segunda-feira, março 1

News TV - segunda, 01/03/2010

> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


“Uma Rosa Com Amor” estreia com grandes desafios no SBT


A estréia da nova novela do SBT, hoje à noite, é a largada para uma pista de obstáculos. Quase tudo joga a favor, mas como se sabe, o grande inimigo do SBT é o seu próprio dono, o senhor Silvio Santos. É ele que tem o hábito de tirar programas do ar prematuramente, fazer trocas abruptas de horário e outras cositas que tanto desagradam os telespectadores e minam sua confiança na emissora.

Em outras épocas o SBT já obteve êxito exibindo novelas nesse mesmo horário e batendo de frente com os telejornais da Record e da Globo. Embora as tramas fossem mexicanas, nada impede que o sucesso volte a se repetir. A novela, nesse horário, se torna uma alternativa para quem não aprecia os telejornais. Inclua-se aí as crianças, que caso se identifiquem com a trama, na maioria das vezes obrigam os pais a trocarem de canal, mesmo à contragosto.

A história em si é bastante simples na sua essência, sem tramas mirabolantes. Porém, o grande mestre em roteiros, Doc Comparato, é categórico ao afirmar que na simplicidade das histórias é que reside o segredo da universalidade. Ou seja, são as histórias simples aquelas com maior capacidade de conquistar o público. Esta missão caberá à jovem Serafina, moça humilde, moradora de um cortiço, que se apaixona pelo patrão milionário.

Por fim, vamos falar do autor. Tiago Santiago fez longo estágio na Globo, mas só alcançou o sucesso ao se transferir para a Record. Foi lá que catapultou a dramaturgia da emissora dos bispos ao posto de maiores audiências da casa. Não resta dúvidas de que não lhe falta competência. A imprensa divulgou notas afirmando que ele tem “carta branca” do patrão para fazer o que for necessário visando a solidificação da dramaturgia da emissora. Entretanto, o que esperar de um marido que foi capaz de aleijar a novela da própria mulher? Quem garante que esta carta branca não será caçada a qualquer momento?

Enfim, tudo joga a favor, mas é esperar pra ver. Só o tempo dirá.


Record não renova contrato de colaboradores de Lauro César Muniz


A Record renovou com o autor Lauro César Muniz até 2015, mas o mesmo não fez com os seus colaboradores em “Poder Paralelo”.

Buscar oportunidades na concorrência é o que até agora aparece como única saída.

Curiosamente, os redatores de “A Fazenda” renovaram contrato e estão garantidos até o final da próxima edição.


Betty Faria, de “Uma Rosa Com Amor” conta porque saiu da Globo


Contratada pelo SBT para fazer o remake “Uma Rosa Com Amor”, Betty Faria conta por que resolveu abandonar a emissora líder e partir em busca de novos horizontes:

"Quero ter continuidade no trabalho, ter papéis, criar personagens. Nesse momento da minha vida, quero fazer um trabalho atrás do outro. Sou freelancer. Mas o que estou vivendo no momento é mais interessante para uma artista, sim. Nos últimos anos, não parei de trabalhar. Isso é uma loucura, mas, ao mesmo tempo, é um luxo. Eu acho que para uma artista como eu, mulher, na maturidade, como as pessoas falam, é mais interessante. Tem um lado sem aposentadoria, sem segurança".


Débora Bloch voltará ao ar no novo seriado “Separação”


Depois do sucesso com Silvia, em Caminho das Índias, Débora Bloch já está envolvida em um novo projeto. A partir do mês de março, ela começa a gravar o humorístico Separação, escrito pela dupla de Os Normais, Fernanda Young e Alexandre Machado.

Com direção de José Alvarenga, o programa com 13 episódios, que entrará na grade da Globo em meados de abril, vai mostrar todo o processo de separação de um casal que não consegue se desfazer dos laços. "Estou ansiosa para começar a gravar e interpretar mais uma personagem de comédia", afirmou Débora, que, na primeira temporada do programa, será casada com Vladimir Brichta.


Migração de ibope para a TV fechada é menor do que se imaginava


Dos 4,3 pontos que as grandes redes de TV perderam de 2001 para 2009 na faixa noturna, aproximadamente um terço migrou para TVs fechadas e dois terços, para DVDs, games e outros aparelhos, de acordo com Antonio Ricardo Ferreira, diretor-executivo do Ibope.

TVs perderam para DVDs e games o equivalente ao público de um canal

Apesar disso, o mercado de TV paga tem dados a comemorar. Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que o total de assinantes do país chegou a 7,6 milhões em janeiro deste ano (cerca de 25,2 milhões de telespectadores).

A base vem crescendo, turbinada pela entrada das empresas de telefonia no setor, que passou a oferecer TV paga com banda larga e telefone --eram 4,6 milhões em 2006; 5,3 milhões em 2007; 6,3 milhões em 2008 e 7,5 milhões em 2009.

Presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura, Alexandre Annenberg admite que os DVDs, principalmente os piratas, são concorrentes, mas tenta amenizar a disputa: "A TV paga oferece uma sinergia muito grande como o DVD, que são os serviços de PVR [que servem para pausar e gravar a programação]. É claro que a concorrência com qualquer tipo de pirataria é danosa e que o preço da TV paga ainda é um obstáculo para o crescimento", diz Annenberg.

Com informações da “Folha”



Números do Ibope não elucidam a disputa entre televisão e internet


De acordo com Ferreira, não há até agora nenhum televisor na base do Ibope [nos quais são instalados 'people meter' para registrar a audiência] que sirva de monitor para a internet.

O instituto e as redes de TV têm o desafio de renovar o modelo de medição de audiência, hoje restrito ao movimento do telespectador entre os canais do televisor. O novo passo é mensurar o acesso ao conteúdo, que pode ser feito no celular, no computador etc., como a Nielsen começa a testar neste ano nos Estados Unidos.

Os números evidenciam essa demanda. Em dezembro de 2001, eram 6 milhões de brasileiros utilizando internet em casa. Já em outubro de 2009, o número chegava a 28,5 milhões, um aumento de 375% (dados do Ibope/NetRatings).

"Hoje há pluralidade no consumo de mídias", resume o publicitário Adrian Ferguson.

Com informações da “Folha”


Multishow exibirá bastidores da peça "A Gaiola das Loucas"


A partir de domingo, dia 7/3, às 22h, o Multishow exibirá um especial de três episódios que mostram os bastidores da produção da peça “A Gaiola das Loucas”, que estreia no dia 5 de março, no Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

O público poderá conferir a relação de amizade entre o diretor Miguel Falabella, que também atua na peça, e o protagonista Diogo Villela. Também serão exibidas as audições, a seleção de elenco, incluindo os testes de voz, dança e acrobacia, além dos ensaios.

Chet Walker, o coreógrafo americano que já realizou diversas montagens da peça na Broadway, será um dos destaques do programa, que traz imagens do profissional ensaiando o elenco.


Band faz últimos preparativos para transmissão da Fórmula Indy


O comando da Bandeirantes pretende definir entre hoje e amanhã todo o esquema de cobertura da Fórmula Indy. Plantão de fim de semana.

A Band inclusive vai montar um grande camarote para receber seus convidados especiais, que poderão acompanhar a corrida cercados de mordomias.

Quanto à narração da “SP Indy 300”, Luciano do Valle ficará responsável pelos trabalhos. A prova, no dia 14 de março, terá sua largada à uma hora da tarde.


Bianca Rinaldi faz aulas de francês para “Ribeirão do Tempo”


Na pele da poderosa e fria Arminda, de “Ribeirão do Tempo” – nova novela da Record –, Bianca Rinaldi ficou mais loira, alisou os cabelos e até está encarando aulas de francês.

Na nova produção de Marcilio Moraes, que tem estreia prevista para abril, Bianca fará o papel de uma empresária que invade e domina uma cidade do interior. A novela pretende mostrar mulheres que não têm limites para alcançar o sucesso.

Ângelo Paes Leme, Juliana Baroni, Angelina Muniz, Antonio Grassi, Patrycia Travassos, Bruna di Tulio, Cássio Scarpin, Taumaturgo Ferreira, Raymundo de Souza, Rocco Pitanga e Solange Couto também fazem parte do elenco.


Alessandra Maestrini se declara uma grande fã de Miguel Falabella


A atriz Alessandra Maestrini, que está no ar na novela Tempos Modernos como a cantora de ópera Ditta, tem ótimas lembranças do tempo em que trabalhou lado a lado com o ator e diretor Miguel Falabella. Os dois estiveram juntos no seriado Toma Lá Dá Cá, da Globo, no qual viveram Bozena e Mário Jorge, respectivamente.

A artista falou que Falabella é um presente em sua vida, muito generoso e talentoso, que conseguiu colocar grandes obras dentro do seu humorístico. "Ele é um grande amigo, um homem cultíssimo. As pessoas que acham ele mais popularesco não sabem o tamanho da cultura deste homem. Uma das genialidades dele está no buscar e no conseguir transformar essa cultura em uma coisa pessoal, para levar às pessoas. Se vocês forem rever o programa Toma Lá Dá Cá, vão ver as referências que ele faz das coisas antiquíssimas às coisas moderníssimas, há biografias, literaturas, um background realmente invejável. Um homem muito interessante, só tenho elogios", contou.


“A Liga” está quase pronto pra estrear na Band


Novo programa da Cuatro Cabezas para a Bandeirantes, o “A Liga”, segundo a própria emissora, já tem várias edições gravadas e aguarda apenas o sinal verde para exibição.

Fazem parte do time de apresentadores Rafinha Bastos, Débora Vilalba e o músico Thayde.

Formato jornalístico, “A Liga” mostrará diferentes versões para um mesmo fato.



Frases dos Famosos


"Brinco que a Lady Kate é filha da Paris Hilton com o Boy George"
KATIUSCIA CANORO, comediante
           
"Ninguém acredita quando digo,mas eu seria uma ótima mãe"
MEGAN FOX, atriz

"Eu gosto de beijar rapazes na tela"
EWAN MCGREGOR, ator


Rápidas


 “Lado a Lado” não deve ser o título de novela na Globo
A Globo não tem mesmo o menor interesse em transformar “Lado a Lado” em título definitivo da nova novela de Gilberto Braga. É só pra despistar. Até porque, “Lado a Lado” já é nome de um filme, produzido em 1998, “Stepmom” no original, com Julia Roberts e Susan Sarandon.


“A Praça é Nossa” ficou pra trás
A programação 2010 do SBT vai estrear nesta segunda-feira, mas o novo cenário da “Praça” só ficará pronto a partir do dia 25. Houve um atraso na aprovação do projeto.


Sorteios da Caixa devem ser transmitidos na TV
O acordo das emissoras de TV para a transmissão dos sorteios das loterias da Caixa, informa-se agora, começa a valer a partir de março. Problemas com equipamentos acabaram determinando o atraso de quase dois meses.


Programa da Hebe trará novidades
Hebe Camargo volta ao ar no SBT com um especial na segunda-feira, 8 de março. Dia Internacional da Mulher, do aniversário dela e do coração de todos bater mais forte. Uma noite de grandes surpresas. Já a partir do dia 15, o programa vai entrar no seu curso normal. Entre outras novidades, foi costurado acordo para uma participação mais intensa do departamento de jornalismo.


Rede TV! está fora. Band transmitirá o “Miss São Paulo” 2010
A Rede TV!, ao que parece, ficou na vontade de apresentar os concursos de misses. O “Miss São Paulo”, por exemplo, está confirmado na Bandeirantes, dia 24 de abril, pela primeira vez nos seus estúdios do Morumbi.


Humorista do “CQC” estréia espetáculo em São Paulo
Oscar Filho, da equipe do “CQC”, da Bandeirantes, estreia dia 13 no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o show “Putz Grill”.


Record tem surpresa em Vancouver
É fácil perceber que a própria direção da Record foi surpreendida com a grandiosidade da Olimpíada em Vancouver. A ficha só caiu depois de iniciada a competição. Desde já vale avisar que Londres será ainda maior.  


“Festival de Sucessos” empurra “Jornal da Globo” madrugada adentro
Pelo menos até 26 de março, o “Festival de Sucessos” vai continuar na Globo, com títulos de comédia, drama, aventura, ficção científica, ação e policial. Até aí nenhuma novidade. Duro é aguentar os ananases do pacote. Ao público, existe a opção de desligar ou procurar outra coisa. Desrespeito maior é com a equipe e os próprios anunciantes do “Jornal da Globo”, que não tem mais hora para começar. É o “Corujão da Madrugada”.



Bom demais...


Os comentários feitos por Fausto Silva, no “Domingão do Faustão”, por ocasião do aniversário das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os números dão uma dimensão mais realista do tamanho, da economia, do turismo e do lazer dessas grandes metrópoles.



Nem tanto...


O alarde que a Record fez no “Domingo Espetacular”, hipervalorizando as qualidades da sua cobertura das “Olimpíadas de Inverno” e atacando a Globo. Foram mais de 10 minutos exaltando a “qualidade” da transmissão, com excesso de jargões como “melhor que já se viu”, “nunca antes uma emissora”, etc. Algo totalmente desnecessário. Ninguém faz moral atacando adversários. O público é inteligente e sabe muito bem avaliar essas coisas. Quem faz bem feito, seguramente é reconhecido. Se a Record quer mesmo crescer e ser grande, tem de aprender uma liçãozinha básica que a Globo sabe como ninguém: respeitar a concorrência.

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br

Nenhum comentário:

Postar um comentário