> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <
Clima segue tenso nos bastidores de "Velho Chico"
Diretor artístico de Velho Chico, Luiz Fernando Carvalho criou um impasse na Globo. Ele se recusa a acatar as sugestões da direção de teledramaturgia da emissora e vem resistindo a realizar mudanças na linha de direção da novela das nove, que caiu no Ibope e tem dado menos audiência até que a trama das seis, Eta Mundo Bom!.
Na semana passada, após a exibição dos primeiros capítulos da segunda fase de Velho Chico, Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia diária da emissora, apontou uma série de aspectos que poderiam estar causando rejeição de telespectadores: falta de romance, narrativa lenta, figurino incompatível com a região (Nordeste) e época (contemporânea) e erro na caracterização dos personagens de Antonio Fagundes (Afrânio) e Iolanda (Christine Torloni).
Autor da novela, Benedito Ruy Barbosa acatou a sugestão e decidiu antecipar o reencontro de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), principal casal maduro da trama. Carvalho, no entanto, continua defendendo suas escolhas artísticas. Afrânio, por exemplo, usa roupas coloridas e peruca porque é uma caricatura dos coronéis do sertão (e da política brasileira).
O impasse terá que ser arbitrado pelo diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder. Ele poderá bancar as decisões de Carvalho, que é um diretor de prestígio, ou intervir na novela. O segundo cenário é visto como mais provável caso Velho Chico não reaja no Ibope. A partir da semana que vem, a novela será submetida a pesquisas com grupos de discussão. O resultado poderá dar razão a Silvio de Abreu e enfraquecer Carvalho.
Nos bastidores da Globo, Carvalho é apontado como principal motivo da saída de Edmara Barbosa do time de autores. Insatisfeita com decisões de Carvalho (como reedição de capítulos, cortes de cenas e ganchos) Edmara teria rompido com o diretor e, em seguida, brigado com o pai, Benedito Ruy Barbosa. Ela deixou Velho Chico há uma semana.
No Ibope, Velho Chico está em queda. Em São Paulo, deu 31,2 pontos de média nos seis primeiros capítulos. Na semana passada, caiu para 26,3 (-16%). Em Salvador, foi de 37 para 30,1 em um mês. Também perdeu público em Porto Alegre, onde a Globo é mais forte: de 36,0 na primeira semana, caiu para 30,4 na semana passada. Seu pior cenário, contudo, é o de Goiânia. Lá, a novela está com média semana de 23,8 pontos. No último dia 6, fechou com 16,9 pontos de média, quase a metade de Totalmente Demais (29,1). Ficou em terceiro lugar, atrás da Record (20,2) e SBT (18,6).
Procurado, o diretor Luiz Fernando de Carvalho negou estar resistindo às recomendações de ajustes em Velho Chico. "Não é nada disso", disse. Carvalho, no entanto, não respondeu perguntas enviadas pelo Notícias da TV até a conclusão deste texto.
Fonte: Notícias da TV
Edmara nega atrito com Benedito em "Velho Chico"
A escritora Edmara Barbosa falou pela primeira vez sobre sua saída da atual novela das 21h, "Velho Chico", onde era uma das autoras até a semana passada.
Edmara teria se afastado da produção por conta de divergências com o pai Benedito Ruy Barbosa e com o diretor da trama, Luiz Fernando Carvalho.
Em conversa com o jornal O Globo, Edmara negou que isso tenha ocorrido e disse que o pedido de saída partiu dela: "Jamais houve divergência entre Benedito e eu. Até porque ele, além de ser meu pai, é um grande dramaturgo que respeito muito e que foi meu grande professor. Eu me afastei porque achei que meu papel na novela já tinha sido cumprido implementando a primeira fase ao lado do meu filho, Bruno, que como eu, bebe da mesma fonte e está se revelando um grande e dedicado escritor".
Ela defendeu o pai e disse que, no momento, Benedito precisava estar mais envolvido com a novela: "Nesse momento, a mão forte e a experiência do Benedito são mais necessárias do que as minhas ao lado do Bruno".
Atualmente, "Velho Chico" tem tido menos Ibope até que a novela das 18h, "Êta Mundo Bom". Para tentar reverter isso, o autor antecipou a cena de reencontro entre Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner). Outras mudanças também deve ocorrer para deixar a trama mais dinâmica e contemporânea.
Fonte: Na Telinha
Globo aumentará duração de novela das 23h
De olho na boa audiência nas novelas das 23h apresentadas desde 2011, passando por "O Astro", "Gabriela", "Saramandaia", "O Rebu", "Verdades Secretas" e "Liberdade, Liberdade", a Globo decidiu que aumentará os capítulos de suas próximas tramas do horário.
A começar pela de Lícia Manzo, prevista para ir ao ar em meados do ano que vem, com gravações que começarão em dezembro deste ano.
Depois de "A Vida da Gente" (2011) e "Sete Vidas" (2015), Manzo engatará sua primeira trama na faixa das onze, e o número de capítulos, conforme informou o jornal O Globo, será de 90.
Outras novelas não chegaram a tanto. "Verdades Secretas", por exemplo, sucesso no ano passado, chegou a 79, o maior número até aqui.
Fonte: Na Telinha
Lucas Lucco pode ter que deixar "Malhação"
Interpretando o boa praça Uodson na atual temporada de "Malhação", o cantor e ator Lucas Lucco está agradando em cheio.
Tendo sua escalação criticada no início, já que muitos diziam que era apenas devido a sua popularidade como cantor, Lucas acabou provando-se um bom ator. Seu papel já tem peso de protagonista, com Uodson ganhando mais espaço.
O personagem se casou com Alina (Pâmela Tomé) e vive entrando em confusões. As cenas em que ele atua viraram os picos de audiência da novelinha atualmente.
Porém, a Globo anunciou que vai esticar a atual temporada até o início de 2017, o que causou um problema interno, segundo a jornalista Keila Jimenez. O contrato de Lucco vai até julho, quando era previsto o término desta fase de "Malhação". Mas com o bom Ibope e repercussão, e agora o esticamento, a Globo quer mantê-lo até o final, para não ocasionar perda de identidade e números preciosos de audiência.
Só que se ele ficar, sua agenda de shows como cantor deve ter problemas sérios, já que novelas demandam várias horas livres. Com isso, existe a possibilidade de Lucas Lucco ter que deixar a trama antes do fim.
Até o momento, a atual temporada de "Malhação" vem marcando médias entre 15 e 17 pontos de Ibope na Grande São Paulo.
Fonte: Na Telinha
Globo divulga trilha de "Haja Coração"
A Globo divulgou neste último fim de semana, a trilha sonora de sua próxima novela das sete, "Haja Coração".
A abertura da trama será ao som de Ivete Sangalo, com o hit "O Farol".
Nomes como Anitta, Biel, Fernando & Sorocaba, Henrique & Juliano, Victor & Leo, Laura Pausini e Sia também irão embalar as histórias.
Péricles também está na lista. A escolha da canção “Tiro ao Álvaro” na voz do sambista foi em tom de homenagem a "Sassaricando", exibida em 1987 e que ganha releitura agora pelas mãos de Daniel Ortiz.
Trilha de Fedora Abdala nos anos 80, a música “Fata Morgana”, de Dissdenten & Lem Chaheb, foi mantida na nova versão à pedido do autor.
Confira o setlist:
Trilha nacional
O Farol
Intérprete: Ivete Sangalo
Autor: Ramon Cruz
Bang
Intérprete: Anitta
Autores: Anitta, Jefferson Junior e Umberto Tavares
Química
Intérprete: Biel
Autores: Umberto Tavares, Jefferson Junior e Romeu R3
Veneno
Intérpretes: Fernando & Sorocaba
Autores: Sorocaba, Caco Nogueira e Thiago Servo
Tiro ao Álvaro
Intérprete: Péricles
Autores: Osvaldo Molles e Adoniran Barbosa
10 Minutos Longe de Você
Intérpretes: Victor & Leo
Autores: Leo Chaves e Marcelo Martins
Na Hora da Raiva
Intérpretes: Henrique & Juliano
Autores: Gustavo Moura, Rafael Moura, Cinara Sousa, Matheus Costa e Thiago Servo
Outra vez
Intérprete: Scarcéus
Autores: Henrique Papatella, João Pinho, Augusto Nogueira, Alexandre Marques e Bernardo Nogueira
Trilha internacional
Fata Morgana
Intérpretes: Dissdenten & Lem Chaheb
Autores: Friedmann Josch, Marlon Klein e Uve Mullrich
7 Years
Intérprete: Lucas Graham
Autores: Christopher Steven Brown, Lukas Forchhammer, Morten Ristrop Jensen, Stefan Forrest, Morten Pilegaard, David James Labrel
Lato Destro Del Cuore
Intérprete: Laura Pausini
Autor: Biagio Antonacci
Reaper
Intérprete: Sia
Autores: Noah Goldste In, 88 Keys, Dom Solo, Kanye West e Sia Furler
"Haja Coração" tem estreia prevista para 30 de maio, com a dura missão de manter o sucesso de "Totalmente Demais" na faixa da sete, que vem conquistando médias de até 35 pontos na Grande SP, a maior audiência desde "Cheias de Charme", em 2012.
Fonte: Na Telinha
Cássia Kis é reservada para novela das 23h
Após fazer uma participação em "A Regra do Jogo" (2015-2016) como Djanira, Cássia Kis está reservada para a próxima novela das onze da noite assinada por Lícia Manzo.
Manzo é a mesma autora de "A Vida da Gente" (2011) e "Sete Vidas" (2015). A trama terá a direção de José Luiz Villamarim, que dirigiu Cássia em produções como "Avenida Brasil" (2012), "O Rebu" (2014) e "Amores Roubados" (2014).
Atualmente, a atriz está com os cabelos tingidos por conta de um papel no cinema, mas vai raspá-lo para que haja tempo hábil deles crescerem novamente, e brancos, como mandará seu próximo personagem, conforme noticiou o jornal O Globo.
Nesta década, Cássia tem emplacado uma obra atrás da outra na Globo. No ano passado, além de "A Regra", ela participou da minissérie "Felizes para Sempre?".
Fonte: Na Telinha
Danielle Winits entra em "Totalmente Demais"
Sucesso como não se via há quatro anos no horário das sete (desde "Cheias de Charme"), "Totalmente Demais" terá um reforço importante nos próximos capítulos.
Danielle Winits foi escalada para ser a mãe de Cassandra (Juliana Paiva) e Debora (Olívia Torres).
Citada desde o começo da história, Suelly (personagem de Danielle) abandonou a família há 20 anos.
"Falaram para eu vir como um furacão, como uma mulher sem noção. E eu estou vindo com o pé na porta", diz Danielle Winits em entrevista ao jornal Extra.
Sobre a personagem, ela diz que Suelly pensou que não seria uma boa mãe para as meninas e preferiu deixar sob os cuidados do pai. Mas, só volta por interesse, já que Hugo (Orã Figueiredo), ganhou na loteria.
"Vinha acompanhando a novela, que é um sucesso. Mesmo entrando na reta final, é bom dar o ar da nossa graça. Suely é um presentão, ela poderia ter vindo antes. O texto é leve, divertido. É uma personagem cheia de camadas. Uma delícia", garante ela.
Ela adianta, ainda, que Suelly terá vários trejeitos da filha, Cassandra, que na verdade se chama Sandra.
Assim como a filha, Suelly também terá um nome artístico: Suellen. "Vai ser engraçado para o público. Tenho até alguns trejeitos da Cassandra. A gente está divertindo fazendo. Espero que agrade o pessoal de casa", torce.
Fonte: Na Telinha
Rafael Vitti fará vilão em "Sonha Comigo"
O ator Rafael Vitti, que fez sucesso como Pedro na temporada 2014 em "Malhação", desta vez será um vilão na novela das sete que estreia no segundo semestre, "Sonha Comigo". Com informações do jornal O Globo.
Vitti também fez recentemente o personagem Carlos Eduardo quando jovem, em "Velho Chico". Agora, este é interpretado por Marcelo Serrado.
"Sonha Comigo" tem a autoria de Maria Helena Nascimento e substiuirá "Haja Coração" em novembro.
Maria terá seu primeiro folhetim solo e contará com supervisão de Ricardo Linhares, além da direção de Dennis Carvalho.
O folhetim terá uma pegada musical, sendo ambientada neste universo.
Fonte: Na Telinha
Record define estreia e horário de "Escrava Mãe"
A Record finalmente bateu o martelo para a estreia da novela "Escrava Mãe": 30 de maio, às 19h30, inaugurando a nova faixa de novelas da emissora. Chamadas já estão no ar anunciando a novidade.
Filmada no interior de São Paulo e no Polo de Cinema de Paulínia localizada na mesma região, a trama já teve suas gravações finalizadas pela equipe da produtora Casablanca e Record. Com isso, irá ao ar 100% gravada.
Vale lembrar que a estreia foi adiada algumas vezes, e das últimas, o sucesso de "Totalmente Demais" teve papel preponderante nisso.
À propósito, no mesmo dia a Globo deve estrear sua nova novela das sete, "Haja Coração".
"Escrava Mãe" tem em seu elenco nomes como Gabriela Moreyra, Antonio Petrin, Thaís Fersoza, Jussara Freire, Zezé Motta, Luiza Thomé e Fernando Pavão, dentre outros.
Mesmo sendo gravada totalmente antes de ir ao ar, "Escrava Mãe" teve grande produção: 40 cenários foram montados nos estúdios de Paulínia e mais de 60 atores participaram ativamente com personagens, além de um sem número de figurantes para as cenas que retratam a escravidão.
A novela iria ser exibida logo após a primeira fase de "Os Dez Mandamentos", em novembro, mas a Record preferiu manter o horário das 20h30 para produções bíblicas.
Quem escreve a trama é Gustavo Reiz, o mesmo de "Dona Xepa". A direção fica a cargo de Ivan Zettel.
Fonte: Na Telinha
Após "gestação", "É de Casa" se firma na Globo
Foram cerca de nove meses, uma espécie de gestação turbulenta, que incluiu semanas seguidas de derrotas para os desenhos e seriados da Disney no SBT e dúvidas sobre sua viabilidade.
Mas o matutino "É de Casa" finalmente parece ter solidificado na grade dos sábados na Globo.
Aposta pessoal do diretor Boninho, o programa foi criticado pela imprensa por ter um número recorde de apresentadores (seis) e por parecer, muitas vezes, uma colcha de retalho de quadros.
Mas, após nove meses, o programa cresceu mais de 35% em audiência (de 5,7 para quase 7,2 pontos), virou líder isolado e afastou o fantasma de Walt Disney: o SBT caiu para segundo lugar. Era praticamente o único horário da semana em que o SBT liderava a audiência tanto em São Paulo, como no país.
Apresentado por Ana Furtado, Tiago Leifert, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Zeca Camargo e André Marques, o "É de Casa" surgiu com uma proposta parecida com a de outros programas matinais da TV, mas com uma pegada diferente da concorrência (e mais competente e bem produzida).
Ele se propõe a ser um programa ao mesmo tempo de entretenimento e de serviço. A ideia é levar dicas práticas para o telespectador.
Exibido aos sábados de manhã, pode ensinar desde uma receita de carne de panela, uma dica de cosmética ou até mesmo como fazer reparos em um determinado objeto.
Ao mesmo tempo mantém o tom mais informal possível, com os apresentadores fazendo brincadeiras entre si e com os convidados.
Fonte: UOL
Silvio Santos continua a reduzir "Primeiro Impacto"
Menos de um mês após sua estreia, o telejornal "Primeiro Impacto", apresentado por Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, continua sofrendo intervenções de Silvio Santos no SBT.
Com a proposta de apresentar as notícias do dia de maneira leve, e com a promessa de uma forte participação de afiliadas e entradas de Patrícia Rocha para falar sobre o tempo e Bruno Vicari, de esportes, o "Primeiro Impacto" é mais podado a cada dia que passa.
Desde segunda-feira (25), o noticiário já havia perdido uma hora e meia, sendo levado ao ar apenas das 6h às 7h.
Agora, segundo informações da coluna Canal 1, Silvio Santos tirou os links e o helicóptero do jornal, que também deixará de contar com a participação de Patrícia Rocha.
O "Primeiro Impacto" não vem conseguindo a audiência estipulada pelo SBT, variando entre 2 e 3 pontos no Ibope, e se continuar assim, pode sair logo do ar.
O formato foi adquirido por Silvio Santos junto à Univision, canal estadunidense dedicado ao público latino que vive nos Estados Unidos. Mas lá, o destaque fica por conta de duas mulheres com roupas decotadas e pautas mais policiais.
Fonte: Na Telinha
Diretor do "Domingo Legal" se afasta do SBT
Na tarde desta terça-feira (26), o SBT emitiu um comunicado para a imprensa, informando que o diretor Roberto Manzoni, também conhecido como Magrão, solicitou um período sabático por tempo indeterminado para resolver questões pessoais.
Com isso, ele deixa a direção dos programas "Sabadão" e "Domingo Legal", ambos apresentados por Celso Portiolli.
O SBT ainda destaca oficialmente que "o diretor continuará colaborando com a emissora".
O pedido de Magrão surge após desabafo de Celso Portiolli nas redes sociais, dizendo que os dois haviam se desentendido nos bastidores do "Domingo Legal".
No último dia 16 de abril, o apresentador desabafou no Twitter sobre sua carreira e reclamou da falta de autonomia nos seus programas.
Ele ainda assustou muita gente ao dizer que abandonaria a atração dominical daqui a 18 meses: "Na verdade eu tento mudar aquilo todo dia, mas não consigo. Então fica como está. Quero parar daqui 18 meses. Pra mim tá bom. #prontofalei".
Quatro dias depois, a imprensa trouxe à tona uma informação de bastidores apurada pelo jornalista Sandro Nascimento.
Com tudo o que falou no Twitter, a relação do apresentador com o diretor Roberto Manzoni, que já não era das melhores, azedou de vez.
Segundo fontes, eles protagonizaram uma séria discussão após o "Domingo Legal" do último dia 17. Na conversa, Portiolli foi questionado sobre suas atitudes nas redes sociais e levou uma bronca de Magrão. Em contrapartida, Celso expôs novamente sua insatisfação com a atração e suas tentativas fracassadas de implantar ideias. O clima pesou.
Para Magrão, o desabafo de Celso Portiolli soou como uma tentativa de prejudicá-lo com a direção da emissora. "Agora a relação é somente profissional", disse uma fonte.
Procurada, a assessoria de imprensa do SBT negou as informações na ocasião: "Não é verdade. O clima entre eles é excelente e não houve discussão, pura especulação".
Portiolli também negou a desavença e reclamou nas redes sociais, mas não quis se pronunciar oficialmente.
Fonte: Na Telinha
SBT sonda diretor do "Domingo Show"
Conforme informado pela imprensa nos últimos dias, os programas de Celso Portiolli estão com os bastidores agitados no SBT. Após desabafo do apresentador sobre a falta de autonomia no "Sabadão" e "Domingo Legal", motivando uma discussão, o diretor Roberto Manzoni, o Magrão, pediu um período sabático e deixou o comando das atrações.
Dessa forma, a emissora busca um substituto para a direção e já pensa em trazer um nome que tem dado certo na sua principal concorrente, a Record.
Segundo informações, o diretor do "Domingo Show", Rafael Perantunes (foto acima), foi sondado pelo SBT para assumir tanto o "Sabadão" quanto o "Domingo Legal". A proposta é que ele foque, evidentemente, na atração de domingo, que teve uma queda acentuada em seus índices de audiência e reformule seu conteúdo.
A proposta salarial é bem maior ao que ele ganha atualmente e o tempo de contrato oferecido é de longa duração. Ainda não se sabe se o diretor está disposto a trocar de casa.
No "Domingo Show", Perantunes fez o programa ter boa audiência, mesmo com o conteúdo criticado. No último domingo (24), com a suspensão de Geraldo Luís, Luiz Bacci assumiu a atração e venceu o "SuperStar", com picos de 13 pontos de audiência na Grande São Paulo. Posteriormente, Geraldo foi afastado definitivamente da apresentação.
Rafael Perantunes está no "Domingo Show" desde o início do projeto. Foi trazido especialmente da Bahia, onde era gerente de jornalismo da Record no estado. Devido ao bom trabalho, foi convocado para implantar o programa, juntamente com outros diretores comandados por Virgílio Abranches.
Com a saída de Abranches para o programa "Gugu", Perantunes foi efetivado e continuou o trabalho com sucesso notório no Ibope, conseguindo se distanciar do SBT e fazendo o "Domingo Show" liderar com mais frequência.
Fonte: Na Telinha
Namorado de Xuxa cria mal estar na Record
O ator e cantor Junno Andrade anda criando mal estar na equipe do "Xuxa Meneghel". Segundo fontes exclusivas do colunista Sandro Nascimento, o namorado da apresentadora tem opinado sobre todos os assuntos referentes aos caminhos que a atração deva seguir para melhorar seu rendimento em audiência na Record.
O que anda irritando a produção é que essas interferências estão cada vez mais frequentes e fogem da sua função na equipe. O ator, que é assistente de direção de imagens, tem que assistir o programa da namorada depois de editado e solicitar mudanças que achar necessário para preservar a imagem da apresentadora. A chiadeira é grande nos corredores dos estúdios da Casablanca, no Rio.
Vale destacar que a equipe original que Xuxa montou para seu programa na Record está cada vez mais reduzida. Muitos destes profissionais vieram da Globo apostando no projeto da loira na nova casa.
Na semana passada ocorreu outra baixa: a diretora Patrícia Guimarães deixou o comando da atração. A profissional trabalhou durante 10 anos no Grupo Globo e entre suas funções chegou a ser supervisora artística e diretora do canal Viva.
A informação que chega é de que sua saída não foi de forma "amigável".
Fonte: Na Telinha
Globo demite ex-repórter do Cidade Alerta
Durou apenas 45 dias a quebra de uns dos maiores tabus do jornalismo da Globo. A emissora demitiu anteontem (27) a jornalista Luiza Zanchetta, a primeira repórter do Cidade Alerta a trabalhar na Redação de São Paulo, a principal praça do jornalismo da rede. Luiza foi dispensada após 45 dias de contrato. Na Record, ela era uma das "rezendetes", como são chamadas as repórteres que ganham apelidos do apresentador Marcelo Rezende. Era Luiza Prancheta.
A jornalista não recebeu maiores explicações sobre sua dispensa da Globo. Foi informada apenas que o prazo de experiência acabou e que a emissora não iria continuar com ela. Nos bastidores da emissora, no entanto, avalia-se que pesou na decisão o fato de ter vindo à tona, após sua contratação, que Luiza era um "rezendete".
Luiza teve uma passagem discreta pela Globo. Fez apenas reportagens para os telejornais locais de São Paulo, principalmente para o Bom Dia São Paulo.
Antes de ser contratada pela Globo, Luiza teve uma rápida passagem pela Band. Até julho do ano passado, ela era repórter do Cidade Alerta na Record de Porto Alegre. Tentou transferência para a Record de São Paulo, mas não conseguiu. Pediu demissão e foi trabalhar na Band. Em março deste ano, conseguiu ser contratada pela Globo.
É muito raro a Globo contratar jornalistas da Record _mesmo que eles passem uma temporada na Band, grande "fornecedora" de profissionais para a emissora. O ex-Record mais famoso é Chico Pinheiro (também ex-Band), na Globo desde 1996.
Mais recentemente, a Globo contratou Simone Munhoz, que atuou na Record de São Paulo e do Paraná. A jornalista, que é mulher do locutor Linhares Junior, também teve rápida passagem pela emissora _já a deixou.
A Globo não se manifestou sobre a saída de Luiza Zanchetta até a conclusão deste texto.
Fonte: Notícias da TV
Revista com Piovani supera Geisy em vendas
Os ensaios de Luana Piovani e Geisy Arruda seguem com vendas a todo vapor. As duas disputam qual das revistas venderia mais: a Playboy com a atriz ou o segundo ensaio da empresária, que posou nua para a Sexy já seis anos.
De acordo com dados preliminares, os oficiais só serão revelados 30 dias após o recolhimento das revistas das bancas, Piovani já tem a revista mais vendida na disputa com Geisy.
Segundo informações do jornal Extra desta terça-feira (3), Luana Piovani já pode comemorar a vitória sobre a rival. André Sanseverino, publisher da Playboy , revelou ao jornal que a edição de Piovani teve 100 mil exemplares (revistas nas bancas e assinantes) deverá fazer história nas vendagens.
"Saímos com 100 mil exemplares, o que já é um número bem maior do que a revista vinha distribuindo nos últimos anos, e a expectativa é que a Playboy de Luana seja mesmo um sucesso total de venda", disse André ao jornal. Mais da metade dos exemplares já foram vendidos.
A Sexy saiu com 50 mil exemplares, 20 mil de assinantes e 30 mil distribuídas nas bancas. Se todas as edições de Geisy Arruda forem esgotadas, ela mesmo assim continua atrás de Luana Piovani.
Fonte: Na Telinha
Band perde o futebol e não vai transmitir o Brasileiro
Já é certo e definitivo que a Bandeirantes, em razão do difícil momento que atravessa a nossa economia e a própria empresa, foi levada a abrir mão dos direitos do futebol que já há muitos anos vem transmitindo com a Rede Globo. O contrato de sociedade entre as emissoras deixará de valer já a partir do Campeonato Brasileiro deste ano.
Em comunicado, Band e Globo informam que a emissora paulista não transmitirá o Campeonato Brasileiro pelo "agravamento da crise econômica".
"Durante as últimas dez temporadas, Band e Globo caminharam lado a lado na exibição do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A, com mútuos benefícios e em perfeita sintonia. Contudo, em que pese o enorme esforço de ambas as empresas para viabilizarem a continuidade da exposição conjunta dessa competição, o agravamento da crise econômica impediu a Band de prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016. Globo e Band reiteram que essa decisão foi tomada em comum acordo e dentro do mais elevado espírito de cooperação que caracteriza seu relacionamento de muitas décadas e que prossegue em outros eventos esportivos e institucionais", diz o comunicado.
A Band transmite o Campeonato Brasileiro sem interrupções desde 2007 e chegou a exibir chamadas da competição deste ano, que começa no próximo dia 14. Em 2014, a Band perdeu a Série B para a RedeTV! e também não transmitiu a Copa do Brasil. O torneio voltou à emissora em 2015. Neste ano, a Band novamente não levará ao ar.
A parceria de Globo e Band para a Liga dos Campeões da Europa e alguns dos nossos campeonatos regionais – São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná - continua valendo até o final destas competições.
A coluna apurou que o custo pelos direitos e produção das transmissões do futebol para a Band girava em torno de R$ 50 milhões anuais.
Fonte: Flávio Ricco
Umberto Magnani morre aos 75 anos no Rio
O ator Umberto Magnani, de 75 anos, morreu nesta quarta-feira (27) no Rio. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, desde segunda-feira (25) após sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) quando se preparava para gravação de cenas da novela ‘Velho Chico’, da Globo, na qual interpretava Padre Romão. No mesmo dia, ele comemorava o aniversário de 75 anos.
Nascido Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, Umberto Magnani teve extensa trajetória no teatro, televisão e cinema. Muito premiado, ele marcou a dramaturgia nacional como intérprete e, também, como produtor de espetáculos consagrados.
Magnani iniciou sua carreira de ator em 1965, quando ingressou no curso de interpretação da Escola de Arte Dramática - EAD, em São Paulo. No início de sua trajetória profissional, interpretou textos de autores consagrados, como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antônio Callado, e William Shakespeare.
Seu primeiro destaque foi em 1977 no espetáculo “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. Já em 1981 ele ganhou seus primeiros prêmios de destaque: o Troféu Mambembe e Prêmio Molière de melhor ator por sua atuação em Lua de Cetim, de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio.
Umberto estreou na TV em 1973, interpretando o personagem Zé Luis na primeira versão da novela “Mulheres de Areia”, na extinta TV Tupi. Na Globo, ele participou de consagradas novelas, como “Felicidade”, “história de Amor”, “Por Amor”, "Cabocla", "Alma Gêmea", “Mulheres Apaixonada” e "Páginas da Vida". Também participou de minisséries como “Presença de Anita” e do seriado “Sandy & Júnior”.
No cinema, Umberto Magnani atuou em “Quanto Vale Ou É Por Quilo?”, “Cristina Quer Casar”, “Cronicamente Inviável”, “Kuarup”, “A Hora da Estrela”, entre outros.
Sua dedicação às artes cênicas não se restringiu à atuação. Além de produzir muitos dos espetáculos nos quais atuou, Magnani teve intensa atividade como professor e nas áreas administrativas e até política ligadas ao setor. Ele foi diretor da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo, diretor regional em São Paulo da Fundação Nacional de Artes Cênicas, a Fundacen, do Ministério da Cultura; presidente da Comissão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; membro da Comissão de Reconhecimento dos Cursos de Artes Cênicas em São Paulo do Ministério da Educação; membro do Conselho Diretor do Laboratório Cênico de Campinas e Secretário da Cultura e Turismo em Santa Cruz do Rio Pardo.
Vereza assume papel - Carlos Vereza assumirá a paróquia de Grotas do São Francisco na novela "Velho Chico" como padre Benício. Na trama, padre Romão, que era vivido por Umberto Magnani, será pego de surpresa por um comunicado urgente informando que ele passará a ser padre emérito.
Fonte: G1
“Dez Mandamentos” está virando “Malhação bíblica”
Nos planos iniciais da Record, depois de “Os Dez Mandamentos”, exibida em 2015, viria “Terra Prometida”, uma sequência lógica, do ponto de vista bíblico, narrando a chegada dos hebreus ao território destinado a eles por Deus. O sucesso da novela, porém, levou a emissora a alterar os seus planos, apresentando antes uma continuação, chamada de “nova temporada”. Exibidos os primeiros 20 capítulos, os problemas desta iniciativa são visíveis.
O primeiro problema de “Os Dez Mandamentos – Nova Temporada” é o título. O momento em que Deus entrega a Moisés as duas tábuas da Lei é o clímax da narrativa bíblica. A novela da Record, como escrevi na época, ludibriou os espectadores ao não exibir a conclusão deste episódio, deixando-o para o primeiro capítulo desta nova fase.
O que vem a seguir é o longo êxodo no deserto, que durou 40 anos segundo a descrição dos livros da tradição judaica. Neste sentido, chamar esta história de “Os Dez Mandamentos” é uma liberdade poética, inspirada pelo marketing, ou seja, pela vontade de prolongar o sucesso da novela de 2015. Faria bem mais sentido intitular estes novos 60 capítulos como “O Êxodo'' ou algo parecido.
Mas este é um problema menor diante do malabarismo que Vivian de Oliveira está sendo obrigada a fazer para manter de pé uma “novela bíblica” com fiapos de referências no Pentateuco.
O episódio mais “emocionante”, anunciado pela emissora na campanha publicitária que tem feito, é o momento em que “a terra engole” Corá e seus asseclas. O vilão da história é punido por Deus por afrontar a liderança de Moisés.
A Bíblia conta, ainda, que neste período Moisés determinou a construção do Tabernáculo, onde seriam guardados os livros sagrados. Outra história é a do confronto com os moabitas, causado pelo temor do rei Balaque (abaixo) diante dos hebreus.
E há, ainda, o relato sobre a decisão de Moisés enviar 12 espiões à Terra Prometida. Ao retornarem, dez dos espiões fazem relatos exageradamente negativos, alarmando os hebreus. Irritado, Deus decide, então, que aquela geração vai morrer no deserto e somente a nova geração entrará em Canaã – daí os 40 anos de êxodo.
Como escrever 60 capítulos com base nestas poucas linhas de narrativas bíblicas? Restou a Vivian de Oliveira inventar e desenvolver, bem mais do que na novela de 2015, as historinhas de amor. Em alguns capítulos, 90% dos diálogos se limitam a falar de namoros, rejeições, dúvidas sobre intenções amorosas, adultério, beijos e paquera.
Como muita gente observou, esta nova fase de “Os Dez Mandamentos” poderia ser chamada de “Malhação Bíblica”. Há quem goste. Os números de audiência, até o momento, não são excepcionais, mas merecem todo o respeito.
Audiência - Como já escrevi, levo em consideração, como é a intenção da Record, que esta é uma continuação da novela exibida no ano passado, não um novo folhetim.
Em novembro de 2015, nas últimas duas semanas, “Os Dez Mandamentos” registrou médias de 24 e 20 pontos respectivamente. Agora em abril, a novela recomeçou com média de 16,1 pontos na primeira semana, caiu para 14,5 na segunda, depois para 13,5 na terceira e voltou a subir, para 14,7 na última semana do mês.
Fonte: Mauricio Stycer, do UOL
"Dez Mandamentos" criou dois reinos em apenas 60 dias
Com a ida dos hebreus em busca da Terra Prometida, a suntuosidade do Egito ficou para trás, e a travessia do povo de Moisés (Guilherme Winter) pelo deserto exigiu que "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" ganhasse novos cenários. Além da ampliação do acampamento, já visto na primeira temporada, a equipe de cenografia da novela da Record ergueu dois novos reinos em tempo recorde para a continuação da saga bíblica.
Em cerca de 60 dias, surgiram do nada a cidade de Quir, no reino de Moabe, numa área construída de 2.500m², e a cidade de Hesbom, no reino dos Amorreus, num espaço de 2.000m². A execução de cada projeto envolveu aproximadamente 150 pessoas.
"Dois historiadores nos dão uma assessoria mais prática, um embasamento histórico, e começamos a criar em cima. Mas como existe pouca informação sobre essa época, temos uma licença poética muito grande, a gente inventa muita coisa. Afinal, é uma novela, uma obra de ficção, mas sempre com o pé na realidade", afirma o cenógrafo Helton Minosso.
Assim, a equipe transforma numa verdadeira colcha de retalhos referências de livros, filmes e gravuras. Mas a pesquisa sobre a região de Hesbom, por exemplo, deu a inspiração para um material bastante usado na construção: a madeira.
"Encontramos registros de que havia muita plantação de carvalho, então demos bastante ênfase à construção em madeira", afirma o cenógrafo, que aponta alguns elementos-chave na cidade cenográfica: a fachada do palácio, as muralhas, as ruas do comércio, a casa de alguns personagens e becos, lugares para encontros e perseguições.
Já a matéria-prima para Quir é a pedra (cenográfica), que tem como diferencias o jardim do palácio de Balaque (Daniel Alvim) e Elda (Francisca Queiroz) e uma arena de treinamento.
Além do prazo apertado, a cenografia e a direção de arte precisam construir muitos objetos por se tratar de uma trama de época. "Não existe loja de material bíblico (risos), a gente projeta e manda fazer. Outro desafio é fazer coisas novas dentro da mesma história", afirma Minosso.
Ao contrário dos hebreus, que passarão por cada lugar em momentos diferentes da história de Vivian de Oliveira, é possível ir de um lugar a outro a pé, em poucos minutos, já que ambos ficam na área externa do complexo de estúdios da produtora Casablanca em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.
Mas o calor dá a impressão de que a travessia fica mesmo num deserto. Tanto que os atores confessam preferir mesmo o clima fresco do ar-condicionado.
"Minhas roupas são muito quentes, tenho uma de lã fechada, que parece um cobertor, umas capas pesadas. Prefiro gravar no estúdio", brinca Leonardo Vieira.
Fonte: UOL
Tarsila do Amaral ganhará exposição em Nova York
A artista brasileira Tarsila do Amaral, conhecida principalmente pelos seus quadros modernistas, finalmente irá ganhar uma exposição em um dos maiores e mais conceituados museus dos Estados Unidos: o MoMA de Nova York.
A pintora (1886 - 1973) será tema de uma grande retrospectiva no Museu de Arte Moderna da cidade norte-americana a partir de fevereiro de 2018 que contará e mostrará os passos da carreira de Tarsila.
Obras icônicas como "A Negra" e "Antropofagia" já são alguns dos quase 100 trabalhos que serão expostos no local. Já a presença na mostra do quadro que, para muitos, é considerado a obra-prima da brasileira, "Abaporu", ainda está sendo negociada.
Atualmente, a pintura se encontra no Malba, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. A exposição sobre Tarsila do Amaral terá a curadoria de Luis Péres-Oramas, do MoMA, e de Stephanie D'Alessandro, do Art Institute of Chicago, para onde a mostra também irá em outubro do ano que vem.
Fonte: UOL
Não está entendendo “Velho Chico”? Leitor noveleiro ‘desenha’ pra você
O advogado pernambucano Marcelino Quirino, de 42 anos, publicou o texto abaixo no perfil do Facebook do colunista de TV Maurício Stycer, do UOL. Grande noveleiro (“costumo dizer que fui criado vendo novela nos anos 80”, diz), ele autorizou o colunista a republicar o seu comentário. Com muita lucidez, Quirino explica algumas questões que têm levantado dúvidas em espectadores de “Velho Chico”. Confira:
Personagens vivem em 2016, mas têm a cabeça no século 19
Muito tem se falado da discrepância do modo de vida, inclusas as roupas e objetos de cena, da fazenda do Coronel Saruê com o tempo em que a estória se passa. Para mim está tudo tão claro e lógico. A narrativa se passa nos dias de hoje, mas o estilo de vida da fazenda quer nos mostrar que para aquelas pessoas da casa grande o tempo não passou, a mentalidade deles é da época dos escravos.
São pessoas com o pensamento arcaico, já fora da realidade, apesar de contar com alguns elementos da modernidade, como por exemplo computador. A matriarca Encarnação (Selma Egrei) é o melhor exemplo disso, da maneira como se veste ao trato com os seus empregados. É um povo parado no tempo.
Outro caso a parte é a caracterização do Coronel Saruê (Antonio Fagundes), que para mim também está em total sintonia com a proposta da novela. A diferença é gritante entre a caracterização inicial para a atualidade justamente para mostrar que aquele rapaz do começo da estória mudou tanto, a ponto de ficar irreconhecível.
Não existe mais qualquer indício daquele jovem boêmio do primeiro capitulo, tão bem interpretado por Rodrigo Santoro. O que existe agora é um senhor feudal, debochado, enorme de gordo, de uma vaidade em nível tão elevado ao ponto de se tornar ridículo. Eu pelos menos vi vários deles na votação do impeachment.
Não resta dúvida que essa novela tem um diferencial. Tudo que é colocado na tela tem uma razão para estar ali. Querem ver um exemplo: por que Dona Piedade (Zezita Matos), a mãe de Santo dos Anjos (Domingos Montagner), foi enfrentar o Coronel com uma colher de pau?
Porque a única arma que ela tem é o poder de ser mãe e dona de casa, cuidadora da sua prole, e não existe representação melhor para isto que a colher de pau que ela estava usando para fazer o jantar na hora do tiroteio na fazenda Piatã. Prova que ela conseguiu convencer Dona Encarnação quando falou do filho que ela perdeu.
Na verdade as pessoas deviam assistir a novela com muita atenção, e se perguntando o que esta cena quer dizer, o que este ambiente fala sobre essas pessoas, o que esses objetos e roupas significam para os personagem que os usam.
Em nenhum momento vejo as pessoas comentarem o por quê de tal personagem agir assim, a personalidade de cada um. Não vejo resenhas na internet destacar a beleza de uma cena, ou o enredo político sempre presente nos diálogos, ou ainda como veio à tona uma série de emoções ao ouvir uma das maravilhosas músicas da trilha sonora.
Tudo que está ali, quem conhece o interior do Nordeste, está perfeitamente caracterizado, e o que é “exagero'' serve para chamar nossas atenções, não por ser erro ou falta de conhecimento de nossa realidade, mas para criticarmos o modo de vida atrasado pelo qual inúmeras pessoas ainda vivem, exploradas pelo poder dos Coronéis Saruês espalhados por aí.
Torço muito para que a novela não seja descaracterizada, e que o telespectador deixe de preguiça e interprete o que está sendo apresentado. Temos que nos acostumar a assistir a novela e não apenas ver.
Fonte: UOL
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Ficamos por aqui, de olho na telinha.
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