> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <
Jornalistas sofrem para cobrir o terremoto do Haiti
Lília Teles, da Globo, uma das primeiras a chegar ao país, diz que “Tudo é difícil nessa cobertura. Os corpos estão jogados pelas ruas, as pessoas pedem comida e água o tempo todo.”
Rodrigo Alvarez, também da Globo, relata que o trânsito caótico é um grande obstáculo. Os semáforos não funcionam e como não têm casas, as pessoas se aglomeram no meio das ruas, pois é o único espaço livre. Ele conta ainda que a moto-táxi tem sido de grande valia para percorrer a cidade, quando há alguma disponível. Além do mais há muito poeira e o cheiro dos corpos em decomposição é insuportável. “Jamais vou esquecer o que estou vivendo aqui. É uma marca impossível de apagar. É como ir a uma guerra”, garante o repórter global.
Outra que passou maus momentos para chegar à capital haitiana foi Heloísa Vilela, correspondente da Record. Ela foi para Santiago, na República Dominicana, e de lá seguiu de carro por estradas esburacadas e sem asfalto. Teve o pneu furado no caminho. “Dentro da cidade, a realidade é de embrulhar o estômago e cortar o coração. Gente andando pra lá e pra cá, com malas, cestas, tinas cheias de coisas. Aparentemente, levando o que sobrou, quem sabe para onde”, resume.
Fábio Pannunzio, correspondente da Band, que já cobriu o terremoto do Peru, em 2007, traz um dos relatos mais tocantes: “A morte e o sofrimento são uma constante, isso aqui é um inferno. O cenário é de uma pobreza gritante, uma miséria aviltante e uma população cordata diante disso tudo. Eles mal se emocionam com a tragédia deles mesmos.”
Ele destaca também a participação do Exército Brasileiro naquele lugar: “é muito querido e está fazendo tudo que os outros não querem fazer, como recolher corpos e distribuir comida”, finaliza.
Sergio Utsch, do SBT, destaca a dificuldade de se transmitir com racionalidade um drama que por si só é irracional e desumano. “Temos trabalhado de 15 a 20 horas por dia. Dormimos pouco e mal, mas sabemos que para os haitianos a situação é muito pior. Isso torna a nossa responsabilidade ainda maior”.
Os jornalistas estão abrigados numa enorme tenda, na base do Exército, dormem no chão, tomam banho e comem no bandejão, junto com os soldados. Já as mulheres estão em um alojamento, com um pouco mais de conforto.
Um aspecto positivo, ressaltado por estes profissionais, é o apoio operacional fornecido pelo Exército. A internet da base foi transformada numa enorme lan house, gratuita, e com excelente velocidade para a transmissão de dados, o que tem facilitado, sobremaneira, o trabalho destas equipes.
“Tempos Modernos” não preocupa direção da Globo
Manoel Martins, diretor de Entretenimento da casa, garante que dois fatores contribuem sobremaneira para os números atuais: o fato de a novela estar no começo e também por ter estreado em pleno verão, quando o número de televisores ligados cai significativamente.
O poderoso acredita que logo após o carnaval a história possa deslanchar e alcançar melhores índices.
Trilhas de “Viver a Vida” fazem sucesso
Apesar de todos os percalços, a novela está fazendo a alegria da “Som Livre”, braço fonográfico da Globo. A gravadora já lançou 4 CDs com a trilha da novela e, todos vendendo muito bem, obrigado.
A trilha, cuja boa parte das músicas é escolhida pelo próprio autor, Manoel Carlos, caiu no gosto do povo.
Caso Zina é assunto delicado na Rede TV!
Desde a prisão do humorista, em 16 de janeiro, por porte ilegal de arma, a emissora tem recebido centenas de mensagens de telespectadores. A maioria pedindo a exclusão do artista dos quadros da emissora. A justificativa é que a platéia e a maior parte da audiência do programa “Pânico a TV” é formada por menores de idade. E os pais entendem que a presença dele seja um péssimo exemplo para seus filhos.
A emissora está dando todo o respaldo jurídico ao caso e pretende estender este apoio ao campo médico, se for o caso.
Quanto a atender às centenas de pedidos, isso demandará uma criteriosa avaliação, já que estará em questão os altos números da audiência representados pela presença do rapaz no programa...
Eriberto Leão fora de próxima novela das seis
O motivo da decisão é que até outro dia o rapaz formava par romântico com Natália Dill, que será a protagonista da nova trama.
A ordem na Globo é não repetir casais.
Ordem esta que deve ter sido esquecida em “Tempos Modernos”, já que Thiago Rodrigues e Fernanda Vasconcellos estão na terceira novela juntos...
Dalton Vigh pode estar em “Marido de Aluguel”
Até segunda ordem a história deve ser “Marido de Aluguel” e deverá estrear em junho de 2011.
Rápidas
O ator Welder Rodrigues, que interpretava o “Jajá” no “Zorra Total”, afirmou que não pretende voltar à televisão. Ele acredita que o teatro é o seu lugar, ao lado da companhia “Os melhores do Mundo”. A trupe está completando 15 anos de existência e tem agenda fechada até o final de maio.
Caras novas
A ordem na nova novela das 18:00 da Globo é apostar em novos talentos. Testes já estão sendo feitos no Projac para definição do elenco da história de Elizabeth Jhin. A trama terá direção geral de Pedro Vasconcelos e pertencerá ao núcleo de Rogério Gomes.
Lady Kate continua...
Ao que tudo indica Katiuscia Canoro continuará representando a socialite Lady Kate por mais uma temporada. Até o momento ainda não se decidiu se ela terá ou não uma nova personagem. Alguns alegam que o quadro já perdeu a graça e que o risco agora é queimar a artista com o público...
“O Curral 2”
Nesta terça-feira será gravado o programa “O Curral 2” , de Tom Cavalcante. Ainda não está definido, mas cogita-se a participação do apresentador Britto Junior, em parceria com o personagem do humorista “Cabrito Junior”.
Silvia Poppovic à tarde
Comenta-se nos bastidores da Band que a intenção é transferir o programa “Dia Dia”, de Silvia Poppovic” para o período vespertino, antecedendo o programa da Márcia. Porém, segundo estas mesmas fontes, a apresentadora é contra a idéia.
“História de Ester” chega ao fim
A Record termina de gravar amanhã a minissérie “A História de Ester”, ainda sem data prevista para exibição. Informa-se que o material ficará à disposição da equipe de computação gráfica para finalização e sonorização. Nas grandes cenas de batalhas, os atores serão duplicados via computador.
Band mostra Campeãs
A Band transmitirá os Desfiles das Campeãs no Rio e em São Paulo. Também exibirá desfiles do Grupo de Acesso. Dia 13 no Rio e dia 14 em São Paulo.
Bom demais...
Nem tanto...
______
Ficamos por aqui, de olho na telinha.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário