sábado, janeiro 26

News TV, por Marcos Silvério - 26 Jan



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Globo não aceita esticar "Salve Jorge"


Aconteceu, na quarta-feira, a reunião de toda a equipe da Globo, envolvida na próxima das 9.

A grande e inesperada surpresa foi a presença do diretor-geral, Carlos Henrique Schroder, que já colocou tudo nos seus devidos lugares. A novela da Glória não será espichada. Ponto. Outro é que a direção vai participar diretamente das pendências do elenco e as gravações têm que começar logo depois do carnaval.

Fonte: Flávio Ricco


Glória Perez rebate "furos" de seu roteiro


Glória Perez resolver rebater as acusações que vários telespectadores estavam fazendo a respeito da morte de Jéssica (Carolina Dieckmann) em “Salve Jorge”. Muitos questionavam o fato da mocinha ter pedido ajuda justamente à Lívia (Claudia Raia).

“Porque Jessica conhecia Lívia como alguém ligada ao combate do tráfico de pessoas”, disse a autora do folhetim nesta quinta-feira (23) em sua página no Twitter.

Glória também comentou a respeito de Helô (Giovanna Antonelli), que, segundo ela, não pode denunciar o caso do tráfico de pessoas ainda. “A Helô fez concurso para a Polícia Federal e está em treinamento! Se o tráfico fosse denunciado agora ela não poderia investigar, só a PF e a Interpol”, explicou.

Nota - Fossem só esse dois furos, vá lá... O problema é que a lista é bem mais extensa...

Com informações do Na Telinha


Ivan Moré e Evaristo Costa são promovidos na Globo


A Globo acaba de promover dois jovens âncoras ao primeiro casting de jornalistas da emissora.

Segundo informações da coluna "Outro Canal", Ivan Moré, que frequentemente substitui Tiago Leifert no "Globo Esporte SP", passa a integrar a equipe nacional da rede.

O jornalista de 36 anos assumirá a apresentação do "Esporte Espetacular" durante as férias de Tande, que irão durar três semanass. Ivaná já estreia neste domingo (27).

Outro nome que avança é o de Evaristo Costa, do "Jornal Hoje". O âncora, que também tem 36 anos, entra para o seleto grupo de substitutos de William Bonner na ausência dele no "Jornal Nacional". Ele entrou no lugar que antes era ocupado por Renato Machado, que atua agora como correspondente em Londres.

Evaristo já estreia neste sábado (26) na bancada do principal telejornal da Globo.

Fonte: Na Telinha


Maria Paula também deixará "Malhação"


Intérprete da bem humorada Bárbara em "Malhação", sua primeira novela após vários anos dedicados ao "Casseta & Planeta", Maria Paula também deixará o folhetim adolescente.

Com tal desligamento, a atriz se unirá ao time formado por Guilherme Prates, Carla Marins, Eduardo Galvão e Rodolfo Valente, que também foram desligados da história.

A autora Rosane Svartman, que divide o texto com Glória Barreto, considera a renovação pertinente: "Todos os personagens cumpriram os rumos previstos na sinopse".

Fonte: Na Telinha


Reginaldo Faria vira mulher em "Louco Por Elas"


Reginaldo Faria diz que nunca pensou em ser galã. Mas o ator, hoje com 75 anos, tem vários em seu currículo. A partir desta semana, Reginaldo terá um novo tipo em sua lista: uma mulher. Nesta terça-feira, ele faz uma participação em “Louco por elas” como Dona Veruska, uma simpática apresentadora de TV que é, na verdade, o pai de Léo (Eduardo Moscovis), que abandonou a família quando o filho ainda era criança.

Para compor a personagem, que fala sobre relacionamentos e sexo em um programa de televisão, Reginaldo conta que usou a linguagem corporal.

— Veruska já veio pronta. É uma simbiose entre o feminino e o masculino. A alma é de mulher, o corpo é de homem, os gestos se entrelaçam. Ora, se sou homem, o que me restou foi a elaboração feminina. Com pequenos toques de humor, consegui o meio termo — explica.

Na trama da série, assinada por João e Adriana Falcão e direção-geral de Flávia Lacerda e do próprio João, Veruska entra em cena depois que Theodora (Laura Barreto) escreve a ela com uma dúvida crucial: afinal, por que homens não engravidam? A apresentadora, então, decide responder à menina pessoalmente — e acaba se aproximando das netas, que desconhecem o parentesco. Reginaldo conta que a maquiagem foi “o toque mágico” da “transformação gradativa” em Veruska. Ele explica o processo:

Para Falcão, o telespectador vai gostar de ver o ator de vestidos, perucas e echarpes.

— O público adora uma transgressão. E o Reginaldo mandou muito bem. Veruska vem, conquista, vai e, de vez em quando, pode voltar — diz.

Fonte: O Globo


Sthefany Brito será Amaralina em "Flor do Caribe"


Sthefany Brito acaba de chegar da Guatemala, onde gravou as primeiras cenas como Amaralina, sua personagem em "Flor do Caribe", novela de Walther |Negrão que sucederá a "Lado a lado" no horário das 18h. A atriz esteve em Flores, uma cidade localizada numa ilha do lago Petén Itzá, e nas ruínas maias de Tikal (foto acima).

- Voltei encantada com o artesanato do país. Comprei uma bolsa toda bordada à mão e várias pulseirinhas para as minhas amigas - conta Sthefany, que ficou uma semana no país.

Será em Tikal que Amaralina esbarrará pela primeira vez com o avô, personagem de Jean Pierre Noher. Na história, a menina viaja o mundo atrás dele. O motivo da busca ainda é um mistério, até mesmo para os atores.

Nesse primeiro encontro, Amaralina vai conhecer o avô sem saber que ele é a pessoa que ela tanto procura. Eles ficarão amigos e ela vai ajudá-lo a voltar para o Brasil num navio, junto com o personagem de Henri Castelli. Acabará embarcando junto com eles.

- A Amaralina é uma menina aventureira, desapegada, sem raízes. Ela desbrava o mundo atrás desse avô - conta Sthefany. - Nesse ponto, somos muitos diferentes. Eu sou muito ligada à minha família, à minha casa, aos meus cachorros. Mas me identifico com a Amaralina na força. Já passei por situações que me fizeram ver que sou muito mais forte do que imaginava.

Sthefany diz que a perda de sua avó e de uma de suas tias foram os momentos mais dolorosos de sua vida.

- O resto todo passa, tudo muda, se renova - diz a atriz, que teve a vida pessoal exposta na imprensa quando se separou do jogador de futebol Pato, em 2010.

De volta à TV desde 2011, quando fez "A vida da gente" , Sthefany também vive um bom momento fora das telas com o namorado, o estudante Igor Raschkovsky. Em entrevista recente ao aite, ela disse que o rapaz a completa, é o parceiro "perfeito".

- O tempo cura tudo. Assim como a Amaralina, eu enfrento as dificuldades de cabeça erguida. E dei a volta por cima.

Fonte: Patrícia Kogut


Globo lança "Selva de Pedra" em DVD


A Globo Marcas está lançando o compacto de “Selva de pedra” em DVD. É a versão de 1972, sucesso retumbante na época de sua exibição (houve também um remake em 1986, com Fernanda Torres, Christiane Torloni, Tony Ramos e grande elenco). A história de Janete Clair — dirigida por Daniel Filho e Walther Avancini —, resumindo muito, contava a trajetória de Simone (Regina Duarte) e Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), que partiam de uma cidade do interior para o Rio. Chegando aqui, ele se encantava com Fernanda (Dina Sfat), milionária e poderosa dona de um estaleiro. Depois disso, altos e baixos, encontros e separações marcavam o romance dos dois e mobilizavam o Brasil. “Selva de pedra” tinha um vilão antológico, Miro (Carlos Vereza), e atores de primeira. Além dos citados, entre outros estavam Sonia Braga, Carlos Eduardo Dolabella, Arlete Salles, Dorinha Duval, Suzana Faini, Mário Lago, Edney Giovenazzi, enfim, uma lista comprida.

É curioso assistir ao CD enviado à imprensa com uma compilação de cenas. Fica claro que muitos dos ingredientes daquela história escrita há mais de quatro décadas continuam impulsionando os folhetins. São inúmeros os exemplos. Num dado momento da trama, Simone foge para fora do Brasil e volta com outra identidade, a de Rosana Reis. Na época, não existiam os efeitos de computador e outros recursos que hoje colaborariam para um resultado menos ingênuo, mas a ideia da troca de identidades foi usada incontáveis vezes desde então. No clipe, há ainda cenas de Cristiano atrás das grades; de Simone tentando fugir de um cativeiro e sendo interrompida por Fernanda; de personagens vestidas de noiva; e um tribunal. Enfim, ainda produzida em preto e branco, a história dos anos 70 continua atual. As novelas mudaram, mas nem tanto.

Fonte: Patrícia Kogut


"As Noivas de Copacabana" estreia em breve no Canal Viva


O canal Viva já tem a minissérie substituta de “Um Só Coração” na faixa das 23h15. É “As Noivas de Copacabana”, originalmente exibida em junho de 1992 (em 16 capítulos).

Uma das minisséries de maior repercussão na década de 1990, “As Noivas de Copacabana” é um thriller policial escrito por Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes, com direção geral de Roberto Farias. Dias baseou-se em uma história real, sobre um assassino que matava suas vítimas vestidas de noiva.

A História - Donato Menezes (Miguel Falabella), um conceituado restaurador de arte, acima de qualquer suspeita, que leva uma vida pacata ao lado da noiva Cinara (Patrícia Pillar), é na realidade um serial killer que usa um método bastante peculiar com suas vítimas: ele as seduz, leva para a praia, pede para colocarem um vestido de noiva, e as estrangula durante o sexo. Donato caça as mulheres pelos classificados de jornal: ele as procura através de anúncios de vestido de noiva. Uma de suas vítimas era conhecida do detetive França (Reginaldo Faria), que fica obcecado em descobrir a identidade do assassino.

No elenco, também Christiane Torloni, Raul Cortez, Hugo Carvana, Yara Lins, Zezé Polessa, Branca de Camargo, Tássia Camargo, Ana Beatriz Nogueira, Ricardo Petráglia, Nelson Dantas, Chica Xavier, Patrícia Perrone, Marcelo Faria e outros.

“As Noivas de Copacabana” estreia no Viva em 21 de março, às 23h15.

Fonte: UOL


Elba Ramalho está sem sexo há mais de um ano


No auge dos seus 61 anos, Elba Ramalho, que está solteira desde 2011, vive uma fase religiosa e casta. Em entrevista ao jornal "Extra", a cantora afirmou estar há 1 ano e três meses sem sexo. "Me consagrei definitivamente com Nossa Senhora. Por isso, estou levando uma vida reclusa. Não estou namorando, estou casta e me dedicando às obras sociais, religiosas e à família. Isso tem me dado prazer”, disse.

Em outubro do ano passado, Elba revelou que estava casta há um ano, o que causou certa polêmica. Personalidades como Vera Fischer, a vereadora Myrian Rios e a cantora Rosanah também declararam que estão em abstinência sexual há um bom tempo.

E não é só porque não está se relacionando com ninguém, que Elba Ramalho deixou a preocupação com a boa forma de lado. Recentemente, ela aderiu ao silicone nos seios e tem se atentado cada vez mais com a alimentação.

O último relacionamento da cantora foi com o modelo Benilson, 35 anos mais novo. Mas ela também já foi casada com o ator e cantor Maurício Mattar, com quem tem um filho, Luã. Gaetano Lopes, 25 anos mais novo do que ela, já foi um affair que durou até 2008. Logo em seguida, a loira engatou um namoro com o sanfoneiro Cezinha, 33 anos mais novo, que terminou em 2010.

Além do filho biológico com Mattar, Elba Ramalho tem três filhas adotivas: Maria Clara, Maria Esperança e Maria Paula.

Fonte: Yahoo


Morre o diretor e ator Zózimo Bulbul


Morreu na manhã desta quinta-feira (24) o diretor e ator Zózimo Bulbul, aos 75 anos. De acordo com a jornalista Mariana Moura, ele estava em casa e lutava desde junho de 2012 contra um câncer no colo do intestino.

O velório começou às 17h desta quinta na Câmara dos Vereadores do Rio. O enterro será às 12h desta sexta-feira (25), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade.

Bulbul trabalhou até novembro do ano passado.

"Minha ficha ainda não caiu. Por enquanto ainda estou reagindo de uma maneira prática a tudo isso. Mas é muito doloroso perder o Zózimo desta maneira. Ele tinha uma força de viver muito grande. Acho que é exatamente isso que está unindo as pessoas neste momento", disse Monalisa Alves, que trabalhava com o diretor no Centro Afrocarioca de Cinema há três anos.

Em 1969, Bulbul atuou em "Vidas em Conflito", da TV Excelsior, se tornando o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira. Foi ainda um dos principais atores do cinema novo. Ele é um dos ícones negros dos anos 1960 pelos trabalhos na TV e no cinema. Zózimo Bulbul também dirigiu filmes importantes, como "Abolição" e o curta "Alma no olho", que faz uma metáfora sobre a escravidão e produzia o festival de cinema negro.

Fonte: globo.com


Cláudia Raia tenta validar a história da seringa


"E eu saio sem ela [a seringa com injeção letal] pra algum lugar? No nosso ramo, a gente não sabe quando vai precisar", disse a gélida Lívia Marini, personagem de Claudia Raia em "Salve Jorge", após matar a pobre Jéssica de Carolina Dieckmann no capítulo desta terça (22) da novela. Muita gente riu e a cena virou motivo de piadas nas redes sociais, como a da foto acima, mas a intérprete da vilã mais dura e fria da TV atualmente foi categórica ao afirmar que "a história da seringa é verdade".

Trabalhando cerca de 15 horas por dia e tendo que se revezar entre São Paulo, onde protagoniza o musical "Cabaré", e as gravações da novela no Rio, Claudia Raia achou uma brecha na agenda para dar esta entrevista e contar os destinos de sua personagem que, em breve, irá se apaixonar por Théo (Rodrigo Lombardi). "O amor será sua ruína". Leia a entrevista:

A Lívia até agora foi uma personagem que agiu sempre nos bastidores. Finalmente ela teve que botar a mão na massa. Ela vai enfim sair da sombra e passar a agir?
Na verdade isso foi uma estratégia da Glória [Perez, autora da novela]. A mandante da vida real nunca aparece. Tanto que nem nas pesquisas e nos workshops tivemos acesso à ficha criminal de uma pessoa dessas. Elas sempre agem nos bastidores, sempre têm capangas que fazem o serviço sujo, embora, na real, sejam as mais bandidas de todas. Só que em dramaturgia isso não rola. Porque vilã é quem age. Então a partir de agora ela se expôs de um jeito que não tem mais volta.

Na internet, entre jornalistas e telespectadores, muita gente riu do diálogo entre a Lívia e a Wanda [Totia Meirelles] sobre a seringa usada para matar a Jéssica. De onde saiu isso?
Essa história é verdadeira. A gente soube disso por meio de depoimentos de pessoas que foram vítimas do tráfico. Eles usam esse tipo de injeção porque é a única forma de matar rápido e sem deixar rastro. É um coquetel de drogas que aparece como overdose. As resoluções no tráfico têm de ser rápidas. As pessoas falam que não é verossímil porque não têm a menor ideia do problema. A gente conversou com uma mãe que relatou a história de sua filha que foi traficada para Viena, na Áustria, e que se rebelava como a Morena e a Jéssica. Ela tentou fugir uma vez e foi pega. Apanhou, ficou cheia de escoriações. Quando se recuperou, tentou fugir de novo. Tinha um bar brasileiro a uma quadra do lugar e ela tentou chegar até lá. O traficante a pegou na esquina. Pouco tempo depois o corpo dela apareceria degolado e nu, no meio da rua, no meio da neve. Vimos fotos disso. Eu fui pra casa completamente chocada naquele dia.

A Morena vai mesmo cair na conversa da Lívia?
Completamente. Ela é diferente da Wanda e do Russo [Adriano Garib], que são dois brutos. A Lívia é sofisticada e, portanto, sedutora.

Mas como a Morena opta, entre a própria mãe, o namorado que é do Exército e a madrinha que é delegada, contar sua história exatamente para a Lívia, que é uma completa desconhecida?
O Théo e a Lucimar [Dira Paes] são completamente passionais. Imagina se eles iam se controlar? Acha que a Lucimar não ia contar essa história para o Russo? E aquele carro preto que fica passando no [morro do] Alemão para vigiar a família dela também existe. Se a delegada resolve prender alguém. Se tiver qualquer movimento da polícia, os familiares dela morrem na hora. Tem outra garota com quem conversamos que conseguiu fugir porque a polícia conseguiu desbaratar uma dessas boates. Mudaram de cidade várias vezes e as ameaças continuaram. Continuaram sendo vigiados, o carro preto passava em frente da casa o tempo todo. Eles levaram 15 anos para ter coragem de falar, porque eram muito pobres. A gente tem apenas uma pequena ideia de como funciona.

Como foi gravar a cena da morte da Jéssica?
A gente gostou por causa do desafio né? Foi uma cena dura de fazer. Porque era pesada e porque era a despedida da Carol [Dieckmann]. A gente ria, porque ela ficava o tempo todo perguntando se a agulha não iria furá-la de verdade. No total foram quatro dias de gravações da sequência toda e cerca de 16 horas. Tenho trabalhado de 15 a 16 horas por dia. E teve o desafio de me manter fria enquanto "matava" uma pessoa. Teve só aquela mexidinha de boca, porque a Lívia tem alguns prazeres. Comer bem, beber, gastar dinheiro e matar. Ela não muda de expressão. Parece de cera. Eu não acho que ela seja uma pessoa que a vida tornou má. Ela é má de nascença. Meio doentinha, sabe?

Quem vai derrubar a Lívia? A Morena?
Quem derruba a Lívia é o amor. Porque a partir de agora ela vai se apaixonar pelo Théo. É isso que vai quebrá-la. Porque todo mundo fala (e é proposital) que ela é toda dura. E ela é mesmo. E aí aparece esse homem, que vai começar a impedir a Morena de seguir as ordens dela. E ela se pergunta quem é esse homem... Inclusive ela não vai perceber de cara que está apaixonada, porque ela nunca teve que lidar com o amor. E isso vai desestruturá-la completamente. E o embate entre ela e a Morena é exatamente esse, porque ela percebe que a sua traficada é também sua maior rival.

Fonte: UOL


Bahia, o paraíso dos noveleiros

A Bahia, assim como todo o Norte e Nordeste, é cenário para muitas obras do cinema e TV. O estado esteve retratado em filmes, séries, minisséries e novelas. Jorge Amado é o escritor baiano que mais teve adaptações de seus livros e contos. Confira algumas das mais marcantes histórias ambientadas e retratando os costumes, desigualdades e delícias típicas da Bahia.

'Gabriela' (1960, 1975, 2012)
"Gabriela, cravo e canela" é um romance escrito por Jorge Amado em 1958. A história conta a saga de uma retirante, fugindo da seca nos anos 20. Chegando em Ilhéus, o seu jeito simples e brejeiro encantam o turco Nacib, dono de um bar na cidade. Surge o romance que tem como pano de fundo os costumes conservadores, o poder dos coronéis e a hipocrisia dos bons costumes escondidos entre os lençóis, traições e amores proibidos. Nas telenovelas, "Gabriela" ganhou três versões: A primeira foi em 1960 na TV Tupi tendo como protagonista a atriz Janete Vanelle, escolhida por Jorge Amado para viver o papel. Sônia Braga ganhou notoriedade e consagrou a personagem na nova versão quinze anos depois. Em comemoração ao cententário de Amado, a novela ganhou um remake escrito por Walcyr Carrasco e com Juliana Paes no papel principal. "Gabriela" também ganhou uma versão para o cinema. O filme de 1983 foi dirigido por Bruno Barreto e tinha Sônia Braga como protagonista. O ator Marcelo Mastroianni fez o papel de Nacib.

Como a Bahia foi retratada? Tanto no romance como nas adaptações, a Bahia da década de 20 foi retratada com exatidão. O ciclo do cacau, o poder dos coronéis que comandavam o dinheiro e a política do estado, bem como o universo povoado por bares, bêbados, jagunços, beatas e prostitutas estiveram presentes. O bordel foi um dos pontos centrais onde a trama se desenrolou dando um ar cômico à realidade violenta que cercava aquelas cidades na época.

'O Canto da Sereia' (2012)
Baseada na obra homônima de Nelson Motta, Sereia estrela um noir brasileiro, como diz o subtítulo do livro. Cantora de sucesso, ela é a musa do Carnaval e aos 22 anos, no auge da carreira, é assassinada em cima do trio elétrico. A microssérie reúne todos os elementos de uma boa trama: suspense, romance e humor. E também conta com um time de peso para dar vida à história. O texto é de George Moura, Patrícia Andrade e Sérgio Goldenberg, com supervisão de Glória Perez. A direção de núcleo é assinada por Ricardo Waddington e a direção geral é de José Luiz Villamarim. Além de Isis Valverde como protagonista, o elenco tem Marcelo Médici, Gabriel Braga Nunes, Marcos Caruso, Marcos Palmeira, Fabíula Nascimento, Frank Menezes, Fabio Lago, entre outros.

Como a Bahia foi retratada? A minissérie retrata uma Bahia atual, moderna e festeira, com um dos Carnavais mais tecnológicos e caros do Brasil. Cerca de 70% das cenas foram realizadas em diversas locações em Salvador, como o Palácio do Governo, a Escadaria Santa Barbara, a praça do Farol da Barra e proximidades do Pelourinho.

'Ó pai, ó' (2007)
O filme dirigido por Monique Gardenberg (de "Benjamim", 2003) é uma adaptação da peça escrita por Márcio Meirelles. Assim como no teatro, conta a história dos moradores de um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador. Entre trambiques e vadiagem, todos curtiam o último dia do Carnaval, quando a evangélica Dona Joana resolveu estratagar a festa fechando o registro de água do prédio. O elenco é do grupo Bando de Teatro Olodum e tem os amigos atores Wagner Moura e Lázaro Ramos como personagens principais. Em 2008, "Ó pai, ó" virou série na Rede Globo. Há rumores que aMonique também irá dirigir em 2013 "Boca do Inferno" , projeto de filme e minissérie sobre personagens como o poeta Gregório de Mattos e o padre Antonio Vieira e será ambientada na Bahia do século 17. A ideia é levar para a TV depois de estrear nos cinemas, da mesma maneira que foi feito com "Xingu", de Cao Hamburger.

Como a Bahia foi retratada? O texto de Meirelles é um protesto contra Antônio Carlos Magalhães, político que atuou por muitos anos no governo de Salvador, e expulsou os moradores do Pelourinho para fazer a restauração dos prédios antigos. A pobreza, desigualdade e o lado social da Bahia são retratados na série, ainda que o humor seja a tônica maior da história.

'Pastores da Noite' (2002)
A minissérie, dirigida por Guel Arraes e escrita em parceria com Sérgio Machado, é uma adaptação do romance de Jorge Amado e traz os personagens que povoaram boa parte de sua extensa lista de livros produzidas pelo escritor: prostitutas, padres, malandros, pais de santo e camelôs. Exibida em 2002 e com apenas quatro capítulos, a série foi integrante do programa "Brava Gente" fazendo um retrato do povo e das regiões brasileiras. Os personagens vividos por Eduardo Moscovis, Matheus Nachtergaele, Luiz Carlos Vasconcelos, Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro viviam situações atuais e cotidianas, em busca de trabalho, dignidade, dinheiro e amizade.

Como a Bahia foi retratada? A Bahia atual, acolhedora e amistosa, mas com a miséria, a degradação e violência retratadas. Filmada em película, as locações foram as ruas enladeiradas da capital, Salvador.

'Dona Flor e Seus Dois Maridos' (1998)
O mais famoso triângulo amoroso da dramaturgia brasileira também é adaptação do romance homônimo de Jorge Amado, escrito em 1966. A minissérie da Rede Globo foi escrita por Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes e exibida em 1998. No elenco principal Guilia Gam, Marco Nanini e Edson Celulari. O filme dirigido por Bruno Barreto foi lançado em 1976 e tem Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça como destaques. Ficou 34 anos como recordista do cinema brasileiro, com 10 milhões de espectadores. Foi refilmado nos EUA como "Meu Adorável Fantasma", em 1982, e será refilmado no Brasil em 2014.

Como a Bahia foi retratada? A Bahia quente e sensual foi retratada com a pitada típica de bom humor e sarcasmo de Jorge Amado. No livro, a história se passa entre os anos 30 e 40. Na minissérie, a trama foi atualizada para os anos 90 dando frescor e toques contemporâneos, além de incluir o jogo do bicho como um dos problemas sociais da Bahia daquela época. Uma das locações da minissérie foi a cidade de Bananal, utilizando como cenário a Pharmácia Popular, um estabelecimento / museu local.

'Tereza Batista' (1992)
Tereza Batista cansada de guerra' é o romance escrito por Jorge Amado e publicado em 1972. O livro conta a história de uma jovem órfã, vendida pela tia para um capitão e e obrigada a ser sua escrava sexual. A trama envolve romance, assassinato, vingança e deu espaço para a umbanda, através da religiosidade e dos terreiros que Tereza frequentava. A minissérie dirigida por Vicente Sesso ficou no ar de 7 de abril a 22 de maio de 1992 e revelou a atriz Patricia França que interpretou o papel principal na TV.

Como a Bahia foi retratada? As cidades de Cajazeiras e Salvador são apenas coadjuvantes para a história de Tereza que é considerada uma heroína pela reviravolta que dá em sua vida e no final feliz que consegue dar a sua história repleta de tristeza e tragédias na juventude.

'Renascer' (1993)

A novela "Renascer" foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e marcou a estreia do autor no horário nobre. A história conta a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Esta crendice popular passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se por Maria Santa e desse amor nascem quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. O caçula nasce e Maria Santa morre no parto. O fato faz com que Zé Inocêncio fique inconformado com a perda da amada e desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. A trama teve personagens marcantes como Tião Galinha interpretado por Osmar Prado, revelou o ator Leonardo Vieira, e contou com Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Adriana Esteves, Patrícia França, Tarcísio Filho, Taumaturgo Ferreira, Marco Ricca, Maria Luísa Mendonça, Luciana Braga, Regina Dourado e Tereza Seiblitz nos papeis principais.

Como a Bahia foi retratada? Benedito mostrou a cara rural e agrícola da Bahia com as plantações e grandes fazendas de cacau. O autor rodou o sertão baiano atrás de informações e personagens para escrever a novela. A maioria das cenas foi gravada em Ilhéus mesmo, mas boa parte foi ambientada na cidade cenográfica em Jacarepaguá que depois viria a ser o atual Projac - complexo de estúdios da TV Globo.

'Tieta' (1989)
Adaptada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, a novela foi um dos maiores sucessos das adaptações dos livros de Jorge Amado depois de "Gabriela". Tieta foi interpretada por Betty Faria que considera esse o papel mais importante de sua carreira. A personagem foi expulsa da cidade por seu pai e volta, rica e sensual, 25 anos depois, à sua cidade natal para se vingar das pessoas que a humilharam. "Tieta do Agreste" também virou filme em 1996. Foi dirigido por Cacá Diegues e teve Sônia Braga no papel principal.

Como a Bahia foi retratada? A Bahia dos anos 70 vivia o progresso da capital e tinha no entorno cidades bastante atrasadas, sem saneamento básico, transportes e condições mínimas de saúde e qualidade de vida para a população. Caso de Sant'Ana do Agreste, local onde se desenvolve a trama. Muitas das imagens foram feitas em Mangue Seco, litoral norte da Bahia. Outra parte das cenas foi gravada numa Sant´Ana do Agreste fictícia. A cidade cenográfica era composta por 46 prédios, 2 igrejas, 8 ruas, 2 praças, um circo abandonado e 15 ruínas. Tudo foi construído numa área de 10.000m², em Guaratiba, no Rio de Janeiro.

'Tenda dos Milagres' (1985)
Mais um dos bens sucedidos romances de Jorge Amado, "Tenda dos Milagres", publicado em 1969, retrata a religiosidade do povo baiano e sua luta contra o preconceito racial. Na história, a "tenda dos milagres" servia para encontros entre pessoas ligadas ao candomblé e à capoeira de Angola. O candomblé constitui-se em pano de fundo, e Pedro Archanjo é o herói mestiço dessa história. Mulato com algum estudo, é protegido pelo professor da Faculdade de Medicina, Silva Virajá. A história virou minissérie adaptada por Aguinaldo Silva e Regina Braga. Nelson Xavier era Pedro Arcanjo, persoangem que defendia os negros e sua relação com mães e pais de santo, prostitutas e mestres de capoeira. Ambientada na Bahia, a série abordou o preconceito racial e o amor. "Tenda dos milagres" também virou filme, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e lançado em 1977.

Como a Bahia foi retratada? A realidade pobre e desigual também esteve presente na série que, numa das primeiras vezes na TV, deu voz e discutiu a religiosidade, liberdade de expressão e convivência entre os mais variados credos. As maior parte das gravações foi feita em Salvador e Cachoeira, ambos municípios do estado da Bahia.

Fonte: Yahoo


Notícias rápidas da TV


"Mais Você" contagia paulistanos
A edição especial do "Mais Você" desta última sexta-feira (25) alcançou altos índices de audiência na Globo. A atração, que foi ao ar direto do Vale do Anhagabaú em comemoração aos 459 anos de São Paulo, liderou de forma isolada o ranking do Ibope. Foram 9 pontos de média com picos de 10 ante 6 da Record, que transmitia o "Fala Brasil" na mesma faixa. Ainda neste confronto, o SBT, com seus desenhos, registrou média de 4 pontos e ocupou a terceira colocação.

Marcello e Anamara no paredão falso
Formou-se ontem no "Big Brother Brasil 13" o paredão-pegadinha. Anamara foi indicada pelo líder, Eliéser, e Marcello, pelos integrantes da casa, em voto aberto. O competidores não sabem, mas o público votará até hoje para decidir quem sairá da casa por 24 horas, ficará num quarto de hotel acompanhando o reality pela televisão e voltará amanhã, como líder. Eliéser, que passou 11 horas em pé em uma corda, numa prova de resistência realizada na madrugada de quinta para sexta e que teoricamente lhe daria a liderança da semana, perderá o posto e manterá apenas imunidade no paredão real, que será formado, então, neste domingo.

Indy
A Band já confirma a transmissão da etapa brasileira da Fórmula Indy para o domingo, 5 de maio, em São Paulo. Em seu site, a IZOD IndyCar Series oficializa as redes de TV ABC e NBC Sports como parceiras oficiais nos Estados Unidos, mas ainda não se pronuncia em relação às emissoras internacionais.

Olha só
Já disseram que aqui brota jogador de futebol. Nem sei se nos tempos atuais chega a tanto, mas isto sempre foi considerado como grande verdade. O mesmo se aplica aos atores. Nanda Costa, da Globo, e Ângelo Paes Leme, da Record, são apenas dois bons exemplos disso.

Pacote especial
Entre os dias 28 e 30 deste mês, segunda a quarta da semana que vem, teremos a realização da Natpe, em Miami, uma das maiores feiras de TV. A Globo leva “Avenida Brasil” como produto mais importante, sabendo do interesse de emissoras dos diversos pontos do mundo.

Na ativa
A produção do “CQC”, e por enquanto só a produção, voltou ao trabalho na última segunda-feira. O programa deste ano começou a ser pensado. A novidade é que Dani Calabresa, a nova contratada, deve ter o seu primeiro contato com eles na próxima semana, para a sua apresentação oficial.

Preciso dizer
A Globo tem no “Esquenta” um dos seus melhores produtos nos últimos tempos. Certeza que a maioria está de acordo, mas parece que ninguém consegue acertar o problema da edição. No programa passado, durante a participação do secretário da segurança do Rio, José Mariano Beltrame – que todo Estado merecia um José Mariano desses – mais uma vez se repetiram os mesmos e infantis deslizes. Se não tem jeito, é bom alguém avisar, que aí não se fala mais.

Excesso de peso
Recomenda-se ao “Esquenta”, que os sambistas convidados, fiquem limitados às presenças do Péricles e Arlindo Cruz. Se botar mais um, com as mesmas medidas dos dois, vai ter problema de enquadramento. Em compensação, sobra samba da melhor qualidade.

O que acontece?
Ao contrário de antigas edições, tenho acompanhado o “Big Brother” atual com maior interesse. Mas até com certa surpresa se verifica que os homens de plantão estão com o freio puxado. Absolutamente puxado. Ao contrário das mulheres, sempre com muita vontade e disposição. Ou é apetite mesmo, ou desejo de sair na "Playboy".

Forte
Ratinho virou uma solução para o SBT na sua faixa da noite. Mesmo batendo de frente com a novela – a principal da Globo, a sua audiência está entre as melhores de toda a emissora.

Atenção, atenção
No “Mulheres Ricas”, da Band, na segunda-feira, irá ao ar a festa na casa do ex-jogador Luisão. Tudo gravado. O anfitrião, em determinado momento, será visto com o Deco. Os dois com os pés redondos. E o Vampeta só no xaveco em cima da Andréa Nóbrega. É o velho Vamp.

Formato diferente
São bastante remotas as possibilidade da “Escolinha do Gugu” permanecer no ar. Primeiro o alto custo do quadro e agora a exigência do público que, quer porque quer, o Gugu mais tempo no ar, recebendo convidados, entre cantores, artistas e gente do povo. É por aí que a coisa vai andar.

O problema é que...
Como a Record ainda não encontrou um bom programa para ocupar o horário do falecido “Tudo é Possível”, passou a quebrar o galho com o Gugu. O seu programa está começando às 14h45 e se estende até o “Domingo Espetacular”, às 19 horas. Haja convidados para tudo isso.

Mandando bem
Há quem considere um pouco exagerado, mas Caco Ciocler, mesmo vivendo um tipo difícil – marido desempregado, traído e abandonado--, está se saindo muito bem em “Salve Jorge”. Convenhamos que não é um papel dos mais fáceis.

Disputados
Ainda em “Guerra dos Sexos”, Mariana Ximenes já é disputada por outros autores da Globo. Tony Ramos, idem, na mesma data.

Caracterização
O elenco de "Dona Xepa" tem ido aos estúdios da Record, no Rio, para iniciar os trabalhos de caracterização dos personagens da novela. As gravações da trama começarão no início de fevereiro.

Cantoria
Além de Claudia Leitte, os outros jurados do "The Voice Brasil" também vão animar as próximas festas do "Big Brother Brasil 13" (Globo). Em tempo: o "BBB" e o "The Voice" são dirigidos por Boninho.

Estiloso
Neymarfez sua quinta tatuagem na última segunda-feira. O procedimento durou duas horas e foi realizado na casa do jogador, em Santos. A imagem mistura uma cruz, uma coroa e uma citação da Bíblia.

À procura
A primeira seletiva para o "Got Talent Brasil" (Record) acontece neste fim de semana, na sede da emissora, em São Paulo.

Boa forma
Carol Francischini perdeu cerca de 8 kg nas duas primeiras semanas após o parto da filha, Valentina, e já exibe uma silhueta fininha. A modelo contou que deve voltar a malhar já na semana que vem.

Chique
Carol deu o ar da graça no tradicional baile da revista "Vogue", realizado no Hotel Unique, em SP. Sabrina Sato, Claudia Leitte, Roberto Justus, Ticiane Pinheiro, Nivea Stelmann, Luiza Brunet e Thaila Ayala também compareceram. A bateria da Vai-Vai encerrou a festa às 7h da manhã de ontem.

Virgem?
Miss Bumbum 2012, Carine Felizardo não gostou da comparação com a virgem Catarina Migliorini, após ter declarado ser "50% virgem" nos bastidores do seu ensaio para a revista "Sexy". "Não fiz leilão, o leilão é dela", afirmou a bela, que tem sofrido assédio masculino sobre seu melhor atributo.

Cortada
Joana Machado foi dispensada na quinta-feira do "Legendários". O motivo alegado na Record foi corte. Juju Salimeni continua. "Fiquei chateada, mas a vida segue", disse Joana.

Rock in Rio
John Mayer foi confirmado para o Rock in Rio deste ano. Namorado de Katy Perry, o americano autor de baladas sensíveis e blues chega ao país após dois anos sem se apresentar.

Não é bem assim
Steve Wozniak, cofundador da Apple, disse que o novo filme sobre Steve Jobs apresenta de forma equivocada aspectos das suas personalidades e sobre os primórdios da empresa.

Interrogado
Nikolai Tsiskaridze, um dos bailarinos do Bolshoi, foi interrogado pela polícia russa sobre o ataque com ácido sulfúrico ao diretor artístico do grupo, Sergei Filin, em Moscou, no último dia 18.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com

______

Bom final de semana e até segunda!

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário