sábado, dezembro 19

‘Não queria animação em ‘Avatar’, queria interpretação’, diz diretor James Cameron


Diretor de 'Titanic' fala de seu novo projeto, que estreia nesta sexta (18). Técnicas de computação gráfica foram criadas especialmente para o longa.

Cameron dá instruções ao ator Sam Worthington durante as filmagens (Foto: Divulgação)

Paoula Abou-Jaoude
Do G1, em Los Angeles

Doze anos depois do fenômeno “Titanic”, que lhe rendeu o Oscar, o diretor James Cameron volta aos cinemas nesta sexta-feira (18) com “Avatar”. O filme, feito com efeitos especiais desenvolvidos especialmente para ele, promete revolucionar o mercado cinematográfico.

E não apenas no quesito tecnologia. O longa pode se tornar o mais caro da história de Hollywood, com um orçamento de produção de mais de US$ 230 milhões e um total que pode chegar a US$ 500 milhões.

Em entrevista realizada em Los Angeles, da qual o G1 participou, Cameron conta o trabalho para desenvolver não apenas a tecnologia utilizada em “Avatar” –que tem cópias em 3D e IMAX–, mas também como valorizou o trabalho dos atores, pois queria que sua história fosse verossímil.

“E eu não queria animação em “Avatar”. Eu queria interpretação. Queria que os personagens transmitissem o trabalho feito pelos atores. Esses personagens foram organicamente interpretados pelos atores. Toda a performance física e a expressão facial deles foram captadas.”

Leia, abaixo, trechos da entrevista.

Quando você começou a trabalhar no projeto de “Avatar”?

James Cameron - Planejei fazer “Avatar” muito antes de “Titanic”. Então, em 1995, “Avatar” já era um filme que eu queria fazer. Era só uma questão de quando, do desenvolvimento da tecnologia. Pensei em fazer o projeto logo após “Titanic”, por volta de 1998. Mas me disseram na época que não seria possível, porque tínhamos que esperar que o foto-realismo do rosto dos humanoides criados por computador se desenvolvesse ainda mais. Minha experiência anterior com efeitos computadorizados de ponta tinha sido com “O segredo do abismo”, no qual fomos além da tecnologia existente na época, e fizemos o mesmo com “O exterminador do futuro 2”. Pegamos a tecnologia que estava disponível e tentamos expandi-la um pouco mais. E, com isso, tivemos a chance de passar na frente dos demais e mostrar ao público coisas que ele jamais tinha visto antes no cinema.

A tecnologia usada em “Avatar” levou um bom tempo para ser desenvolvida, correto?

Cameron - Sim. Coube ao Peter Jackson criar a WETA, [companhia de efeitos especiais] responsável pelo personagem Gollum, de “O senhor dos anéis”, e demonstrar para a comunidade cinematográfica que aquilo era possível de ser feito. Mas agora nós fomos muito mais longe do que o feito com o Gollum, porque tivemos todos os tipos de personagens baseados em diferentes atores. Gollum foi um personagem criado a partir da performance do ator Andy Serkis. Os animadores se sentaram na frente dos computadores e fizeram uma animação. E eu não queria animação em “Avatar”. Eu queria interpretação. Queria que os personagens transmitissem o trabalho feito pelos atores. Esses personagens foram organicamente interpretados pelos atores. Toda a performance física e a expressão facial deles foram captadas.

Quais foram os desafios para criar essa nova tecnologia?

Cameron - A coisa mais interessante e que não leva muito tempo é captar a imagem dos atores interpretando seus personagens. Você precisa apenas de algumas horas para criar uma grande cena, mas leva um tempo enorme para recriar a imagem gerada por esses atores no computador. Todos os músculos faciais precisam ser levados em conta, e cada um desses músculos é diferente do outro. Então, levou quase um ano para que o time de animação do WETA Digital fosse capaz de criar um personagem que transmitisse a exatidão captada dos atores. E foi assim que obtivemos os resultados que o público vê nesse filme. Os olhos brilham, os diálogos e as emoções soam reais. Todos os outros fatores vieram mais tarde e também foram importantes para que as cenas ficassem reais. Estive envolvido em todas as decisões criativas desse processo, mas o trabalho maior foi do time de animação, que se dedicou por um ano ao trabalho.

Você se preocupa com o fato de que algumas pessoas vão achar que esse filme é uma animação?

Cameron - Eu acho que uma das ideias errôneas que o público pode fazer sobre esse filme é que ele é como um desenho da Pixar. “Avatar” é totalmente um produto da performance dos atores e é por isso que Zoe Saldana e Sam Worthington tiveram que treinar muito, pois o movimento deles era uma grande porção dos personagens. Capturamos toda a performance física deles: mãos, rosto e até coisas que eles fazem em momentos sagrados a eles. Se não fosse dessa maneira, esse filme não faria nenhum sentido para mim, como diretor. Depois, acrescentamos o movimento das orelhas, do rabo, que fazem grande parte da expressão dos personagens.

Além dos índios americanos, que outras culturas inspiraram o filme?

Cameron - Estudamos todos os tipos de pintura facial e de cabelo feitos por tribos indígenas de todos os cantos do mundo, além do processo de criação de armas, ferramentas e cerâmicas. Tentamos não ser específicos em nenhuma área, e o mesmo aconteceu com o dialeto falado no filme. Quando Paul Frommer [responsável por criar a língua do povo Na’vi] e eu conversamos sobre o idioma, pedi a ele que levasse em conta o fato de que os atores iam ter que pronunciar aquelas palavras. Então ele tomou emprestado sons da Indonésia, de tribos africanas, de índios americanos e ate da Polinésia. A crença dos indígenas foi baseada em vários povos, entre eles alguns do Amazonas. Então, tem um pouco de tudo.

De onde veio sua inspiração?

Cameron - De sonhos. Eles são a grande fonte da minha imaginação, mas também o sonho dos outros. Adoro a arte da fantasia: livros, coleções de ilustração. Claro que, quando criança, eu adorava filmes que me impressionavam visualmente. Os filmes de Ray Harryhausen mexeram muito comigo. Provavelmente, minha grande fantasia em vida, se você tivesse me perguntando quando eu era menino, era poder criar um tipo de entretenimento semelhante àquele. Algo que aparecesse na tela e que fosse difícil de ser explicado. Que fosse misterioso e enigmático, e que eu não tivesse a mais remota ideia de como foi feito. Eu acho que grande parte do sentimento que me moveu a fazer um filme como “Avatar” tem a ver com colocar na tela algo que não pode ser imediatamente explicado, que é mágico.

Depois de “Avatar”, quais são seus próximos desafios?

Cameron - Acho que existem muitos outros desafios técnicos, pois as coisas estão sempre mudando e se aprimorando. Existe uma turma jovem com quem trabalhei, que sempre está cheia de ideias. Toda vez que não conseguíamos desenvolver certas técnicas, costumávamos dizer: “Deixemos isso para a continuação” [já é vista como certa uma sequência de “Avatar”]. Então, essa segunda parte da história se tornou uma espécie de baú de nossas esperanças e sonhos que não puderam ser realizados no primeiro filme. Existe muito a ser feito, principalmente no campo dos documentários. Eu quero continuar a manter os pés em ambos os campos, embora documentários não arrecadem tanto dinheiro. Mas existe uma grande satisfação em fazê-los, pois são histórias reais e também uma grande forma de entretenimento. Mas prometo que o publico não vai ter que esperar 12 anos até eu fazer meu próximo filme.

Rápidas


* A linha de shows da Globo pára neste final de semana. O "Domingão do Faustão", ao vivo de São Paulo, praticamente vai encerrar as atividades do setor.

* Apenas as produções do "Fantástico" e "Vídeo Show" devem tocar os seus trabalhos quase que normalmente. No Jornalismo, vidinha normal, mas com as férias de praxe.

* Silvio Santos entrou ontem em férias no SBT, com a promessa de retornar só daqui a 3 meses. Coisa que ninguém acredita.

* O sinal da MTV nas parabólicas está sendo cortado com enorme frequência para apresentação de programas comerciais. Meio mundo está reclamando.

Por Flávio Ricco

Advogada de defesa


Ninguém como a atriz Betty Gofmann está levando tão a sério o quadro "Cachorrada Vip" do "Domingão do Faustão".

Ela faz a defesa de Nina, sua cadelinha, com todas as forças.

Advogado nenhum deste mundo chegaria a tanto.

Por Flávio Ricco

Bem na série


Todo mundo sabe que a escalação de Betty Lago para um dos três papéis principais de "Cinquentinha" aconteceu em cima do laço. Ela faria outra personagem.

Às pressas, foi chamada para substituir Marília Pêra como uma das protagonistas. E deu o seu show. Foi muito bem.

Nem nos bastidores se esperava tanto.

Por Flávio Ricco

Operando milagre


O título da novela de Manoel Carlos é "Viver a Vida". Mas também poderia, para melhor refletir o que acontece em seus bastidores, chamar "Viver Perigosamente".

O pessoal da produção tem operado verdadeiros milagres para manter os capítulos no ar.

Está tudo muito em cima da hora. Não é por acaso que os "stock-shots", ou cenas de paisagens, têm aparecido cada vez mais arrastados e com maior frequência.

Por Flávio Ricco

Qualquer semelhança...


Na próxima quarta-feira, dia 23, a Globo exibe o especial "Programa Piloto", que, mesmo antes de ir ao ar, já tem uma forte torcida para que vire seriado em 2010.

A ação gira em torno de uma novela passada no Paquistão, seus bastidores nos estúdios de uma emissora brasileira fictícia, e o tênue limite entre a ficção e a realidade.

Desde já, qualquer semelhança com fatos presenciados no dia a dia do Projac não será mera coincidência.

No elenco, Andrea Beltrão, Fernanda Torres, Fernanda de Freitas, Alexandre Borges e Otávio Muller. Texto de Cláudio Paiva.

Por Flávio Ricco

Aulas do mal


A primeira bandida a gente nunca esquece. É o que Grazi Massafera espera fazer acontecer em "Tempos Modernos", de Bosco Brasil, próxima novela das 19 horas na Globo.

No papel de Deodora, ela promete ser a pior das vilãs de todos os tempos. Mas que acabará tendo um lado engraçado, de muito humor.

As primeiras gravações realizadas indicam que a atriz está no caminho certo.

Por Flávio Ricco

Investimento no humor de Renato Aragão em 2010 deixará de ser tímido



Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

No próximo ano Renato Aragão irá estrear um novo programa nos domingos da Globo, algo semelhante ao recente especial "Acampamento de Férias", com uma história diferente a cada semana.

"A Turma do Didi" irá acabar e do elenco atual só Tadeu Mello e Edson Cardoso, o Jacaré, serão aproveitados.

É certa a investida em um produto que possa aumentar a qualidade e a audiência do horário, mas o tamanho do projeto ainda depende da aprovação do orçamento. E a ordem, como sempre, é não tirar os pés no chão.

"A Turma do Didi" não possui custo alto. Tem operação simples. No entanto, em relação à próxima temporada, a história será diferente, com investimentos em produção, elenco, cenário, tecnologia, etc.

Em janeiro todos os detalhes serão conhecidos para que o Núcleo Jayme Monjardim possa dar início aos trabalhos.

Renato Aragão sempre trabalhou com orçamento apertado, até pela falta de concorrência no horário. Só que o momento de agora é outro, SBT e Record estão aí, e uma sacudida é mais que necessária.

Danielle Winits interpreta pela primeira vez a mãe de um adolescente na TV na minissérie "Cinquentinha"



PopTevê

Veterinária dona da própria clínica, separada e mãe de um adolescente. É difícil não notar que o perfil de Becky, da minissérie "Cinquentinha", pouco se assemelha aos de outros papéis interpretados por Danielle Winits desde sua estreia na TV. "Nunca tinha sido mãe de um adolescente, nem tinha tido tanta proximidade com bichos", enumera ela, que teve um contato superficial com o reino animal em "Corpo Dourado", quando vivia Alicinha, uma perua que se tornava esposa de um fazendeiro e eventualmente gravava em meio a cavalos e vacas.

Apaixonada por bichos, ela comemorou. "Interpretar uma veterinária me deu a oportunidade de interagir com vários tipos de animais. O Wolf, dentro dessa característica dele de botar tudo em grande escala, colocou até um elefante dentro do estúdio", brinca, falando do diretor Wolf Maya.

Uma das herdeiras de Daniel, milionário vivido por José Wilker, Becky é bastante diferente da mãe. Interpretada por Marília Gabriela, a fotógrafa Mariana é do tipo mais "liberal" - o que causa problemas para a filha por tabela. "A Becky não é careta, só não entende muito o comportamento da mãe. Mas não chega a ser um problema tão grande quanto é para Gabriel, que sente na pele essa questão", compara, mencionando o fato de o jovem flagrar a avó na cama com o melhor amigo, Eduardo, papel de Rafael Cardoso.

Encerradas as gravações, Danielle defende que a minissérie poderia ter sido um pouco mais longa. "Já estou saudades do elenco. Porque foi muito rápido: quando teve o entrosamento maior, a gente olhou e disse 'acabou?'. Mas foi um encontro muito prazeroso, dentro do pouco espaço de tempo", derrete-se.

Pela primeira vez, você está fazendo uma personagem que é mãe de um adolescente. Como foi a experiência?

Ah, foi bárbara. O João Pedro Zappa, que faz o meu filho, é um ator fabuloso. Ele é tão forte como ator que já oferece tudo o que você precisa e ajuda o colega a ser melhor. E a gente teve uma ligação quase imediata, de nem precisar falar muito - só pelo olhar. Estou apaixonada por ele. E também não posso deixar de falar do André Garolli, que faz o meu marido, que é uma bela surpresa. Um ator de teatro maravilhoso, do Grupo Tapa.

E você chegou a dar alguma dica para eles, que são iniciantes em TV?

Não, porque não queria interferir em nada. O Wolf tem essa característica, de pinçar atores de teatro - que têm uma formação maravilhosa - e trazer para a TV para as pessoas verem. São pessoas que têm um frescor, no sentido de não terem vícios. E o bacana é deixar que esse ator entenda o processo da TV - você acaba se nutrindo também, dessa carga nova que vem de fora.

Por falar em teatro, você está em cartaz no Rio de Janeiro com a peça "Hairspray", que vai para São Paulo no ano que vem. Como fica sua disponibilidade para outros trabalhos e veículos?

Eu digo que a onda vem e vou pegando ela. É bom planejar, mas, depois de ter tido filho, e prefiro viver uma coisa de cada vez e não planejar tanto a longo prazo. O musical vai de quinta a domingo, com duas sessões no sábado - toma bastante do meu tempo, fora o desgaste físico. O bom da minissérie é que foi um trabalho curto, ao qual eu pude adaptar minha rotina e o musical.

Você é uma figura pública bastante assediada por paparazzi. Como lida com isso?

Tento levar da maneira mais normal possível. Sempre fui a garota do Leblon e continuo levando a minha vidinha. Isso me traz paz. Não vou deixar de ir à praia que frequento, não vou deixar de dar um mergulho com meu filho. Quando a gente começa muito novo nesse meio, como foi meu caso, perde um pouco a noção do limite e se deixa ser invadido. Hoje não: deixo as coisas acontecerem. E sou mais feliz assim, sem me privar da minha vida, que é normal, como a de todo mundo. Também adoro ir na padaria. (risos)

(Por Louise Araujo)

Record cria personagem em novela a pedido de ministro



da Folha Online

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, fez uma visita há um mês ao RecNov, complexo de estúdios da Record no Rio e conseguiu emplacar um personagem na novela "Poder Paralelo".

A ideia é que o personagem faça merchandising social dos mutirões carcerários do Conselho Nacional de Justiça, órgão do qual Mendes também é presidente. Os mutirões revisam processos penais no país. Desde agosto de 2008, soltaram 18.359 pessoas presas irregularmente e cadastraram 1.200 vagas de qualificação e 300 de trabalho em empresas que se dispõem a aceitar esses ex-presidiários.

"O ministro citou com ênfase esse esforço para recolocar essas pessoas. Simpatizamos com a ideia e vimos a possibilidade de apoiar o trabalho", diz Hiran Silveira, diretor de dramaturgia. Foi Silveira quem levou a sugestão ao autor Lauro César Muniz.

"Decidi criar um personagem ligado ao núcleo do fotógrafo Douglas [Miguel Thiré]. Ele vai tentar emprego como segurança, vão descobrir que ele saiu da cadeia e começarão as dificuldades", diz Muniz. O personagem deve surgir entre os capítulos 200 e 207. A novela está no 185 e terminará no 231.

O ator ainda não foi escolhido, e Muniz não decidiu se o personagem voltará ao crime.

Tiro no pé


Mexer com programação de TV é quase uma arte. Qualquer descuido pode significar pontos importantes a menos no Ibope. É preciso ter alguém competente cuidado disso.

Exemplo do que não deve acontecer em televisão nenhuma: entre a vinheta de abertura e o início do programa efetivamente, o "Superpop", da Luciana Gimenez, leva cerca de 15 minutos com merchandisings e outras ações da mesma natureza.

Roubada. Telespectador nenhum segura tanto. E isso em dia que a Globo ainda está com o capítulo de "Viver a Vida" no ar, ou não. Portanto, nada pode servir como justificativa.

Por Flávio Ricco

Pegação no Morumbi


Silvio Santos acaba de alugar uma casa na região do Morumbi, em São Paulo, especialmente para a gravação do "Romance no Escuro", um novo reality show, ainda sem data de estreia no SBT.

Os participantes serão trancados nesta casa, em completa escuridão, e, partir daí, cada um poderá fazer o que bem entender da sua vida.

A dúvida é se o próprio Silvio Santos irá se escalar como apresentador ou se será Luís Ricardo, mais conhecido pelos sorteios do Baú.

Por Flávio Ricco

Explicação da RedeTV!


A respeito de nota publicada nesta coluna, a RedeTV! informa que o título "Superpop" não vai deixar de existir. Deve ser mantido.

Marcelo de Carvalho, o vice-presidente, revela que "Luciana Gimenez Show" ficará como o título da versão que, a partir do ano que vem, será oferecida para o mercado americano.

Por Flávio Ricco

Contra o relógio


A Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, no Rio, se prepara para receber cerca de cem profissionais da Record para as externas da minissérie "A História de Ester".

Uma grande estrutura será montada no local, uma vez que o cenário é compatível com passagens da produção.

Nos últimos dias, os trabalhos, que já estão atrasados, foram prejudicados por causa das chuvas. A equipe torce por tempo bom, já que as gravações acontecerão inclusive no domingo.

Por Flávio Ricco

Retrospectiva


A Band gravou na terça-feira, no Pacaembu, em São Paulo, sua retrospectiva do esporte: "2009: o Brasil torceu na Band".

Patrícia Maldonado, Milton Neves e Renata Fan, cada um comandando um bloco, foram os apresentadores escalados.

Para a gravação, a equipe utilizou uma estrutura que já estava montada no local, por conta da transmissão do futebol feminino.

Vai ao ar dia 22, às 23h15.

Por Flávio Ricco

Protesto


Igor Cotrim é um dos fumantes do programa

A Record será forçada a trabalhar com este assunto de outra maneira. São muitos os protestos dos telespectadores de "A Fazenda" contra o fato de alguns dos participantes aparecerem fumando com certa frequência.

No instante em que estão nas ruas novas determinações e novas campanhas, a televisão deveria também prestar sua contribuição, entendem esses telespectadores.

Algo que ainda não acontece com "A Fazenda".

Por Flávio Ricco

Tema de abertura


Myllena, revelação do quadro "Garagem", do "Domingão do Faustão", vai cantar o tema de abertura de "Tempos Modernos", novela de Bosco Brasil que irá substituir "Caras & Bocas".

É a grande aposta de Mariozinho Rocha, diretor musical da Globo.

Trata-se de uma regravação de "Cérebro Eletrônico", de Gilberto Gil.

Por Flávio Ricco

Olha só


Na terça-feira, logo após o capítulo de "Vende-se um Véu de Noiva", o SBT exibiu no "Cine Espetacular" o longa-metragem infantil "Happy Feet - O Pinguim".

A direção entendeu que a melhor opção era colar um no outro e, excepcionalmente naquela noite, não levar ao ar o famigerado "Pegadinhas Picantes".

Resultado: o filme deu 11 pontos de média, audiência que o SBT, já de algum tempo, não registra com tanta facilidade.

No mesmo horário, a Globo ficou com 14 e a Record 9.

Por Flávio Ricco

Ordem dos trabalhos


"Passione", nova novela de Silvio de Abreu e substituta de "Viver a Vida" na Globo, começa a ser gravada em São Paulo no dia 6 de janeiro.

Praticamente todo o elenco irá participar desta primeira etapa dos trabalhos.

Diante disso, as externas internacionais na Toscana ficaram para o final de fevereiro ou começo de março.

Além de todos os nomes conhecidos e de longa data divulgados em "Passione", como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Cleyde Iáconis e Mariana Ximenes, há mais novidades no elenco da novela.

Acabam de ser confirmadas as escalações de Mayana Moura, Germano Pereira, Tammy Di Calafiori, Miguel Roncato, Bianca Bin, Julio Andrade e Bruno Wainer.

Germano Pereira e Miguel Roncato são do teatro de São Paulo; Mayana é ex-modelo e ex-roqueira; Tammy, Bruno Wainer e Julio Andrade já tinham feito "Ciranda de Pedra"; e Bianca Bin vem da última temporada de "Malhação".

Todos com personagens importantes e selecionados em testes.

Por Flávio Ricco

Ronaldo faz vasectomia e "fecha a fábrica":



O atacante Ronaldo, do Corinthians, se “aproveitou” de uma lesão que sofreu na derrota da equipe para o Flamengo, no último dia 29, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, e fez de forma sigilosa uma cirurgia de vasectomia em uma clínica de São Paulo na quarta-feira seguinte - dia 2 de dezembro.
O jogador de 33 anos já tem dois filhos - Ronald, fruto do casamento com Milene Domingues, e Maria Sophia, com sua atual esposa, Bia Antony. Bia está esperando outro filho do atacante, que deve nascer em abril. Pessoas próximas ao atleta informaram ao R7 que ele decidiu parar no terceiro herdeiro.
Dessa maneira, Ronaldo, que teve um problema muscular na coxa direita no jogo contra o Flamengo e não poderia enfrentar o Atlético-MG, uma semana depois, decidiu fazer a vasectomia, que foi executada pelos médicos Mario Gimenez e Carlo Tasserotti na clínica do ginecologista Renato Kalil, na zona sul de São Paulo.
Funcionários do prédio onde se localiza a clínica confirmaram a presença de Ronaldo na manhã do dia 2, quando ele passou pela operação.
- Ele esteve por aqui, sim, estava com alguns seguranças. Ele é meio caladão, não conversa muito.
Atualmente, Ronaldo está em férias na Europa e deve se reapresentar ao Corinthians no dia 4 de janeiro com o restante do elenco, visando à preparação para a temporada de 2010, ano em que o clube celebra seu centenário.

Fonte: R7/Marcelo Freire.

Duas coisas


O SBT não divulga nada da sua nova programação, que vai estrear entre meados de fevereiro e começo de março. Na verdade, existem coisas que ainda serão discutidas.

O horário de novelas será às 20h15, já está decidido. Começa com "Uma Rosa com Amor", de Tiago Santiago.

O telejornal "SBT Brasil", por sua vez, será mantido às 19h30.

Por Flávio Ricco

"Cama de Gato" está pronta para enfrentar o verão



Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

"Cama de Gato", exibida pela Globo às 6 da tarde, promete uma grande virada entre o Natal e Ano Novo, segundo informam suas autoras Thelma Guedes e Duca Rachid.

Verônica (Paola Oliveira) irá rever Gustavo (Marcos Palmeira) no capítulo que irá ao ar dia 25. Mas o empresário só decide reaparecer para todo mundo numa festa de Réveillon organizada em sua mansão. A partir disso, começa uma nova fase da novela, com o personagem de Marcos Palmeira reassumindo sua vida anterior.

Alcino (Carmo Dalla Vecchia) vai preso e Gustavo volta a viver com Rose (Camila Pitanga) e os filhos dela. Enquanto isso, a personagem de Paola Oliveira vai se fingir de boazinha e compreensiva, mas sempre querendo afastar Gustavo de Rose.

"Cama de Gato", que substituiu "Paraíso", tem ficado acima dos 25 pontos de média e sua participação na audiência ultrapassa 50%. Com essas mudanças, que começam já na próxima semana, a Globo espera turbinar ainda mais os índices.

O grande problema é que agora, com o início do verão, a partir do dia 21, haverá reflexos diretos na audiência média de todas as emissoras. O número de televisores ligados deve cair de forma drástica.

Resta saber quem vai perder menos. Não por acaso, "Cama de Gato" está se preparando para isso.

Patrícia Poeta no Pólo Norte? Ela grava de casacão sob neve falsa:


A apresentadora do "Fantástico", Patrícia Poeta, gravou de casacão e luvas e sob uma neve de mentirinha, num estúdio do Projac, uma reportagem especial de Natal que vai ao ar este domingo, dia 20. A reportagem chama-se "Procurando Papai Noel" e vai misturar um pouco de dramaturgia.
A história começará mostrando uma criança que procura por Papai Noel, no Pólo Norte, para falar da esperança de milhares de meninas e meninos que todo Natal enviam cartas com seus pedidos. Patrícia contará um pouco desta história, mostrando que os pedidos enviados pelos Correios vão de brinquedos, alimentos e chocolates a emprego para o pai... E a reportagem apresentará três crianças (de São Paulo, do Rio e do Ceará) que também mandaram suas cartinhas a Papai Noel.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

SBT tira Hebe Camargo e a "A Praça é Nossa" do ar



Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

A partir do dia 11 de janeiro até 25 de fevereiro, o SBT deixará de apresentar os programas "Hebe" e "A Praça é Nossa", às segundas e quintas-feiras, respectivamente.

Hebe Camargo e Carlos Alberto de Nóbrega reagiram de maneira diferente ao comunicado. Ela, sem contrato a partir do próximo dia 31, não deixou nada gravado para o ano que vem, diferentemente da "Praça", que produziu programas inéditos para os dois primeiros meses do ano.

No período anunciado, episódios do reality show "Solitários", nova aposta da emissora, serão exibidos nas noites de segunda e quinta, a partir das 23 horas.

Em "Solitários", nove participantes são confinados em celas individuais e disputam diversas provas em busca de um prêmio milionário. Os desafios envolvem provas de esforço físico e também desgaste emocional.

O programa está sendo gravado nos estúdios da Anhanguera e já tem participantes eliminados. A apresentação é de Lígia Mendes e direção de Denis Salles, sobrinho de Homero Salles, diretor do "Programa do Gugu", da Record.

Homenagem a Chico Anysio fechará 2009 com chave de ouro:


Um dos momentos mais aguardados na programação de fim de ano da TV é o especial “Chico e Amigos”, uma homenagem a Chico Anysio, um dos principais nomes do humor brasileiro. Aliás, há muito o público pede a volta de seus personagens, mesmo que em quadros de outros programas ou no “Fantástico”. No especial Chico Anysio interpretará os personagens que marcaram sua carreira como Tavares, Azambuja, Pantaleão, Haroldo, Coalhada, Bento Carneiro, Justo Veríssimo, Popó, Gastão, Urubulino, Painho, Salomé, Santelmo, Bozó, Silva, Nazareno e Professor Raimundo. O programa contará com a participação de muitos convidados, entre eles Ellen Roche, Totia Meirelles, Alexandre Borges, Dira Paes, Milton Gonçalves, Orlando Drummond, Lima Duarte, Edson Celulari e o jogador de futebol Júnior.
A história é muito simples: Chico Anísio fará um show num cruzeiro e várias pessoas (personagens e artistas) embarcam no navio. É claro que muitas confusões surgirão, afinal Bozó encontrará com Nazareno, que pode contracenar com Justo Veríssimo, que esbarra em Haroldo e assim por diante. No final, após o show de Chico Anísio, o Professor Raimundo resolve reunir seus alunos e matar a saudade do telespectador porque sua escolinha completou 57 anos. O especial vai ser uma oportunidade para o público adulto relembrar sua infância e para os mais jovens conhecerem um dos mestres do humor brasileiro.
Infelizmente, passado o especial, Chico Anysio voltará para a turma que espera uma oportunidade na grade da Globo.

Fonte: Parabólica JP.
Texto: José Armando Vannucci.
Foto: Isac Luz/Rede Globo.

quinta-feira, dezembro 17

Susan Boyle supera Michael Jackson nos vídeos mais vistos de 2009


Susan Boyle, que ficou conhecida após participar do programa "Britain´s Got a Talent", superou Michael Jackson nos vídeos mais vistos de 2009 do site "Youtube".
O vídeo com imagens da cantora cantando no programa de calouros foi acessado por 120 milhões de internautas. Já o clipe de "Beat it", single do astro do pop, alcançou a marca de 27 milhões.
"I Dreamed a Dream", o primeiro álbum da escocesa, conseguiu em apenas uma semana chegar ao número de 700 mil cópias vendidas só nos EUA.

Fonte: EBand/Redação.
Foto: EBand.


Susan Boyle, que ficou conhecida após participar do programa "Britain´s Got a Talent", superou Michael Jackson nos vídeos mais vistos de 2009 do site "Youtube".
O vídeo com imagens da cantora cantando no programa de calouros foi acessado por 120 milhões de internautas. Já o clipe de "Beat it", single do astro do pop, alcançou a marca de 27 milhões.
"I Dreamed a Dream", o primeiro álbum da escocesa, conseguiu em apenas uma semana chegar ao número de 700 mil cópias vendidas só nos EUA.

Fonte: EBand/Redação.
Foto: EBand.

Suzana Pires: 'A Ivonete me deu uma popularidade que eu não conhecia'


Atriz de "Caras & bocas", Suzana Pires - a Ivonete da novela de Walcyr Carrasco - conta que as pessoas quando a encontram na rua levam um susto ao ouvi-la falar sem sotaque. Ela, que nasceu no Rio, diz que foi para a Bahia só para aprender a falar como a personagem. E que antes de entrar no estúdio para gravar suas cenas fica ouvindo axé music no seu Ipod. Tudo para "alcançar o ritmo da personagem".
- Ivonete me deu uma popularidade que eu não conhecia. Mas eu me joguei nesse trabalho. Tanto que fui para a Bahia, onde eu já tinha estado várias vezes, só para ver de perto como o povo de lá fala. Como eu não era conhecida, andei pelo Pelourinho, conversei com as pessoas durante dias e dias, na maior tranquilidade.
Agora que a personagem caiu no gosto popular, em dobradinha com Fabiano (Fábio Lago), Suzana conta que o público não tem puxado sua orelha por ela ter traído o marido. Ao contrário!
- Tem gente que me diz: "Eu queria ter a coragem de fazer a mesma coisa com meu marido" - diz ela, rindo. - Mas torço para que eles fiquem juntos.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

Eriberto Leão de túnica e descalço em filme


Depois de viver o destemido peão Zeca, em "Paraíso", Eriberto Leão aparecerá assim, descalço e de túnica, no filme “Viver!”, inspirado na obra de Machado de Assis. Na foto acima, ela contracena com Gracindo Jr. em Cachoeiras de Macacu, aos pés da montanha conhecida como a Pedra do Colégio. A direção é de Nadia Bambirra.
- O longa conta o encontro mitológico de Prometeu, meu personagem, e Ashaverus (Gracindo Jr.). É poesia pura - conta Eriberto.
Rodrigo Santoro será o narrador da história.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

Giovanna Antonelli usa megahair: 'Me acostumei com o cabelão'


Sucesso como Dora de "Viver a vida", Giovanna Antonelli posou - como sempre, linda - para a capa da revista "Be Fashion". Fotografada por Fernando Torquatto, supervisor de caracterização da novela de Manoel Carlos, a atriz conta que usa megahair para viver sua personagem. Giovanna diz que já se acostumou "com o cabelão" e que, depois de tantos anos fazendo alongamento, acha até estranho quando está sem o aplique. A atriz revela ainda que não leva jeito para cuidar de cabelo.
- Tenho amigas que conseguem fazer escova muito bem. Mas eu não consigo, sou sem jeito, me atrapalho toda, nunca dá certo. Só quando estou fazendo novela e fico nas mãos do Torquatto é que tudo muda - elogia ela, que teve o visual inspirado na atriz Penélope Cruz.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

Ainda na indefinição

Cléber Machado, um dos principais narradores da Globo, cujo nome circulou com bastante intensidade na Record após a emissora adquirir direitos exclusivos de Londres-2012, não tem posição oficial da casa sobre sua presença na Copa da África, em 2010. "Ninguém falou nada pra mim, ainda", declara.

Em 2008, apesar de não ter ido a Pequim, Cléber Machado bateu escanteio e correu para cabecear. Transmitiu daqui a maioria dos jogos.

Por Flávio Ricco

Viver a Vida - 1

A chegada de Lucas (Rogério Romera), pai de Rafaela (Klara Castanho), vai movimentar os próximos capítulos de "Viver a Vida".

Suas ameaças levarão Dora, personagem de Giovanna Antonelli, a pedir ajuda a Helena (Taís Araújo).

A modelo, como se recorda, tem uma dívida com Dora, que foi quem lhe salvou a vida, e concorda em ajudá-la. Com isso, Dora e Rafaela se mudam para o Rio.

Por Flávio Ricco

Viver a Vida - 2

O que chegou a ser divulgado como certeza no início, agora não está mais valendo.

De acordo com o autor Manoel Carlos, "Bruno (Thiago Lacerda) ser filho de Marcos (José Mayer) é apenas uma possibilidade que ainda não está confirmada".

De qualquer forma, prossegue o autor, "independentemente desta possível relação entre eles, o triângulo amoroso logo se formará com a aproximação cada vez maior de Bruno e Helena".

Por Flávio Ricco

Indy no Brasil

Com realização marcada para o dia 14 de março em São Paulo, a Fórmula Indy é um dos assuntos do momento. Nesta semana, será escolhida a empresa que vai montar o evento e também comercializar.

Para o passo seguinte ficou a definição de outros detalhes, como preço dos ingressos, por exemplo. O contrato é de 4 anos.

A Band irá gerar as imagens para todo o mundo - devem ser colocadas 22 câmeras -, mais as dos carros, só que estas sob responsabilidade de uma empresa dos Estados Unidos.

Por Flávio Ricco

O desastre da TV fechada começa pela falta de cuidado


Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

Os programas do canal SporTV resolveram eliminar as bancadas. São raros os que ainda mantêm algo parecido. Diante disso, seus participantes sempre aparecem sentados e, invariavelmente, com a sola do sapato na cara do telespectador. Complicado entender.

Os cenários, em plena era digital, são em sua grande maioria remendados ou desbotados, o que apenas comprova o descuido existente na TV fechada, onde não há um mínimo de cuidado com nada.

Na outra ponta, só para não sair do campo esportivo, encontramos a ESPN Brasil com o seu "Sportcenter", mantendo - creio que obrigatoriamente - o modelo de cenário e demais detalhes do mesmo programa apresentado em outros países.

É impossível encontrar alguma coisa mais feia e de tão péssimo gosto como aquilo. Cores e luzes, também nas mais variadas e berrantes tonalidades, castigando o pobre coitado do telespectador. Boate de beira de estrada não chegaria a tanto. Tem que assistir com um colírio do lado.

Já dizia o professor Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho: na televisão, o tom pastel para os cenários é o que há. Saiu disso, o desastre ou choque sempre será inevitável.

Novo passo

No domingo passado, a Globo realizou em estúdios com o elenco de "Viver a Vida", os primeiros testes de gravação de novela em 3D (três dimensões).

Não vai nada ao ar. O resultado, segundo se informa, agradou a todos.

Por Flávio Ricco

Está pronto

O "Domingão do Faustão" já tem gravada para o dia 27, uma homenagem a Antonio Fagundes, que vai receber o troféu Mário Lago.

Contou com as presenças de Gilberto Gil, Rodrigo Lombardi - interpretando um texto de Charles Chaplin -, e Alcione cantando "O que é, o que é?", de Gonzaguinha.

O público aplaudiu em pé.

Por Flávio Ricco

Promoção

Marcos Schechtman, responsável pela direção-geral de "Caminho das Índias", produção que conquistou o Emmy Internacional de "Melhor Telenovela", ganhou posições na Rede Globo.

Schechtman foi promovido a Diretor de Núcleo. O prêmio, certamente, deu o empurrãozinho que faltava. O próximo deve ser o Rogério Gomes, o Papinha.

Por Flávio Ricco

Rodrigo Lombardi vai contracenar com Fernanda Montenegro


Do UOL, no Rio

Depois de ser consagrado com o personagem Raj, de "Caminho das Índias", Rodrigo Lombardi está pronto para um novo desafio. O ator interpretará o filho do motorista da personagem de Fernanda Montenegro em "Passione", novela assinada por Silvio de Abreu.


"Ainda não sei muito sobre o papel. A única informação é que ele é criado como um filho da personagem de Fernanda e isso acabará gerando conflitos na família", conta o ator. "O bom de contracenar com grandes atrizes como a Fernanda, é que a gente suga o máximo que pode", diz Lombardi.

O ator lembra que no elenco de "Passione" também estará Tony Ramos, com quem ele trabalhou em "Caminho das Índias". "Contracenar com Tony foi uma das melhores experiências da minha vida. Aprendi muito com ele", diz o ator.

Enquanto as gravações não começam, Lombardi tem se dedicado a um esporte que aprendeu a gostar recentemente: o golfe. "Estou tão apaixonado que até a minha mulher tem ficado com ciúme", brinca ele.

terça-feira, dezembro 15

Rápidas

* A Record está com as obras aceleradas de sua cidade cenográfica que vai servir para a próxima novela, "Ribeirão do Tempo". Está com paredes das casas e muros levantados. Os trabalhos devem estar concluídos ainda no mês de janeiro.

* O SBT, conforme o programado, gravou ontem o primeiro piloto do "Jogo das Loiras". Presença de 50 mulheres, com apresentação de Caco Rodrigues e direção de Walter Rodrigues.

* O programa "Auto Esporte" teve um 2009 muito feliz. Vai fechar com crescimento comercial de 19% em relação ao ano anterior.

* A autora Margareth Boury está confirmada no trabalho de adaptação da próxima novela da Record em parceria com a Televisa. Ivan Zettel, diretor, também tem presença garantida no projeto. Mas ainda falta definir o texto.

Por Flávio Ricco

Ainda não saiu....

O novo acerto de Hebe Camargo com o SBT, esperado para ontem, não aconteceu.

Ela gravou pela última vez e não se despediu da produção. Deixou avisado que vai marcar um jantar.

Na verdade, o que emperra é a ausência de uma cláusula que garanta o programa nas noites de segunda-feira, em seu horário atual.

Há um impasse.

Mas também deixaram tudo para a última hora.

Por Flávio Ricco

Perdendo o foco

O programa de entrevistas de Marília Gabriela no GNT vale por ela, sempre muito bem, e seus convidados.

Eles, para nós, telespectadores, bastam. Nada pode desviar a atenção do que está ali sendo conversado.

Mas querem inventar, como se o quadro principal do programa não fosse o suficiente.

Detalhes no geral, como câmera mostrando outro câmera operando, são coisas absolutamente dispensáveis. Interessa pra quem?

Por Flávio Ricco

Recorde

Não se tem registro de nada parecido na televisão: no "Domingão do Faustão" levado ao ar no último dia 6, uma ação de merchandising da Unilever gerou cerca de 888 mil SMS em menos de duas horas.

De domingo para segunda-feira (7) foram 1,5 milhão de chamados.

Por Flávio Ricco

Bola cantada

Daqui deste espaço partiu, pela primeira vez, a notícia de que o filho de Fábio Jr., Filipe Galvão, seria o protagonista de "Malhação". Bingo!

Agora mais uma: Jayme Matarazzo, filho de Jayme Monjardim, vai viver o principal papel masculino de "Além da Vida", de Elizabeth Jhin, próxima novela das 6 na Globo.

Deve formar o triângulo central com Cleo Pires e Nathália Dill.

Por Flávio Ricco

Pode mudar

Há poucos dias, esta coluna repetiu uma observação de sempre, dizendo que o programa de Luciana Gimenez na RedeTV! não tem nada de "super", muito menos de "pop".

E a ficha, segundo um movimento de bastidores, pode cair já a partir do ano que vem.

Ao invés de "Superpop" será simplesmente "Programa Luciana Gimenez". E só. Melhor assim.

Por Flávio Ricco

Confidencial

A Band ensaia, agora com passos mais planejados, a sua volta à teledramaturgia.

Mais que isto - e a informação chega do Rio, existem planos bem definidos para uma sitcom, escrita por Domingos de Oliveira, no ano que vem.

Providências com vistas a sua produção começam a ser tomadas desde já.

Procurado, o diretor de produção e programação, Hélio Vargas, não respondeu aos chamados da coluna.

Por Flávio Ricco

Festa do Negrão

Eva Wilma, Letícia Birkheuer, Fernanda Vasconcellos, Laura Cardoso, Antonia Fontenele, Vida Alves, Fernanda Paes Leme, Rolando Boldrin, Marcos Paulo, Tony Ramos, Lima Duarte, Chico de Assis, Murilo Rosa, Davi José, Turíbio Ruiz, Cássio e Tato Gabus Mendes, Henri Castelli, Pedro Neschling e tantos outros estiveram na União Fraterna, em São Paulo, comemorando os 50 anos de carreira de Walther Negrão.

Na oportunidade, Marcos Paulo exibiu um vídeo de 15 minutos com alguns dos principais trabalhos do autor.

Por Flávio Ricco

"Passione" terá cenas exclusivas para internet

Personagem do ator usará Twitter em próxima novela das nove

A TV Globo continuará investindo em interatividade em suas tramas. A próxima a contar com este recurso será “Passione”, prevista para substituir “Viver a Vida” a partir de maio de 2010.

Para isso, a emissora gravará cenas que serão exibidas exclusivamente pela internet, permitindo que o público assista à trama 24 horas por dia.

Além disso, a novela apostará no uso de redes sociais. Alguns personagens, como o vilão Fred, que será vivido por Reynaldo Gianecchini, terão uma conta no Twitter e poderão interagir com o público.

A produção do folhetim também criará na internet avatares para os personagens, para tentar antecipar a aparência e o figurino dos atores da trama de Sílvio de Abreu.

Com informações do jornal Extra.

Maria Adelaide Amaral começa a escrever remake de "Ti Ti Ti"; Isis Valverde deve ser protagonista

Isis Valverde: atriz viverá sua primeira protagonista em 2010.
Divulgação: Globo

Embora "Tempos Modernos", de Bosco Brasil, ainda não tenha estreado, a novela substituta, de Maria Adelaide Amaral, já começou a ser escrita. A trama tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2010.

O novo folhetim de Maria Adelaide será um remake de "Plumas e Paetês" e "Ti Ti Ti", porém o último deverá prevalecer como título. A previsão é que até o dia 20 sejam entregues os primeiros capítulos.
Em relação ao elenco, poucos nomes foram definidos. Isis Valverde, consagrada como Rakelli de "Beleza Pura" e que teve importante papel em "Caminho das Índias", deverá viver sua primeira protagonista. Caio Castro, atualmente em "Malhação ID", também deverá ter papel importante na nova novela.
A direção de "Ti Ti Ti" ficará por conta de Jorge Fernando, ainda envolvido em "Caras & Bocas", que está em reta final.

Com informações da coluna Controle Remoto.

Faustão varre amigos do "Domingão"


Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

No próximo dia 31, três amigos de longa data do apresentador Fausto Silva deixarão definitivamente a produção do "Domingão do Faustão". O contrato desse três profissionais chega ao fim na Rede Globo e não será renovado.

Caçulinha trabalhou quase 20 anos com Faustão. Lucimara Parisi,por sua vez, passou mais de 30 anos ao lado do apresentador. Já Adriana Colin é a que menos tempo ficou, sete anos como garota propaganda.

O que a demissão dos três tem em comum é a mágoa.


Caçulinha, ou Rubens Antônio da Silva, 69, esteve com Faustão por mais de 20 anos. Eram amigos íntimos, de frequentar a casa e viajar juntos. No ano passado, segundo Ooops! apurou, o músico teria tido um "momento sinceridade" e fez algumas críticas ao próprio Faustão, sobre o programa.

Depois dessa conversa, Caçulinha foi afastado do programa e do convívio com o apresentador, que nunca mais o convidou para as tradicionais "pizzadas" às segundas, em sua casa, em São Paulo.


No caso de Lucimara, a situação é pior. Ela foi colocada várias vezes em saia justa por Faustão nas últimas décadas. Muitas vezes foi também alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto por parte do apresentador. Seu afastamento foi informado por telefone, por um produtor. Fausto Silva não deu satisfação ou justificou sua demissão. Parisi negocia um novo programa com a Band.


Já Adriana Colin só poderá se manifestar a partir de 1º de janeiro. Até lá está proibida, sob risco de pesadíssima multa, de se pronunciar sobre a demissão Ooops!. Sua substituta será Talitha Morete, que já gravou os "merchans" de janeiro.