> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <
As lições da extinta TV Manchete
Silvio Santos não estava de todo errado ao apostar novela “Ana Raio e Zé Trovão”. Tão logo anunciada a reestreia, um temor tomou conta da crítica: qual seria o apelo de uma novela antiga, com fitas desgastadas, que obrigou até mesmo uma reedição para suprimir trechos defeituosos? E para surpresa de todos o desempenho está sendo dos melhores.
Deu certo com “Pantanal” e está dando com “Ana Raio”. Com “Dona Beija” nem tanto, mas também pudera: era a quarta vez que a novela era exibida...
Mas a maior lição dessas aventuras pelo acervo da emissora dos Bloch talvez não seja assimilada nem por Silvio Santos, nem pela rede Record, infelizmente e muito menos pela poderosa Globo.
A grande lição é: a Manchete só conseguiu fazer novelas tão boas, capazes de proezas no disputado ibope de hoje, porque tinha um estilo próprio. Ao invés de se limitar a copiar o padrão ditado pela Globo, a Manchete optou por um outro caminho, o da ousadia, o da inovação, o de fazer o que a outra não fazia.
E um outro traço marcante nessas histórias é que elas retratam um Brasil rural, fora do eixo Rio-São Paulo. Talvez seja hora da TV buscar um pouco as raízes, a cultura popular. Quem vive na metrópole hoje, ou nasceu na zona rural, ou é filho de alguém que nasceu. Porque as pessoas têm vergonha de parecer caipiras? Onde estão as novelas nordestinas de Aguinaldo Silva que tanto ibope deram?
Já que preocupa tanto a queda no ibope das novelas, seria interessante perguntar ao povão o que eles querem ver nas tramas...
Cleo Pires será capa da "Playboy" de agosto
Radiante por ter assinado coma "Playboy" para ser a capa da edição de aniversário de 35 anos da revista em agosto, Cléo Pires, 27 anos, deve fazer as fotos entre esta e a próxima semana. Tudo porque no dia 23 ela embarcará para Goiás como restante do elenco de "Araguaia", próxima novela das seis. A equipe passará 40 dias gravando na região.
Sem dúvida, será a capa mais aguardada dos últimos anos. Na noite de terça-feira, a coluna “Retratos da Vida”, do Jornal Extra, conversou com Edson Aran, diretor da revista, que contou como foi a negociação com a estrela global.
Quanto tempo durou a negociação?
A “Playboy” conversa com a Cleo desde antes da minha entrada na revista. Mas há um ano entramos em negociação propriamente dita.
Ela fez alguma exigência?
Nenhuma.
Por ser a edição de aniversário, a gente sabe que trata-se de um cachê maior, mas este foi o maior cachê pago nos últimos anos?
Eu não vou falar em números. Acho deselegante com quem já posou. Mas eu posso dizer que a
Cleo merece tudo o que pedir. Ela merece muito mais do que vai ganhar.
Finalmente o ensaio vai ser aqui no Rio. Por que vocês decidiram voltar à cidade?
Pensamos inicialmente na Europa, depois falou-se em Nova York. Mas como a Cleo vai estar envolvida com as gravações da próxima novela das seis, decidimos que seria no Brasil. E, sendo a Cleo, tinha que ser no Rio.
Fonte: globo.com
"Rebelde" será a próxima novela da Record
“Vivendo o Amor”, no original “Cuidado con el Angel”, não será mais a próxima novela da Record. Vai ficar para uma outra oportunidade.
Em seu lugar, foi escolhida “Rebelde”, que a mexicana Televisa produziu e apresentou pela primeira vez entre outubro de 2004 e agosto de 2006. Uma grandeza.
No total, considerando as três temporadas, foram 440 capítulos.
É descrita como uma trama adolescente que retrata diversos temas cotidianos como primeira relação sexual, drogas, relacionamento pais e filhos, corrupção e preconceito com obesos, entre outros.
Aqui no Brasil, foi exibida pela primeira vez no SBT, dublada na Herbert Richers, entre agosto de 2005 e dezembro de 2006. Agora será diferente. A Record vai produzir a sua versão de “Rebelde”, se cercando de uma série de promoções em cima.
A dupla responsável será a mesma de “Vivendo o Amor”, a autora Margareth Boury e o diretor Ivan Zettel.
Fonte: Flávio Ricco
Ingrid Guimarães vai dar expediente na São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira (9/6). Vestida de Leandra Borges, ela vai entrevistar as pessoas que estiverem circulando pela Bienal para saber qual é o tititi do momento. As respostas serão usadas em forma de chamadas na televisão para promover a novela "Ti Ti Ti", que estreia em julho na Globo.
Murilo Benício e Alexandre Borges, que viverão Victor Valentin e Jacques Leclair, respectivamente, vão assistir ao desfile do estilista Alexandre Herchcovitch na primeira fila, mas não vão gravar cenas para a novela. Depois que acabar a semana de moda, Herchcovitch vai até os estúdios do Projac, no Rio de Janeiro, para gravar a sequencia de um desfile, que vai ao ar no primeiro capítulo.
Fonte: UOL TV
Globo e SBT registram queda de audiência
Não foi apenas em São Paulo que a TV Globo apresentou queda em sua audiência. Segundo dados do PNT (Painel Nacional de Televisão), publicados na coluna Radar Online, a emissora carioca caiu em todo o Brasil. Em maio, a Globo fechou com média de 18,6 pontos, três décimos a menos do que o registrado em abril. Em relação a maio do ano passado, a queda é ainda maior. Na ocasião, a Globo tinha média mensal de 19,9 pontos.
Já a Record apresentou ligeiro crescimento em maio. A emissora de Edir Macedo alcançou média nacional de 7,7 pontos, contra 7,6 de abril. Outra rede que caiu em maio foi o SBT. O canal de Silvio Santos recuou dois décimos, atingindo o patamar de 5,5 pontos.
O motivo da queda da Globo é que a novela “Passione” ainda não deslanchou e registra baixos índices em várias capitais do país, como em Recife, por exemplo, onde é superada frequentemente por “Escrito nas Estrelas”. Lá, a trama de Sílvio de Abreu registra índices parecidos com os da capital paulista, na casa dos 32 pontos. Porém, a Globo espera reverter os índices em junho, com a transmissão da Copa do Mundo, que tradicionalmente eleva sua audiência em todo o país.
Fonte: Na Telinha
Cauã Reymond "viaja" por SP em "Passione"
Não dá para entender que rota seguiu Danilo, o ciclista interpretado por Cauã Reymond em "Passione", no capítulo desta segunda-feira (7).
Com a sua bicicleta, ele cruzou a avenida Paulista, passou pela ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira e foi parar no Monumento às Bandeiras, de Brecheret, ao lado do parque Ibirapuera.
Obviamente, a direção da novela fez a opção por mostrar três dos principais pontos turísticos da capital. Mas o GPS deve ter dado pau, porque o caminho não faz o menor sentido.
TV Globo
O ator Cauã Reymond, que vive o personagem Danilo em "Passione"
Cauã Reymond, que vive o ciclista Danilo em "Passione" e pedalou 26 km pela rota da Globo
Pelo Google Maps, da Paulista até a ponte são cerca de 13 quilômetros . Da ponte até o parque, quase 8. Então seriam 26 quilômetros .
Já da Paulista para o parque, que são vizinhos, sem passar pela ponte, seriam pouco mais de 3 quilômetros .
Talvez Danilo esteja querendo aproveitar as "tranquilas" ruas de São Paulo para treinar...
Fonte: Folha.com
Ellen Roche conquista espaço na TV
Depois de uma participação especial em "Dalva e Herivelto", no começo do ano, e mais recentemente no seriado "SOS Emergência", Ellen Roche vai interpretar a ex-modelo Denise Willians em Na forma da lei, seriado que estreia dia 15, na Globo. Na trama escrita por Antonio Calmon, a personagem é assassinada pelo amante, o vilão Maurício, papel de Márcio Garcia.
Ellen vem conquistando espaço na telinha. Apesar de participações e pequenos personagens, tem recebido diversos convites e está sendo sempre lembrada pelos diretores. Isso é muito bom para uma atriz com carreira em fase de consolidação.
A loura diz que está muito feliz com a nova fase de sua vida e muito focada na carreira de atriz: "Vou fazer jus a essas oportunidades que estão sendo dadas a mim pela Globo. Estou estudando bastante, fazendo cursos, a dedicação está sendo totalmente voltada para a dramaturgia".
Fonte: JB On Line
Fenômeno se arrepende do episódio com travestis
O jogador Ronaldo Fenômeno é o segundo entrevistado do programa "De Frente com Gabi", que vai ao ar no próximo domingo (13) no SBT. Marília Gabriela conversou com o craque, que revelou detalhes de sua rotina, falou sobre sua família, a Copa do Mundo e o caso dos travestis com quem se envolveu.
Em determinado ponto da conversa, Ronaldo disse que sempre gostou de se casar e acorda às 7h30 para trocar a fralda da filha Maria Alice. O fenômeno falou também sobre a não convocação para a Copa: "Tenho consciência de que não merecia estar na Copa".
No bate-bola, Gabi questionou um arrependimento na vida do jogador, que respondeu: "A história dos travestis". Ronaldo também revelou que seu sonho é ser um bom pai e que tem Zico como ídolo.
O "De Frente com Gabi" vai ao ar no domingo logo após o "Programa Silvio Santos".
Fonte: Na Telinha
Outras estrelas também protagonizam "As Cariocas"
A Globo estreia em agosto a série “As Cariocas”, em dez capítulos. Nesse novo trabalho do diretor Daniel Filho, com texto de Euclydes Marinho baseado na obra de Sérgio Porto, cada uma das convocadas irá protagonizar um episódio.
Só como curiosidade, entre as escolhidas, nem todas são cariocas. Grazi Massafera é paranaense; Angélica, paulista; Deborah Secco, carioca; Adriana Esteves, carioca; Sonia Braga, paranaense; Fernanda Torres, carioca; Alessandra Negrini, paulista; Paola Oliveira, paulista; Alinne Moraes, paulista; e Cintia Rosa, do grupo “Nós do Morro”, carioca.
Fonte: Flávio Ricco
'O aprendiz': menos ibope, mais faturamento
A sétima edição de "O Aprendiz", da Record, teve a pior média no Ibope da história do reality show. Comandada por João Dória Jr., a atração registrou 8,4 pontos na Grande São Paulo. As seis primeiras edições apresentadas por Roberto Justus --atualmente no SBT-- marcaram entre 10,3 e 12,4 pontos de média. Questionado sobre a audiência, Mafran Dutra, presidente do comitê artístico da Record, enalteceu o faturamento comercial do reality e disse que, sob o comando de Dória, "O Aprendiz", experimentou um recomeço. Em 2011, o programa voltará a apostar em participantes mais velhos e já formados. O prêmio da atração aumentou para R$ 1,5 milhão.
Fonte: Coluna Zapping
Gilberto Braga conta bastidores de minissérie
O autor Gilberto Braga lançou na noite de terça-feira (8/6), o livro “Anos Rebeldes – os Bastidores da Criação de uma Minissérie”. Cercado de amigos como Eriberto Leão, Bete Mendes, Luigi Baricelli e Lavínia Vlasak, entre outros, ele realizou a noite de autógrafos no saguão da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro. “Fiz um livro para os jovens autores. Muitos deles me pedem e eu mesmo, quando jovem, vivia pedindo para os autores mais experientes mostrarem como se escreve para a televisão. Este é o texto completo da minissérie”, explicou o autor.
Sobre a escolha da minissérie, Gilberto também tinha uma explicação peculiar. “Os meus maiores orgulhos são as minhas minisséries: Anos Dourados e Anos Rebeldes. Esta última, eu achei mais bem escrita, eu tive mais tempo para fazer, e acho que acabou ficando melhor. Por isso, a escolhi para ser retratada”, completou.
Do aguardado elenco, apenas Bete Mendes prestigiou a noite de autógrafos. “A minissérie merecia mesmo um livro. Sem dúvida foi o meu trabalho mais fantástico. Por isso, não canso de relembrar, nem mesmo 18 anos depois”, afirmou a atriz.
Maria Clara Gueiros e Eriberto Leão (na foto acima com Gilberto), que não participaram da minissérie, estão escalados para a próxima novela do autor, que tem o título provisório de Lado a Lado, e estreia prevista para janeiro de 2011. “Tenho todos os DVDs da minissérie e choro sempre que vejo. Este livro vai servir para mostrar que o nosso trabalho não é só glamour como algumas pessoas acham: desde o diretor fazendo leituras até contratempos que os atores também têm”, divertiu-se Maria Clara.
Outro que se lembrou bem da minissérie foi Eriberto Leão. “Foi um momento enigmático da nossa televisão. Muito importante para todos nós. Mas também, o Gilberto é um dos mestres da nossa dramaturgia, sempre me emocionou”, completou o ator, que em Lado a Lado vai viver um piloto de avião.
A novela, aliás, foi assunto proibido na mini coletiva do autor. “Eu já escrevi 18 capítulos, mas não quero falar muito sobre isso. Ainda está muito cedo, a novela só estreia em janeiro. Senão , perde a graça até lá. Só posso falar sobre o elenco, que já está escolhido: Fábio Assunção, Glória Pires, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Eriberto Leão, Maria Clara Gueiros e Ana Paula Arósio, entre outros”, finalizou.
Fonte: UOL TV
Rápidas
Murilo Rosa quer fazer festa junina em Goiás
Murilo Rosa, que será o mocinho da próxima trama das seis, "Araguaia", avisa que está tudo bem com a produção do musical "Zorro". "Tivemos uma semana de atraso no orçamento e já disseram que o espetáculo estava em crise. Não está", disse. O ator embarcará para Goiás com o resto do elenco da trama e está todo feliz. Seu pai tem uma fazenda na região, e Rosa já planeja fazer uma festa junina no local para os atores. "Quando tiver folga, também vou aproveitar para descansar lá, claro."
SBT afastada Lucia Alves de “Uma Rosa Com Amor”
O SBT afastou ontem Lúcia Alves da novela "Uma Rosa com Amor". A medida teria sido tomada por causa de maus-tratos da atriz à equipe do folhetim. Além disso, comenta-se que Lúcia chegava sem o texto decorado às gravações. A atriz disse não ter sido informada. A assessoria do SBT confirmou o afastamento.
Edson Celulari faz participação especial em “Araguaia”
Edson Celulari fará apenas seis capítulos de “Araguaia”, a substituta de “Escrito nas Estrelas”. A equipe até gostaria que o ator participasse da novela inteira, mas ele já tem outros compromissos. Sobre os quais não fala agora, mas de jeito nenhum. Como havia a necessidade de um nome de peso, para ser vítima da “maldição” que vai movimentar a história nos seus primeiros momentos, chegou-se a um acerto, considerado bom para ambas as partes.
Vencedora de “O aprendiz’ não leva tudo que ganhou...
Vencedora de "O Aprendiz 7", a estudante Samara Schuch pretende comprar um apartamento em São Paulo e outro imóvel para viver de renda. "Por causa dos impostos, vou ganhar apenas R$ 730 mil, não R$ 1 milhão", disse.
Eva Wilma em “Araguaia”
Eva Wilma fará participação especial na próxima novela das seis da Globo. Será mãe do mocinho, vivido por Murilo Rosa. A Globo bateu o martelo ontem e a trama vai se chamar mesmo "Araguaia".
Adriane Galisteu só vai a São Paulo de 15 em 15 dias
Adriane Galisteu fez um novo ultrassom na terça, passou pelo ginecologista ontem e constatou que está tudo bem com sua gravidez. Mesmo assim, a loira deve voltar entre hoje e amanhã para o spa Sete Voltas por recomendações médicas. Galisteu já está há um mês no local, onde deve ficar até o final da gravidez. Ela só volta para São Paulo a cada 15 dias para fazer ultrassom.
Cássio Reis agita o mulherio na SPFW
Cássio Reis causou um certo alvoroço entre o mulherio no lounge da Rexona na SPFW. O ator está gravando reportagens para a TV TAM. Passaram por lá a atriz Ildi Silva e o maquiador Fernando Torquatto, mas as meninas só tinham olhos para Reis...
Retificando - A viagem de Pato
Alexandre Pato embarcou para a África do Sul antes do informado pela coluna. Ele chegou ao país africano na terça e deve ficar por lá até o dia 23. No final deste mês, ele deve voltar ao Brasil.
Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco
Bom demais...
O Desempenho de “Ana Raio e Zé Trovão” na audiência. Pra quem achava que Silvio Santos estava louco ao apostar nessa trama, é bom saber que ela está encostando na audiência de “Ribeirão do Tempo”, uma obra inédita e que custa uma grana por capítulo... A diferença já chegou até a casa de mísero ponto no ibope...
Nem tanto...
A audiência das novelas do SBT. O fato de “Ana Raio e Zé Trovão” estar dando mais audiência que “Uma Rosa Com Amor” é deveras preocupante. Tem dado 1 ponto a mais de média nos primeiros capítulos. Esses números nas mãos de Silvio Santos representam um perigo... Se a coisa continua, daqui alguns dias ele vai inventar de exibir novelas da Excelsior, da Tupi e sabe Deus de quem mais...
______
Ficamos por aqui, de olho na telinha.
E-mail: bysilver_br@yahoo.com
Twitter: @bysilver_br
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário