 4,6 pontos.

Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

A marca negativa rendeu a hashatg "#DaMaisIbopeQueOGugu", com tuiteiros citando programas estapafúrdios que teriam mais público do que o apresentador.

 A Record tentou justificar dizendo que foi um domingo atípico, com grandes jogos de futebol na concorrência e uma premiação estelar da Globo, o troféu "Melhores do Ano", do Faustão.

Mas não há pancake que esconda a pior crise na carreira de Gugu Liberato desde 2003, quando seu programa no SBT exibiu uma reportagem que trazia entrevistas com falsos integrantes da facção criminosa PCC.

O apresentador que em 2001 ostentava uma audiência média de 22 pontos e vencia o Faustão, assiste de casa --onde recebe os dados do Ibope-- à sua perda de público ano a ano.

É fato que na última década todas as redes viram a audiência minguar aos domingos e novos concorrentes surgiram, mas a pulverização da audiência parece ter atingindo em cheio o apresentador.

Gugu, 53, migrou para a Record em 2009 com salário milionário, contrato até 2017 e uma equipe ganhando o triplo do que ganhava no SBT.

Com uma produção onerosa, hoje ele não só não causa mais estragos à Globo como enfrenta derrotas consecutivas para Eliana, no SBT. Atualmente, até o seu terceiro lugar está ameaçado.

"A meta é que ele volte a marcar dez pontos. Gugu vai conseguir", diz o vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari.

"Não é o Faustão que passou a vencer o Gugu. É o Gugu que passou a perder do Faustão", diz o empresário Alberto Luchetti, que dirigiu o "Domingão do Faustão" na fase áurea da guerra audiência entre os dois apresentadores, final dos anos 1990. "Ele enfrenta hoje um grande desgaste de imagem, o que é uma pena. Gugu é um dos maiores comunicadores da TV."

Para completar, o apresentador é ainda prejudicado pela velho hábito das emissoras de esticar e alterar horários de programas e pular intervalos comerciais para potencializar a audiência.

Desde a sua estreia na Record, em 2009, o "Programa do Gugu" já foi ao ar no horário nobre, passou para a tarde, ganhou e perdeu minutos e foi exibido por horas seguidas sem anunciantes.

"A queda de audiência reflete a troca de horário. Eu trabalhei nos últimos anos sempre após as 18h, onde o número de TVs ligadas é muito maior", disse Gugu à Folha. "Para reconquistar a audiência estou tentando conquistar um público novo. À tarde, o perfil é mais jovem."

O apresentador diz não acreditar que hoje enfrente uma guerra de audiência mais acirrada do que a de antes. Para ele, a TV paga e a web é que ajudaram a pulverizar o público nos últimos anos.

Isso explica também o seu recente interesse por redes sociais como o Instagram, onde amealhou mais de 72 mil seguidores. Sempre muito reservado, Gugu surpreendeu ao postar fotos sem camisa, malhando e desembaçando o espelho do banheiro.

"Sempre fui resistente às redes sociais, mas percebi que grandes artistas as estão utilizando e me rendi a essa nova realidade", explica ele. "Acabo me divertindo. Ser 'muso do Instagram' aos 53 anos é muito engraçado."

SEM MARTÍRIO - As recentes reformulações em seu programa buscam a retomada da audiência. No entanto, Gugu, que era conhecido por comandar o domingo sem tirar os olhos do monitor do Ibope, diz que superou essa mania.

"Aprendi com o tempo que é melhor ter a consciência de estar fazendo o melhor do que se martirizar olhando os números", diz ele.

O apresentador, que não comenta o episódio do PCC, diz que não se arrepende de nada em sua carreira e que os erros o ajudaram a retomar o caminho correto. Também não fala sobre o seu salário. Estima-se no mercado que fique atrás apenas do de Faustão, que ganha cerca de R$ 5,5 milhões mensais.

"Penso que você não ganha apenas pelo seu trabalho, e sim também por sua trajetória", diz Gugu.

No auge dessa crise, há quem aposte em uma reaproximação entre ele o antigo patrão, Silvio Santos. Conversas sobre um possível retorno ao SBT ainda não existem, mas Gugu é claro com relação ao sentimentos pelo canal hoje concorrente.

"Trabalhei 35 anos lá e ajudei a construir o SBT. Eu e o Silvio Santos falamos sobre isso quando resolvi deixar a casa. Não dá para apagar uma história", continua. "Mas, se a Record não me quiser mais, vou me dedicar à minha produtora de TV."

Fonte: Folha


Faltou coesão a “Lado a Lado”


“Lado a Lado”, a novela das seis da Globo – escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage – que terminou nesta sexta-feira (08/03), foi muito mais do que um folhetim de época. Retratar eventos históricos do Rio de Janeiro da década de 1910 (poucas vezes vistos anteriormente em TV) foi o seu grande trunfo. E dos mais louváveis.

É bom quando um programa de televisão, cujo principal objetivo é o entretenimento, se propõe também a ensinar e informar. Neste quesito, “Lado a Lado” saiu-se muito bem. Direção competente, produção bela e requintada, em uma reconstituição de época das mais perfeitas.

Ótima sacada fazer do personagem Zé Maria, de Lázaro Ramos, uma espécie de Forrest Gump (Tom Hanks no filme homônimo) que acompanha ou protagoniza os fatos históricos narrados na novela – entre outros, as revoltas da Vacina e da Chibata, o advento do futebol e do samba, o fim dos cortiços e o processo de favelização do Rio (o Bota Abaixo).

Por outro lado, a novela desviou-se do foco histórico ao desenhar um estilo que dialogou muito com o nosso tempo. Para o seu bem – como a excelente trilha sonora contemporânea – e para o seu mal – como gírias e expressões atuais e personagens muito fincados em 2013 (como a espevitada Neusinha, interpretada por uma Maria Clara Gueiros que abusou dos “adoooro!” e só faltou soltar um “vem cá, eu te conheço?”).

Apesar de seus perfis de “mulheres à frente de seu tempo”, as heroínas Isabel e Laura (Camila Pitanga e Marjorie Estiano) soaram modernas demais para o período da novela: pareciam mulheres de 2013 que foram catapultadas para o passado. Por um lado é bom porque intensifica o perfil das personagens. Por outro, fez – por exemplo – soar estranhos os embates entre a vilã Constância e sua filha moderninha Laura. O tom empostado dos argumentos retrógrados e preconceituosos da ex-baronesa (totalmente condizente com a personagem e sua época) fez Laura parecer um ET quando proferia o seu discurso libertário. Faltou sutileza.

Diga-se de passagem, Patrícia Pillar e Marjorie Estiano brilharam a novela inteira com suas interpretações. Suas personagens representaram bem os extremos dessa ponte entre o passado mostrado na novela e a contemporaneidade. No elenco de “Lado a Lado” destacaram-se também Caio Blat, Milton Gonçalves, Christiana Guinle, Isabela Garcia, Débora Duarte e o novato em televisão Álamo Facó (o Quequé).

Dentro de sua proposta histórica, o didatismo de “Lado a Lado” incomodou apenas nos momentos em que o folhetim falhou. As idas e vindas das amigas Laura e Isabel se arrastaram pelos seis meses da novela. O horário e a época pediam uma trama mais ágil. Prejudicada pelas eleições no ano passado e pelo Horário de Verão, a audiência em São Paulo não correspondeu ao capricho da produção: uma média de 18 pontos, muito abaixo do esperado.

Também as personagens protagonistas enervaram em algum momento. Baluartes na luta pelos direitos das mulheres, a negra Isabel e a descasada Laura (muito bem defendidas por suas intérpretes) em algum momento deixaram para trás seus discursos para mostrar um lado bem egoísta, quando defendiam seus interesses particulares. O vai-e-vem de Laura e Edgar (Thiago Fragoso) cansou, pela intransigência dela. E a insistência de Isabel em afastar o filho da avó Constância quase fez com que se torcesse pela vilã.

Em sua fase final, “Lado a Lado” andou em círculos e só despertou na última semana. O último capítulo apresentou uma situação um tanto quanto clichê demais para uma novela que tinha a pretensão de se apoiar em fatos históricos e assim criar links com a realidade: todos os vilões se deram mal.

É necessário um mínimo de coesão e sutileza ao misturar folhetim com História, passado com presente e diálogos entre personagens rebuscados de 1910 com personagens coloquiais atuais. Ainda que uma obra bem acabada – acima da média até – pareceu que “Lado a Lado” não escapou do chavão da metralhadora desgovernada, a que atira para todos os lados sem se preocupar com o foco.

Fonte: Nilson Xavier, do UOL



Notícias rápidas da TV


Pilotos
Todas as duplas de apresentadores dos telejornais do SBT, desde a última semana, estão envolvidas nas gravações de pilotos, no novo cenário da redação. Como existe uma série de recursos, todos têm procurado se entrosar com eles o mais rapidamente possível. Estreia na próxima segunda-feira, dia 18.

Estreia de hoje
Depois da Tessália, em "Avenida Brasil", Débora Nascimento agora é Taís, em "Flor do Caribe", do Walther Negrão, estreia desta segunda-feira na Globo, faixa das 6. Faz uma guia turística, melhor amiga de Grazi Massafera.

Verdadeiro batalhão
A Record vai movimentar mais de 200 atores na produção "Os Milagres de Jesus Cristo", que será exibida em agosto, em 18 episódios, cada um deles apresentando sempre histórias e personagens diferentes. Os nomes do elenco ainda não foram definidos pelo diretor João Camargo, porque a novela do Lombardi está em fase de escalação.

Fora do ar
Patrícia Maldonado vai ficar toda esta semana afastada da apresentação do "Primeiro Jornal" por causa de uma cirurgia. Nada muito sério. Durante sua ausência, Luciano Faccioli terá a companhia da repórter Paula Valdez, do "Jornal da Band", no programa.

Cinema
Vice-campeão da última "Fazenda", Felipe Folgosi ainda não tem retorno assegurado à TV, mas já fechou um trabalho no cinema. Está confirmada a sua participação no filme "Aprendiz de samurai", do diretor Stefano Capuzzi, ao lado de Caio Castro, Sabrina Sato e Moacyr Franco.

Coisa interna – 1
Alguns poucos profissionais da Band tiveram a oportunidade de acompanhar o episódio de estreia do reality show "Quem quer casar com meu filho?", comandado por Adriane Galisteu. O produto recebeu uma avaliação bem positiva. No primeiro, serão apresentados os 5 participantes, suas respectivas mães, e os 10 interessados em cada um deles.

Coisa interna – 2
Como curiosidade, um participante de 24 anos, com tipo intelectual e ainda virgem, passou mal antes de tentar eliminar três candidatas e precisou ser atendido pelo médico – depois confessou que nunca tinha visto tantas mulheres na sua frente. Por isso não aguentou. Haverá ainda um gay entre os cinco participantes fixos.

Observando bem...
O flat onde a Lívia, Cláudia Raia, mora é a verdadeira casa da mãe Joana. Não tem interfone. Todo mundo sobe e toca a campainha do apartamento com a maior tranquilidade. Wanda, Raquel, Antonia... E a Danielle Winits, então, que no "Malhação" manda lavar biquíni em lavanderia. Ou, como professora, ela ganha muito bem, ou é muito preguiçosa.

Chá de camomila
Na Rede Massa existe um apresentador de nome Galo, acusado pelos próprios companheiros da emissora de gritar, ameaçar e xingar todo mundo, como se isso pudesse resolver o seu problema com a baixa audiência. Na semana passada, informa-se, um desses funcionários foi levado ao hospital com crise nervosa. Ratinho, como dono, precisar dar uma olhada nisso.

Curiosidade
Três campeões mundiais pelo Corinthians – Paulinho, Fábio Santos e Douglas se empenharam junto ao SBT para conseguir ingressos da festa de encerramento de "Carrossel", hoje, no circo Tihany, em São Paulo. Os seus filhos são fãs da novela.

Maratona
Às 3h da manhã, da última sexta-feira, Rafael Coimbra, da Globo News, estava em Contagem, na cobertura do julgamento do ex-goleiro Bruno. Do estúdio, no Rio, o apresentador de plantão se despediu desejando ao repórter "um bom descanso". Às 11 horas do mesmo dia, porém, Rafael já estava em Caracas, na Venezuela, trabalhando no funeral de Hugo Chávez. O descanso, pelo visto, foi no avião.

Ator se volta para programa de TV
Os fãs de Lázaro Ramos não terão tempo de sentir saudades do ator, mesmo após o fim de "Lado a Lado" (Globo). A partir de hoje, ele poderá ser visto na oitava temporada de "Espelhos", que ele apresenta no Canal Brasil. As gravações do programa tiveram início em novembro de 2012, quando "Lado a Lado" já estava no ar. Uma das novidades da atração, que terá 26 episódios, é a exibição de reportagens que registram o dia a dia de determinadas localidades, como as ruas de Copacabana, e de movimentos culturais, como a Cooperifa. As gravações de "Espelhos" continuam. Segundo Lázaro, fora o programa, não há outro projeto para a TV engatilhado.

Infantil
No "Ídolos Kids 2013" (Record), o apresentador Cassio Reis contará com a ajuda de dois participantes da primeira temporada da atração. Gustavinho, oito anos, e Breno, cinco anos, vão atuar como repórteres mirins do programa, entrevistando, nos bastidores, os convidados.

Chefe
Flavinha (Fernanda de Freitas) vai assumir a chefia da loja de noivas de Copacabana, na volta da série "Tapas & Beijos" (Globo). Com isso, as regalias de Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) vão diminuir bastante. Flavinha será uma chefe rigorosa.

Retorno
Em comemoração aos 25 anos do Só pra Contrariar, Alexandre Pires voltou a assumir o posto de vocalista do grupo. Em maio, eles gravarão novo trabalho e, depois, sairão em turnê pelo país.

BBB 13
Kamilla, Andressa e Nasser estão no paredão triplo do reality. O gaúcho foi indicado pela líder Fernanda, e Andressa foi votada pela casa. Já Kamilla foi enviada por Andressa, que ganhou o poder de voto ao encontrar uma caixa escondida na casa, na última sexta.

Trilha
Cerca de 80% da trilha sonora de "Flor do Caribe", novela das seis da Globo que estreia hoje, foi composta exclusivamente para a trama, assinada por Walther Negrão.

Imagem
Por mais que tente desvincular sua imagem da periguete Lurdinha, de "Salve Jorge", Bruna Marquezine só é chamada para fazer campanhas publicitárias que lembrem o jeitinho da moça, o que desagrada a atriz. Quando Bruna sai para a noite, contudo, o comentário sempre é de que ela encarnou a funkeira.

Justiça
Vanessa Zotth, da "Escolinha do Gugu" (Record), teve fotos sensuais publicadas em site francês de acompanhantes. A página a apresenta como garota europeia de 23 anos. Os advogados de Vanessa já solicitaram a retirada das imagens do ar.

A substituta
Nova namorada de Carlos Manoel de Nóbrega, de "A Praça É Nossa" (SBT), a cinquentona Jacqueline Meirel-les foi Miss Brasil em 1987 e já posou nua para a revista "Playboy", em 1988.

Forte
Gizelle Maritan, apresentadora do programa "Cidade Nua", do Multishow, intensificou a malhação e alcançou a marca de 102 cm de bumbum. "Estou pegando pesado. Tenho alguns novos projetos e quero estar com o corpo ainda melhor", disse.

Par romântico
A atriz Nanda Costa, intérprete de Morena, em "Salve Jorge" (Globo), fará par romântico com o galã Cauã Reymond, no filme "Língua Seca", dirigido por Homero Olivetto, roteirista de "Bruna Surfistinha" (2011). O longa deve ser lançado em 2014.

Festona
Cozete Gomes fará uma grande festa hoje para celebrar o fim do reality "Mulheres Ricas"

Tô nem aí
Selena Gomez já superou Justin Bieber. A cantora postou um vídeo dançando "Everybody Knows", de Dustin Tavella. A letra da canção fala sobre uma garota que namora um rapaz bobo.

50 anos
Michelle Obama já pensa nas atrações de sua festa de aniversário de 50 anos, que acontece em janeiro de 2014. Segundo o "Daily Mail", ela quer que Adele e Beyoncé se apresentem.

"Débi & Lóide"
Jim Carrey confirmou que está preparado para começar a gravar a sequência do filme "Débi & Lóide" (1994). No entanto, disse que ainda não há data prevista para o início das filmagens.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário