segunda-feira, setembro 20

News TV - Segunda


> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Versão de "O Clone" faz sucesso internacional


No último dia 15, o primeiro capítulo exibido pela TVE liderou a faixa horária das 17h00. A produção alcançou 19,5% de participação, o equivalente a 2.209.000 telespectadores, superando a Telecinco, que exibia "Salvame Diario" (16,1% de participação), e "¿Donde estas Corazón?" da Antena 3 (5,7%).

"El Clon", como é conhecida nas Américas, é protagonizada por Sandra Echeverria e Mauricio Ochmann. A novela alcançou um notável desempenho internacional, incluindo Venezuela e México. No México, a trama é líder absoluta com 31,5% de participação na audiência desde sua estreia em março. Na Venezuela, obteve mais de 60% de participação.

Distribuída pela Telemundo Internacional, "El Clon" já foi comercializada para mais de 20 países, incluindo Uruguai, Chile, Peru, Guatemala, Colômbia, Bolívia, República Dominicana e Vietnã.

Fonte: Na Telinha


Projeto quer transformar atores em co-autores


Está em formulação no Ministério da Cultura (Minc) um projeto de lei sobre direitos autorais, que prevê que atores, diretores e roteiristas de uma produção audiovisual passem a ser considerados também como co-autores, engordando suas remunerações.

A proposta deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional até o final do ano. Caso o texto seja aprovado, serão criadas entidades, que fiscalizarão a veiculação das produções e arrecadarão dinheiro em nome dos participantes. O recurso é semelhante ao já usado no mercado fonográfico, no qual o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é o responsável pela fiscalização da reprodução de canções.

De acordo com o secretário do Minc, Alfredo Manevy, a aprovação da lei é necessária nos dias atuais, visto que, com a explosão de novas mídias, ficou mais difícil prever todas as formas de veiculação de uma obra.

Fonte: Na Telinha


"Amor e Revolução" poderá ter famosos no elenco


Ao contrário de “Corações Feridos”, próximo folhetim da emissora, o SBT pretende investir pesado na formação do elenco de “Amor e Revolução”, próxima trama de Tiago Santiago, que estreia em 2011 e já está em fase de pré-produção.

De acordo com a jornalista Keila Jimenez, a trama terá gravações no Rio de Janeiro e em São Paulo e contratará nomes de peso da concorrência para integrarem o elenco. Para isso, a emissora já começou a sondar nomes para a trama. “Amor & Revolução” irá contrariar a política atual do canal, que ordenou que a próxima novela de Íris Abravanel tenha baixo orçamento, economizando desde cenas externas até o elenco, quase todo desconhecido do público.

“Amor e Revolução” será a segunda novela de Tiago Santiago no SBT, sendo a primeira com texto original. O folhetim terá direção de Reynaldo Boury, recém contratado da emissora, e tem previsão de estreia para março. As gravações estão previstas para serem iniciadas em janeiro.

Fonte: Na Telinha


Novela das 8 terá núcleo de humor em bar


Assim como “O Clone”, em que o núcleo de humor do folhetim aparecia no bar da Dona Jura (Solange Couto), em “Insensato Coração” um botequim também servirá de fundo para as cenas mais engraçadas da trama.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o núcleo do bar será integrado pelos atores Guilherme Piva, Cássio Gabus Mendes, Deborah Secco, Rosi Campos e Ricardo Tozzi, um grupo de personagens que compõe a classe média da história. Outros dois atores que tentarão tirar risadas do público são José de Abreu e Maria Clara Gueiros, que aparecerão com dois ricaços que estão falidos.

“Insensato Coração” está sendo desenvolvida por Gilberto Braga e Ricardo Linhares e contará com direção geral de Denis Carvalho. A trama irá substituir “Passione” na faixa das 21h a partir de janeiro de 2011.

Fonte: Na Telinha


Larissa Riquelme esnoba e diz não à Record


A paraguaia que virou “musa” da Copa da África e teve ensaio publicado na “Playboy” deste mês disse não ao convite da Record, para que integrasse o elenco de “A Fazenda 3”.

Segundo informações, a emissora fez uma oferta de contrato temporário pelo tempo de duração do reality (três meses), mas com chance de renovação --a depender de sua performance no programa. Ela receberia no total em torno de R$ 150 mil.

Larissa e seus agentes rejeitaram a proposta porque acreditam que ela possa ganhar muito mais do que isso participando de eventos e festas no Brasil, além de cachês publicitários. A paraguaia Riquelme está à procura de um apartamento ou flat para alugar em São Paulo.

Ela descarta morar no Rio porque estaria traumatizada com o assalto que sofreu em uma praia carioca.

Fonte: UOL TV


Fenômeno curte aniversário com amigos


Com uma festona que atravessou a madrugada de ontem, Ronaldo comemorou seus 34 anos ao lado dos amigos. Jogadores do Corinthians como Dentinho, Roberto Carlos e William, assim como o presidente do clube, Andrés Sanchez, foram prestigiar o Fenômeno no Bar Cortez, na região do Itaim. Famosos como Roberto Justus e a mulher, Ticiane, os atores Fernanda Paes Leme e Bruno de Lucca e as futuras participantes de "A Fazenda 3" (Record) Jaque Khury e Lizzi Benites também passaram por lá. O primeiro a chegar foi Marcus Buaiz, que fez uma surpresa: levou MC Leozinho para se apresentar no local. Ronaldo chegou logo depois, sozinho. "Vim na frente porque a Bia [Antony, sua mulher] demora muito para se arrumar", disse, sorridente. Questionado se já teria data para se aposentar, o atacante falou que não. Ronaldo brincou com os integrantes do "Pânico na TV" (Rede TV!), com quem arriscou tacadas de golfe no meio da rua. Bia Antony chegou por volta da meia-noite. Animada, ela foi uma das grandes surpresas da festa. Subiu no palco e cantou e dançou ao lado de MC Leozinho.

Fonte: Agora São Paulo


Globo planeja seus especiais de fim de ano


Os cantores e duplas convocados para participações nos especiais de fim de ano da Globo, a partir desta semana, serão devidamente informados que não poderão agendar no período nenhum compromisso em programas das concorrentes. Depois, tudo bem. Antes ou no mesmo dia de suas apresentações, nem pensar. Um cuidado de muito tempo que a Globo toma e que sempre deixa irritadas as demais emissoras.

No final do ano passado, por exemplo, a rádio Paranaíba, pertencente à afiliada da TV Record em Uberlândia (MG), promoveu um grande show que seria transformado em especial de TV, para toda rede. Alguns convidados não autorizaram o uso da imagem porque já estavam comprometidos com a Globo.

A exceção aconteceu no SBT, porque o diretor Roberto Manzoni montou o programa “Uma Hora de Sucesso” só com “melhores momentos” e colocou todo mundo. Não havia como impedir. Neste ano, a Globo resolveu se cercar de cuidados ainda maiores e antecipados. E que também valem internamente. Um mesmo artista não poderá se apresentar em mais de um programa no mesmo dia.

Fonte: Flávio Ricco


Tânia Alves retorna à TV em "Araguaia"


Longe da TV desde que participou da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", da Globo, Tânia Alves volta ao ar na pele de uma cozinheira em "Araguaia", próxima novela das seis. A atriz foi convidada pelo próprio diretor, Marcos Schechtman, e seu núcleo marca bem as contradições entre o lado tradicional da região e a modernidade trazida pelas atividades turísticas. Na trama, Pérola fornece lanches para as embarcações de Frederico, vivido por Raphael Viana, e suas três filhas trabalham como monitoras na empresa do rapaz. "Nossa primeira cena é com a chegada de um computador na casa delas", conta Tânia, realçando o contraste entre a tecnologia e o ambiente rural.

Fonte: UOL TV


Seriado de J.J. Abrams será veiculado na Fox


O produtor J.J. Abrams definiu em qual emissora irá produzir um novo projeto de série, que irá mostrar a rotina da Ilha de Alcatraz, localizada na baía de São Francisco e conhecida mundialmente por abrigar uma prisão, que já teve como seus detentos o mafioso Al Capone.

A Fox americana, que já exibe outra série de Abrams, “Fringe”, resolveu apostar na ideia. A trama contará com produção executiva de Elizabeth Sarnoff, que também será responsável pelo roteiro do programa.

O projeto, intitulado provisoriamente de “Alcatraz”, não teve sua sinopse divulgada até o momento. Ainda não há previsão de estreia para a série, que precisará ser submetida ao processo de aprovação do episódio piloto para ingressar na grade da Fox.

Ao longo de sua carreira, J.J. Abrams criou vários seriados de sucesso na TV americana, como “Felicity”, “Alias”, “Lost” e “Fringe”.

Fonte: Na Telinha


TV brasileira: 60 anos ou seis meses?


Por volta das 11 da noite, na Globo, uma moça come um gafanhoto, uma outra ingere um ratinho e um sujeito engole uma barata. Na Record, Tom Black bate Nise Palhares e se classifica para a final de um programa de calouros cujo formato foi criado nos Estados Unidos e é exibido em outros 40 países. Na RedeTV, “famosos fazem regressão” e um deles, engatinhando, “encontra” a avó que morreu quando ele tinha apenas 2 anos. Na Gazeta, Ronnie Von recebe Marcos Oliveira, o Beiçola de “A Grande Família”, que diz: “O Beiçola gostaria muito de ser o Ronnie Von”. Na “Praça É Nossa”, no SBT, um “comediante” conta a seguinte piada: “Uma descarga dá pra disfarçar. Mas duas descargas você fez cocô”.

A televisão brasileira está completando 60 anos, mas parece ter apenas seis meses de vida. Vive um momento de regressão, como o promovido por Luciana Gimenez em seu programa. Todo o desenvolvimento tecnológico recente tem sido usado no esforço de rebaixamento da qualidade, em busca de um espectador com idade mental na faixa dos 10 anos.

Há exceções, é claro. Mas o panorama geral, na TV aberta, é desalentador. Sensacionalismo, assistencialismo, populismo: eis a tríade que governa a programação hoje – matinal, vespertina e noturna. Embalando tudo isso, o conservadorismo, já que é muito mais fácil, e menos arriscado, comprar (ou copiar) formatos estrangeiros já testados do que investir em inovação.

Qualquer critica a este modelo é vista com desprezo sob o argumento que o objetivo básico da TV aberta é o entretenimento. Não está se questionando este princípio. O problema é achar que o espectador é uma criança que não quer pensar.

Fonte: Mauricio Stycer, do UOL


Rápidas


Silvio Santos pede novos projetos
Silvio Santos quer renovar o SBT. O dono do Baú convocou o comitê artístico da emissora e pediu novos projetos. Ricardo Perez, diretor do "Supernanny", ficou responsável pelo "Jogo das Loiras". Ricardo Mantoanelli, do "Qual É o Seu Talento?", também já desenvolve outra atração. Os novos programas deverão ser avaliados em breve e podem ganhar espaço depois das eleições.


Record discute horários para “Rebelde”
Mafran Dutra, presidente do Comitê Artístico e de Programação da Record, já trabalha com três possibilidades - 6, 7 ou 9 da noite - para a exibição de “Rebelde”. De acordo com o executivo, a sua emissora tem uma flexibilidade na grade que as concorrentes não possuem. A novela, a segunda com a Televisa, tem expectativa de estreia para fevereiro do ano que vem. Antes disso, é impossível.


Minissérie de Carlos Lombardi pode empacar
A direção da Globo elogiou o roteiro de Carlos Lombardi para a minissérie “Funk de Troia”, sobre negócios que movimentam o mundo do tráfico, porém a avaliação inicial é de que o tema é muito pesado. Existem, portanto, grandes chances de não avançar. De qualquer forma, o autor continua escrevendo os capítulos.


Vem aí o maior festival de música country
No dia 26, em Campinas, será realizado o “Campinas Country Music”, maior festival country de todos os tempos. Pela primeira vez estarão juntos Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Maria Cecília & Rodolfo, Maurício &  Mauri e Chitãozinho e Xororó, homenageados pelos 40 anos de carreira, durante 10 horas de música.


Janaína Jacobina é vetada na Rede TV!
O nome de Janaína Jacobina, que participará da terceira edição de "A Fazenda", da Record, é vetado na Rede TV!. Ex-repórter do "TV Fama", ela foi demitida porque teria dado em cima de um dos donos da emissora. Há ordens expressas para que nenhuma atração mencione Janaína. Imagina se ela ganhar o reality...


Belo comemora aninversário de Gracyanne no Copacabana Palace
Hoje é aniversário de Gracyanne Barbosa. A fofa e o noivo, o cantor Belo, vão comemorar a data com um jantar no Copacabana Palace. Ah, depois, eles vão dar uma esticadinha na suíte que o músico reservou.


Dream Team da L'Oreal vai a Salvador
O chamado "dream team" da L'Oréal, que inclui as atrizes Taís Araújo, Alinne Moraes, Grazi Massafera e a novata Paloma Bernardi, estará no próximo dia 1º em Salvador para participar de um megaevento da marca.


Gabriela Durlo substitui Tânia Calil
A atriz, protagonista da minissérie "A História de Ester" (Record), vai substituir Tania Khalil, grávida de dois meses, na peça "Vamos?", em cartaz no Teatro Imprensa, a partir da próxima sexta-feira.


Larissa Riquelme vai morar em São Paulo
A moça ainda está espantada com seu sucesso. A paraguaia diz que tudo o que veste vira moda. Por falar nisso, Larissa deve se mudar logo para São Paulo. Os pais e a irmã da moça estão na capital e adoraram a cidade.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco


Bom demais...


História e emoção se juntaram na noite de sábado, durante a festa dos 60 anos da TV brasileira, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Organizado pela atriz Vida Alves, presidente da Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), o evento reuniu artistas, políticos e profissionais da área. Ao lado de Hebe Camargo, o governador Alberto Goldman e o prefeito Gilberto Kassab se comprometeram a financiar o projeto de um museu da TV brasileira. "A televisão é a incentivadora da cultura popular do nosso país. Vamos plantar ao lado de Vida Alves essa semente", disse Goldman, sem detalhar o valor da contribuição. (Coluna Zapping)


Nem tanto...


Todo mundo reclama, e com razão. Na quarta-feira da semana passada, com Fluminense e Corinthians, no Rio, aconteceu o encontro mais importante do campeonato brasileiro até aqui. Os dois primeiros colocados na tabela. Mas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão, Globo e Bandeirantes, no mesmo dia optaram por Grêmio Prudente e Flamengo como “jogo da rede”, inclusive nas parabólicas. Um dia, quem sabe, será possível entender os critérios. (por Flávio Ricco)

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário